Como pedir alta do INSS?

0

É normal que muitas pessoas tenham dúvidas sobre, quem dá a alta do INSS e até mesmo se existe a possibilidade de se solicitar a alta antecipadamente. 

No conteúdo de hoje vamos te explicar se é possível que o segurado solicite a alta junto ao INSS e como realizar o agendamento de uma nova consulta.

O que é o auxílio-doença?

Para que possa ter direito ao auxílio-doença é necessário que a incapacidade do trabalhador persista por mais de 15 dias consecutivos, pois este é um benefício do INSS destinado ao segurado do INSS que se encontra incapaz de realizar suas atividades laborais. 

É necessário ao segurado comprovar, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Perícia Médica do INSS

Você ou algum conhecido já pode ter passado por alguma situação que te obrigou a te manter afastado de suas atividades laborais, seja por motivo de doença ou acidente. 

Quando isso acontece com uma pessoa é necessário ser realizada uma perícia médica do INSS, o médico que fica responsável por atestar se sua incapacidade é temporária ou não. 

Ressalto que nas situações de perícia o Médico Perito é o único responsável por todas as decisões que se referem ao laudo médico.

Designed by XiXinXing / shutterstock
Designed by XiXinXing / shutterstock

Retorno negativo

Como explicamos em relação a perícia médica, o responsável por avaliar se você se encontra capaz de realizar suas atividades laborais é o perito médico do INSS.

Entretanto caso na sua situação o retorno tenha sido negativo existe a possibilidade de você realizar uma solicitação de uma nova perícia médica do INSS. 

A solicitação para agendar uma nova data para consulta, pode ser feita direta pelo site MEU INSS ou se preferir, direto com atendente via telefone 135. ligações feitas de telefone fixo são gratuitas.

Como solicitar alta ao INSS?

Para que você possa solicitar a alta antecipada junto ao INSS, o primeiro passo é ter um atestado médico que comprove que se encontra capacitado para retornar às atividades do seu trabalho.

Após ter o atestado em mãos é necessário que você o encaminhe ao INSS e também envie outro para a empresa onde é realizada suas atividades laborais. 

Caso você esteja pronto para realizar suas atividades laborais, o perito médico realizará atualização do caso cancelando o benefício que você está recebendo e marcando a data de retorno ao trabalho. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.