Sabemos que tempos difíceis como o atual, de fato, costumam trazer inúmeros desafios à realidade da maior parte das pessoas.

Mas, também sabemos que a passividade e o conformismo são posturas inimigas da superação — principalmente, quando precisamos descobrir formas de como obter renda durante a crise.

Sendo assim, é importante termos sempre em mente o seguinte pensamento: mais do que os prejuízos gerados, essa também pode ser uma boa oportunidade de nos desenvolvermos, ampliando nossas possibilidades profissionais.

Assim, por meio de um olhar mais otimista sobre a situação, seremos capazes de vislumbrar e explorar caminhos que ainda não existiam no nosso campo de visão.

Afinal, quando somos, de alguma forma, impulsionados a sairmos da nossa zona de conforto, boas alternativas podem surgir.

Como obter renda durante a crise

A seguir, você vai saber como obter renda durante a crise e descobrir formas de se reinventar, como profissional.

Conheça as áreas de atuação mais rentáveis

Se você está insatisfeito com a rentabilidade da sua profissão, essa pode ser uma boa hora para conhecer e considerar outras possibilidades de atuação.

Obviamente, mudar de área profissional nem sempre é uma tarefa fácil — ainda mais quando nos encontramos em situações que nos causam muitos receios ou a urgência de encontrar uma solução eficaz, como nas épocas de crise.

Porém, esse movimento pode ser facilitado e até gerar bons frutos, caso você tome os devidos cuidados, planejando, de forma assertiva, cada passo dado.

Para iniciar, é importante que seja feita uma avaliação profunda sobre quais são os melhores e mais rentáveis segmentos de atuação.

Afinal, é indispensável nos certificarmos de que a nossa escolha nos proporcionará o máximo de benefícios possível.

Como as opções são muitas, é comum ficarmos perdidos, num primeiro momento.

Mas, com um pouco de pesquisa, estudos e, até mesmo, conversas com pessoas que já atuam nas áreas almejadas, poderá trazer mais esclarecimento.

Assim, será possível definir com quais atividades você tem afinidade e, ao mesmo tempo, que tragam um bom retorno financeiro.

Aposte em tendências do mercado

Em tempos de crise devido à pandemia pelo Covid-19, é comum que algumas áreas sejam desvalorizadas e, em contrapartida, outras ganhem mais destaque — dependendo, principalmente, das demandas mais frequentes dessa sazonalidade. 

Um nítido exemplo disso seria a situação pela qual estamos passando aqui no Brasil, durante a pandemia.

Como obter renda durante a crise

Com a reclusão das pessoas em quarentena dentro de suas casas e as restrições de funcionamento para vários tipos de estabelecimentos comerciais, os serviços de entrega de mercadorias representam um setor que tem tido um crescimento jamais imaginado.

Sendo assim, apostar nele tem tudo para dar certo.

Se essa parece uma boa alternativa para você, informe-se sobre o que você precisará para iniciar o trabalho, bem como em qual nicho de entregas você gostaria de atuar.

As opções são várias e uma delas pode ser ideal para você.

Caso você opte por uma das maiores tendências atuais dentro desse segmento — a entrega de alimentos — procure saber sobre como administrar bem um comércio alimentício e também busque ideias de comidas para delivery.

Assim, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para o seu negócio prosperar.

Faça cursos de aperfeiçoamento e profissionalizantes

Os cursos são sempre uma forma eficaz e assertiva para quem quer mudar de área ou saber como obter renda durante a crise.

Hoje, a internet nos oferece a facilidade de obtermos conhecimento, independentemente do lugar que estejamos — basta ter uma conexão à rede e um dispositivo apropriado (notebook, tablet, celular, etc).

Então, não há desculpas para não se capacitar e, até mesmo, descobrir um novo segmento laboral.

As áreas disponíveis são infinitas, assim como os materiais de estudos que podemos encontrar na internet: eles vão, desde videoaulas sobre culinária e artesanato até cursos de investimentos financeiros, empreendedorismo, entre outros.

Ou seja, há opções para todos os gostos, afinidades e necessidades.

Encontre o seu e invista em si mesmo, por meio de um bom curso.

Explore as possibilidades da internet

Atividades que podem ser realizadas em home office são boas opções para que você obtenha renda, sem se expor a riscos de contaminação — a você mesmo ou aos outros.

Nesse universo enorme a ser explorado de possibilidades que a internet nos proporciona hoje, é possível, tanto fazer a prestação de um serviço como também comercializar produtos, que podem ser entregues ao cliente por um terceiro — sem que você precise sair de casa. 

Se você preferir prestar um serviço, será necessário o seu conhecimento técnico para tal e o uso de algumas ferramentas básicas, como um bom computador e um plano de internet que ofereça conexão estável e veloz, por exemplo.

Já que a parte principal do trabalho será feita on-line, não dá para ficar na mão com quedas de rede ou lentidão no sinal de internet.

Mas, se a opção escolhida for realizar a venda de produtos pela internet, você também precisará providenciar canais para divulgar e comercializar seus produtos.

Algumas sugestões de meios para isso são: fazer a criação de loja virtual, participar de grupos nas redes sociais destinados a essa finalidade, fazer anúncios no Google ou nas redes sociais, cadastrar-se em marketplaces, etc.

Além disso, o ambiente no qual você vai trabalhar deve ser pensado e montado, de forma a proporcionar o máximo de conforto possível.

Não é necessário luxo, desde que você opte por móveis de escritório apropriados.

Isso beneficiará a sua saúde ergonômica e possibilitará maior eficiência na execução das tarefas. 

Como vimos, buscar alternativas e se informar sobre as possibilidades de crescimento profissional podem ser tarefas um tanto quanto árduas, porém muito recompensadoras para o seu sucesso profissional.

Então, encare o desafio de frente e acredite em si mesmo.

Agora que você já se informou sobre como obter rentabilidade durante a crise, será muito mais fácil driblar as dificuldades geradas pela crise, superando todos os desafios que vierem a surgir.

Gostou do texto e gostaria de saber mais sobre carreira e vida profissional? Então, aproveite para fazer também a leitura do nosso artigo sobre a importância de não mentir no currículo.