Como obter a Carteira de Trabalho Digital?

O documento digital está disponível em todo país e permite que os trabalhadores realizem consultas pelo celular.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que anota a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas determinados por lei. 

Conforme a resolução determinada pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho em seu formato tradicional (em papel) não é mais emitida desde setembro de 2019. Depois dessa data, as anotações contratuais e de demissão de funcionários são registradas em formato digital e podem ser consultadas pelo site ou pelo aplicativo.

Quando a Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvida?

O documento foi criado em 2017, simplificando a vida dos trabalhadores e também dos empregadores. Isso acontece porque ao ter o número do CPF do trabalhador, é permitido preencher as informações contratuais pelo e-social.

Como conseguir a Carteira de Trabalho Digital?

O primeiro passo para conseguir o documento é ter um registro no Gov.BR. Para isso, basta acessar o site do governo e realizar um cadastro. Feito isso é necessário seguir as instruções abaixo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
  • Pesquise por “Carteira de Trabalho Digital” e faça o download;
  • Abra o aplicativo e informe o número do seu CPF;
  • Na página seguinte, digite sua senha cadastrada no Gov.BR.

Vale ressaltar, que esse procedimento também pode ser realizado pelo computador.

Procedimento para conseguir a Carteira de Trabalho Digital pelo computador

  • Acesse a página de serviços digitais do governo;
  • Escolha a opção “Carteira de Trabalho Digital”;
  • Clique no botão verde “Solicitar”;
  • Clique no botão azul “Quero me cadastrar”;
  • Preencha as informações solicitadas e clique em “Cadastrar”;
  • Se aparecer uma mensagem informando que já existe um cadastro, clique nesse botão e faça o login com os dados do Gov.BR.

A Carteira de Trabalho tradicional ainda é emitida?

Como foi mencionado no início do artigo, a Carteira de Trabalho em formato físico deixou de ser expedida em 2019; mas existem exceções, algumas categorias de trabalhadores determinam que os colaboradores usem a Carteira de Trabalho física, são elas: funcionários contratados por órgãos públicos e organismos internacionais.

Como conseguir a Carteira de Trabalho tradicional?

O profissional que deseja ter o documento impresso precisa encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.

E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. O trabalhador deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. Em Minas Gerais, por exemplo, o e-mail é trabalho.mg@economia.gov.br.

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