Como o RH auxilia na melhora da ergonomia no home office?

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A ergonomia é uma disciplina científica que estuda a relação entre o homem e as condições gerais de trabalho. Garantir a ergonomia no home office é o mesmo que investir na qualidade de vida e saúde de seus colaboradores. 

Em vista disso, tem como um dos principais objetivos entender quais são as melhores práticas que devem ser adotadas, para garantir a segurança do homem no seu dia a dia no trabalho. 

Para que você entenda melhor, nesse texto explicaremos o que é a ergonomia no home office e quais são as principais dicas para auxiliar a sua empresa. 

A seguir, confira os tópicos que abordaremos nesse texto:

  • O que é ergonomia no home office;
  • Principais dicas para auxiliar a ergonomia no home office; 
  • Qual é o papel do RH para promover a ergonomia?

Boa leitura!

O que é ergonomia no home office? 

A ergonomia envolve os fatores físicos (máquinas, equipamentos e tecnologias) e também os fatores mentais (motivação, qualidade de vida e saúde) do colaborador na empresa. 

Dessa forma, para que o local de trabalho seja considerado adequado, deve apresentar as seguintes características:

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Eficiência.

No entanto, mesmo no home office é possível promover a ergonomia, principalmente, pois o colaborador passa grande parte de seu dia sentado em frente ao computador. 

Como a sua empresa pode promover a ergonomia no home office, já que o colaborador exerce as suas funções fora da sede da empresa?

A ergonomia no trabalho não envolve apenas os ambientes formais, mas também salas de aula, serviços com máquinas pesadas e profissões que necessitam de esforços repetitivos. 

Qual a importância de cuidar da saúde dos colaboradores?

Oferecer condições de trabalho adequadas para os funcionários é de responsabilidade da empresa. 

Afinal, caso o colaborador tenha complicações na saúde devido à situação em que exerce suas funções, pode entrar na justiça contra o empregador.

Em vista disso, promover a ergonomia no trabalho auxilia na prevenção de doenças ocupacionais e lesões por esforço repetitivo (LER)

A necessidade de garantir a ergonomia se agravou ainda mais com a pandemia de COVID-19. Muitas empresas precisaram migrar rapidamente para o modelo de trabalho home office, sem que um plano de ação fosse criado. 

Tudo isso, fez com que os colaboradores precisassem se adaptar rapidamente a uma nova estrutura de trabalho. Entretanto, nem todos possuem uma estrutura que inclui mesa, cadeira, computador, boa navegação de internet e por aí vai. 

Má postura gera dores de coluna, já a falta de pausas ao longo do trabalho sobrecarrega o funcionário e pode causar estresse e baixa produtividade. O agravamento desses fatores deve ser observado pela empresa, que precisa sempre oferecer as melhores condições de trabalho possíveis para os seus funcionários.

Qual o papel do RH para promover a ergonomia?

O setor de RH é o responsável por decidir e colocar em prática as ações que visam melhorar a ergonomia no home office. 

Dessa forma, é essencial que o RH busque entender quais estão sendo as principais dificuldades de seus colaboradores no home office. 

O primeiro passo para isso é fazer pesquisas regularmente, entender os pontos de alerta e buscar soluções para os problemas. 

Nos próximos tópicos, separamos algumas dicas para promover a ergonomia no home office!

Principais dicas para auxiliar na ergonomia no home office

Designed by Roman Samborskyi / shutterstock
Designed by Roman Samborskyi / shutterstock

As dicas para auxiliar a ergonomia no home office devem ser estabelecidas pelo RH e sugeridas aos funcionários. 

Comece o dia com exercícios de alongamento 

Essa iniciativa está sendo realizada por muitas empresas, e é bem simples de ser criada. Primeiro, é importante que o RH crie alguns horários específicos para que os funcionários façam os seus exercícios de alongamento. 

Depois, também é essencial montar uma lista ou marcar uma reunião para somente com os funcionários que desejam participar do exercício.

Por fim, é possível convidar um profissional de educação física que ensine os colaboradores a fazer os alongamentos. 

Realizar exercícios de alongamento com uma certa frequência auxilia na diminuição de tensões musculares, além de relaxar a mente e corpo, o que promove o bem-estar dos funcionários. 

Faça pausas durante o dia

Quem já trabalhou presencialmente sabe que é comum fazer uma pausa rápida para tomar um café, água ou ir ao banheiro. Com a rápida chegada do home office, a rotina intensa de trabalho em casa fez com que as pausas diminuíssem, todavia, elas são essenciais para a ergonomia. 

Isso, sem contar com a pausa de refeição, que deve ser cumprida pelo colaborador, sem falta. 

Além de ajudar a espairecer, as pausas durante o dia colaboram para a ergonomia no home office, pois fazem com que o corpo do funcionário tenha mais circulação sanguínea. 

Outro ponto é que ficar tanto tempo encarando a tela do notebook não faz bem para a visão, dessa forma, as pausas ao longo do dia são essenciais.

Aqui, é importante falar que para que o home office seja bem-sucedido, uma boa dica é  reproduzir as mesmas práticas existentes no modelo de trabalho presencial. 

Jornada flexível

Estabelecer a flexibilidade no trabalho para os colaboradores é uma prática muito utilizada para aumentar a motivação e produtividade na empresa. Quando falamos da ergonomia no home office, a jornada flexível não fica de fora. 

Trabalhar com horários regrados de entrada e saída nem sempre é a melhor opção para alguns profissionais. Afinal, nem todos nós somos produtivos no horário comercial. Para promover mais qualidade de vida ao colaborador, adotar a jornada flexível é uma ótima solução. 

Mas, o que é a jornada flexível?

Bom, a jornada flexível acontece quando o colaborador possui uma quantidade de horas que deve trabalhar diariamente e semanalmente. No entanto, não possui um horário fixo para iniciar e finalizar sua jornada de trabalho

Para isso, quem decide como vai distribuir a jornada de trabalho é o colaborador, o que ajuda na melhora da ergonomia no home office. Simples, não é mesmo?

Falando em jornada de trabalho e home office, outro grande desafio enfrentado pelo RH é em relação ao acompanhamento das horas trabalhadas pelos funcionários. 

Como o controle de ponto móvel auxilia na ergonomia?

Para garantir a ergonomia no home office e fazer o acompanhamento da jornada de trabalho de seus funcionários, basta utilizar um controle de ponto móvel PontoTel

Com o PontoTel, os seus colaboradores podem fazer a marcação de ponto apenas utilizando um celular, tablet ou computador. Por sua vez, para evitar erros ou fraudes no registro, existem seis medidas de segurança, incluindo localização, áudio e reconhecimento facial.

Conclusão

Neste texto explicamos as principais práticas para promover a ergonomia no trabalho na sua empresa. Além disso, explicamos qual é a função do RH e qual é a importância de cuidar da saúde dos colaboradores. 

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