Como posso aumentar meu score de crédito no Serasa? Entenda

O score do Serasa trata-se de uma pontuação em que se estabelece o risco de crédito que uma determinada pessoa possui, de modo que classifica o quão confiável é aquele perfil mediante a concessão de empréstimos, financiamentos, entre outras possibilidades financeiras. 

Sendo assim, caso a pessoa possua um score baixo, ela será considerada alguém que não consegue arcar com suas dívidas, portanto, um “mau pagador”, em contrapartida, um score alto (Muito Bom) já configura alguém confiável para o mercado, perfeitamente capaz de cumprir com os custos de um débito. A pontuação do Serasa vai de 0 a 1000, de modo que a classificação funciona nos seguintes moldes: 

Faixa de ScorePontuação
Muito bom701-1000
Bom501-700
Regular301-500
Baixo0-300

Mas afinal de contas, como aumentar meu score? 

Se atualmente seu score está baixo, saiba que é perfeitamente possível fazer com que essa pontuação suba. No entanto, não existe uma fórmula mágica, apenas algumas posturas e ações as quais ajudam o mercado financeiro a te considerar um bom pagador. 

Dito isso, confira algumas dicas que podem potencializar suas chances de aumentar o seu score junto ao Serasa: 

Photo by Watchara Ritjan / shutterstock
Photo by Watchara Ritjan / shutterstock
  1. Limpe seu nome: primeiramente é essencial estar com o nome limpo, dado que isso pode aumentar seu score relevantemente. Em resumo, quite seus débitos em aberto, para isto hoje já é possível renegociar suas dívidas junto às instituições financeiras. 
  2. Mantenha bons hábitos: procure manter suas contas mensais (luz, água, condomínio, etc.) em dia, visto que o mercado passará a te enxergar como alguém que é capaz de arcar com seus débitos; 
  3. Evite novas dívidas: é importante manter uma gestão financeira, de modo a estar ciente dos custos possíveis para o seu bolso. 
  4. Não pague tudo à vista: esta parece ser uma estratégia contraditória, todavia, para aumentar o seu score é preciso ter movimentação de crédito. No entanto, esteja ciente que você conseguirá arcar com o débito. 
  5. Evite maus hábitos: é importante não alimentar alguns comportamentos os quais podem diminuir sua pontuação. Deste modo, evite gastos desnecessários, procure pagar o valor total do cartão de crédito, não deixe de guardar um dinheiro para emergências, entre outras ações. 
  6. Tenha seu cadastro atualizado e positivo: por fim, mantenha dados como telefone e endereço atualizados junto ao Serasa, além de seguir todas as dicas citadas nos tópicos acima.

Vale ressaltar que é preciso ter paciência, tendo em vista que o número pode não subir de forma automática, apesar de ser uma pontuação dinâmica. Isto porque, pode levar um tempo até que o Serasa entenda e analise o seu relacionamento com o dinheiro. 

Como consultar o score?

Para saber seu score de crédito junto ao Serasa, basta realizar o seguinte passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo ou acesse o site do Serasa;
  2. Digite seu CPF;
  3. Preencha os campos com suas informações;
  4. Feito isso, aparecerá na tela seu score no serasa, bem como se há dívidas negativadas em seu nome, cheques sem fundo, situação na receita, entre outras informações. 

Comentários estão fechados.