Como pedir alta no INSS ? O retorno ao trabalho é obrigatório?

0

Muitos cidadãos se questionam, quem dá alta no INSS, o segurado pode solicitar a alta antecipada? Como agendar uma nova consulta? No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira.

É normal que em algum momento você já tenha que passar por alguma situação que te manteve afastado das suas atividades laborais, seja por acidente ou acidente. 

Quando isto ocorre o cidadão precisa passar por uma perícia médica para o médico atestar se a incapacidade é temporária ou não. 

Perito médico 

Este perito é o profissional especializado na área de medicina legal e é imposto o conhecimento especializado em exames físicos do corpo. 

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

O retorno para o trabalho  é obrigatório?

Este retorno depende da decisão do médico, caso o retorno dado, for negativo, o segurado terá o direito de solicitar uma nova perícia médica. 

Como agendar uma nova consulta? 

Para solicitar o agendamento, você pode fazer pelo site MEU INSS, ou até mesmo pelo telefone 135. 

Como solicitar a alta no INSS? 

Para solicitar a alta antecipada, é primordial providenciar um atestado médico que atesta a sua capacitação e retorno a suas atividades laborais, o mesmo deve ser encaminhado ao INSS e o outro a empresa onde pratica suas atividades laborais. 

Retorno ao trabalho 

Se o segurado estiver apto para exercer suas atividades laborais, o perito irá fazer uma atualização do caso, cortando o tal benefício e em seguida agendar a data para o retorno. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.