Como posso comprovar negativação indevida e ser indenizado?

0

Está com o nome negativado indevidamente e quer exigir seus direitos? Entenda agora como comprovar negativação indevida e ser indenizado!

Atualmente, muitos consumidores brasileiros não fazem ideia de que estão com o nome negativado. E, para piorar, uma parcela considerável está nesta situação injustamente, ou seja, o nome está negativado indevidamente.

Nesses casos, em que a empresa comete o erro comete de inscrever o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, é necessário que uma indenização por danos morais seja paga.

No entanto, ao saber que se tem direito de ser indenizado, o consumidor se depara com um desafio: como comprovar que a negativação é indevida?

Se você se encontra nesta situação, continue a leitura e entenda o que é indispensável para comprovar o erro da empresa e como buscar sua indenização de forma totalmente online.

pandemia
Pandemia

Afinal, o que é a negativação indevida?

Mais comum do que você imagina, negativação indevida é quando uma empresa comete o erro de inscrever o nome de um cliente seu no cadastro das empresas de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC e Boa Vista SCPC.

Por estar com o nome sujo, o consumidor negativado passa a ter restrições de crédito e em financiamentos, o que pode afetar e muito a vida financeira.

Quais são os principais motivos para uma negativação ser considerada indevida?

Existem 4 principais motivos pelos quais você pode ter como comprovar que a negativação é indevida. Veja abaixo:

1) Já paguei a dívida e ela continua negativada

Uma das situações que pode acontecer negativação indevida é quando a conta já foi paga.

Prática comum entre empresas de telecomunicações, que geralmente realizam as transações de negociação de dívidas ou pagamentos por telefone.

Nesse caso, o consumidor é orientado a pagar a fatura via código de barras, no entanto, a conta nunca foi excluída do controle de pagamentos da empresa.

Ao mesmo tempo, outra possibilidade é quando uma dívida que o consumidor realmente fez, ou seja, legítima, passa a não ser mais.

Isto é, o consumidor realiza o pagamento da dívida após o vencimento original, geralmente após concluir um acordo de dívida com a empresa, mas seu nome permanece sujo.

Neste caso, se a empresa levar mais de 5 dias úteis após a confirmação do pagamento da dívida para retirar a inscrição do nome do consumidor da lista de maus pagadores, a dívida passa a ser indevida.

Fonte: Resolvvi

html image example