Embora os recibos de pagamento não sejam obrigatórios por lei federal, é uma boa política fornecer aos seus funcionários um holerite para acompanhar seu cheque a cada mês ou semana. A empresa deve fornecer aos seus funcionários um holerite no momento data de pagamento. Você também pode precisar dessas cópias por vários motivos, por isso é uma boa ideia fazê-las de qualquer maneira.

Por que montar um contracheque é importante?

Um holerite serve como prova de seus ganhos. Ele também mostra todas as contribuições que você fez para impostos e outras deduções. Estas são coisas como impostos, fundos de pensão, segurança social e contribuições diversas.

Você ou seus funcionários podem precisar de prova de dinheiro ganho por razões como:

  • Alugar uma casa
  • Candidatar-se a financiamento ou uma hipoteca
  • Solicitação de crédito

Se você quiser ficar em claro com seus impostos, mantenha seus registros de deduções e retenções até à data da declaração do imposto de renda. Isso também torna mais fácil a declaração de impostos. No caso de uma disputa com um funcionário, os recibos de pagamento servirão como um registro de todos os pagamentos e retenções referentes ao emprego. Vamos descobrir como fazer um holerite que atenda a todos esses requisitos.

Como fazer contracheque?

Primeiro, faça as contas. Você pode usar o Excel ou qualquer outro programa de planilhas para isso. Você pode criar colunas para pagamento bruto, cada dedução e pagamento líquido. Isso ajuda a configurar um modelo que você pode usar repetidamente para cada funcionário e manter para seus registros. Depois de ter triturado todos os números, é rápido e fácil criar um holerite de pagamento usando programas de contabilidade.

1. Calcule o salário bruto do seu empregado

O pagamento bruto é o ponto de partida para criar um holerite. Para empregados assalariados isso é fácil. Tudo o que você precisa fazer é preencher o valor total que é pago ao funcionário. Em casos raros, pode ser necessário deduzir valores por faltas. Para calcular o que você deve aos trabalhadores pagos por hora, multiplique o número de horas pela taxa horária acordada para esse empregado, por exemplo, R$6 x 40 horas = R$240 por semana.

Em seguida, em ambos os casos, calcule o pagamento de horas extras ganho pelo empregado. Adicione quaisquer bônus ou comissão ganhos, como adicional noturno, de periculosidade, insalubridade, entre outros. O resultado final é o seu ponto de partida para todo o resto dos seus cálculos. Quando você fizer o próximo conjunto de cálculos para deduções e retenções, lembre-se de calcular esses valores do total bruto de pagamento. Os cálculos não são progressivos.

2. Calcule as deduções

É imperativo que você saiba como fazer um holerite que mostre claramente todos os impostos relevantes. Você também precisa saber como criar uma retenção na fonte, como pagamentos de aposentadoria, seguro médico, deduções de vale transporte, etc. Os descontos de impostos incluem IRPF retido na fonte, INSS, entre outros.

3. Elabore o pagamento líquido

Essa é a quantia que permanece após todas as deduções e acréscimos ao salário bruto ou salário do funcionário e é o valor que aparecerá em seu salário.

Como fazer um holerite de pro labore?

Se você pagar um salário para fora da conta da sua empresa, calculará o que foi dito exatamente da mesma maneira que para os funcionários. No entanto, se você não fizer isso, precisará calcular quanto ganhou ao calcular sua receita em relação às despesas de sua conta bancária. Depois de ter percebido isso, você pode elaborar o seu holerite como acima.

Como fazer um holerite rápida e facilmente online?

Agora que você fez todos os cálculos e os números a serem entregues, podemos mostrar como fazer um holerite para você ou seus funcionários.

Abra um gerador de holerite de pagamento online

Selecione seu estado de residência no menu suspenso. Isso irá calcular todos os impostos para você.

Marque a caixa de acordo com quem é o holerite, se é você ou um de seus funcionários.

Preencha todos os detalhes pessoais

Preencha os detalhes da empresa

Preencha o restante da informação requerida

Salário, pagamento por hora, horas trabalhadas, horas extras ou bônus.

Preencha os valores para deduções e retenções

Por fim, envie as informações, escolha seu modelo preferido em nossa seleção. Em seguida, você pode fazer seu pagamento e imprimir ou baixar seu recibo de pagamento ou recibos de pagamento.

Preferivelmente, peça a um contador para fazer esse preenchimento com um programa de confiança. Não use programas questionáveis, ou você terá problemas.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original Ponto RH

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.