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Como prospectar clientes para sua empresa

Como prospectar clientes para sua empresa

25/01/2020 às 09h12 Atualizada em 25/01/2020 às 12h12
Por: Vanessa Marques
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Photo by Designifty / shutterstock
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Com a crescente abertura de novos escritórios de contabilidade muitos contadores se perguntam como prospectar clientes.

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Na era tecnológica em que vivemos o marketing digital resolve o problema de falta de clientes facilmente caso seja bem aplicado.

A vantagem do marketing digital é que as ações têm impacto a médio, curto e longo prazo.

Para que fique de mais fácil entendimento, separaremos por tópico, e mais que isso, falaremos na ordem a ser seguida de uma estratégia de marketing digital eficiente.

Por que prospectar novos clientes?

É sabido que a prospecção de novos clientes é fundamental para a expansão dos seus lucros, além disso, a fixação da sua marca também agrega valor nos seus serviços.

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Criação do site institucional

A criação de site institucional é fundamental antes de realizar qualquer estratégia de marketing digital.

O site não é só a porta de entrada de novos clientes como também ajuda a engajar os clientes antigos.

É de suma importância que tenha:

  • Responsividade – O site deve se adaptar a qualquer tamanho de tela;
  • Velocidade – É importante que o site abra em até 3 segundos utilizando a rede móvel;
  • Navegabilidade – O site que proporciona uma boa experiência de navegação engaja até 7x mais;
  • Blog – O blog de um site é a principal ferramenta de engajamento dos novos e antigos clientes.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta excepcional para informar e engajar clientes.

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Resumidamente, essa estratégia consiste em postar conteúdo relevante no blog periodicamente.

Os artigos postados além de engajar os clientes, também servem para atrair clientes em potencial.

Essa estratégia é rentável a curto, médio e longo prazo.

O usual é que sejam postados de 2 a 3 artigos por semana no blog.

Dica: A maioria dos leitores não possuem conhecimento contábil, portanto é muito importante que a informação seja passada de forma “mastigada” para facilitar o entendimento.

Otimização do site

A otimização do site é a estratégia mais buscada de marketing digital dos últimos 3 anos.

A otimização consiste em “mostrar” para o Google que seu site é mais relevante do que o dos seus concorrentes, fazendo com que seu site alcance as primeiras posições nas pesquisas.

Vale ressaltar que o mesmo não vale para os anúncios, logo, um site otimizado aparecerá nas primeiras posições abaixo dos anúncios.

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para o engajamento e viralização do conteúdo no seu blog.

Um perfil ativo nas redes sociais além de engajar, mostra para o seu público que a sua empresa é ativa e empenhada na comunicação com os clientes.

Vale ressaltar algumas dicas para as duas principais redes sociais:

Facebook

  • Preencha as informações da página completamente;
  • Sempre utilize legenda nas postagens;
  • Responda os comentários;
  • Não deixe mensagens sem resposta;
  • Utilize o botão de ‘Ligar’ nas configurações da página;
  • Não faça mais de uma postagem por dia;
  • Abuse dos Stories.

Instagram

  • Utilize perfil comercial;
  • Sempre utilize legenda nas imagens;
  • Sempre adicione a localização nas postagens;
  • Responda os comentários;
  • Não deixe mensagens sem resposta;
  • Não faça mais de uma postagem por dia;
  • Abuse dos Stories.

Inbound Marketing

O inbound marketing vem sendo muito utilizado desde o final de 2016, essa estratégia consiste em oferecer material gratuito para sua audiência, em troca você “ganha” as informações de contato do usuário.

Com essas informações você pode fazer contato ou oferecer outros materiais para impressionar o seu público.

Com o inbound, você capta todo tipo de público que tem interesse na sua área, desde uma clínica de estética até uma empresa de segurança eletrônica ou de baterias automotivas

Note que esses segmentos não tem correlação profissional, o comum entre eles é que todos estão em busca de planilhas ou materiais de contabilidade.

Seja para saber a diferença entre custo fixo ou variável ou cálculo de hora extra 100%, não importa, essas oportunidades são perfeitas para fazer novos clientes.

Links patrocinados

A estratégia de utilizar links patrocinados têm um custo maior para implementação, visto que além de ter que pagar um profissional, ainda é necessário sempre deixar créditos nas ferramentas para que os links apareçam.

Os links patrocinados podem ser utilizados no Google, Facebook, Youtube e demais redes sociais.

E-mail marketing

Essa sem dúvida é a estratégia que exige maior cuidado ao ser executada.

Ela geralmente é utilizada em conjunto com o Inbound Marketing, alertando a sua audiência de que novos artigos ou materiais estão disponíveis.

É muito importante que você envie e-mails exclusivamente para sua audiência, sempre com a opção de descadastro.

A frequência de e-mails não pode superar 2 por semana, para que a sua audiência não sinta incomodada com os recebimentos.

Remarketing

O interessante do Remarketing é que seus links patrocinados no Google são exibidos para usuários que já acessaram seu site anteriormente, tenham eles realizado contato ou não.

O uso do remarketing é muito utilizado para estratégias de “branding”, ou seja, fixação da sua marca.

Conclusão

Você não precisa utilizar todas as técnicas citadas acima, o importante no marketing digital é aplicar as estratégias de forma correta, e não aplicar várias técnicas simultaneamente.

Lembre-se sempre que está lidando com pessoas e que são clientes em potencial, qualquer erro pode ser fatal em algumas oportunidades.

Com a crescente abertura de novos escritórios de contabilidade muitos contadores se perguntam como prospectar clientes.

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Na era tecnológica em que vivemos o marketing digital resolve o problema de falta de clientes facilmente caso seja bem aplicado.

A vantagem do marketing digital é que as ações têm impacto a médio, curto e longo prazo.

Para que fique de mais fácil entendimento, separaremos por tópico, e mais que isso, falaremos na ordem a ser seguida de uma estratégia de marketing digital eficiente.

Por que prospectar novos clientes?

É sabido que a prospecção de novos clientes é fundamental para a expansão dos seus lucros, além disso, a fixação da sua marca também agrega valor nos seus serviços.

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Criação do site institucional

A criação de site institucional é fundamental antes de realizar qualquer estratégia de marketing digital.

O site não é só a porta de entrada de novos clientes como também ajuda a engajar os clientes antigos.

É de suma importância que tenha:

  • Responsividade – O site deve se adaptar a qualquer tamanho de tela;
  • Velocidade – É importante que o site abra em até 3 segundos utilizando a rede móvel;
  • Navegabilidade – O site que proporciona uma boa experiência de navegação engaja até 7x mais;
  • Blog – O blog de um site é a principal ferramenta de engajamento dos novos e antigos clientes.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta excepcional para informar e engajar clientes.

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Resumidamente, essa estratégia consiste em postar conteúdo relevante no blog periodicamente.

Os artigos postados além de engajar os clientes, também servem para atrair clientes em potencial.

Essa estratégia é rentável a curto, médio e longo prazo.

O usual é que sejam postados de 2 a 3 artigos por semana no blog.

Dica: A maioria dos leitores não possuem conhecimento contábil, portanto é muito importante que a informação seja passada de forma “mastigada” para facilitar o entendimento.

Otimização do site

A otimização do site é a estratégia mais buscada de marketing digital dos últimos 3 anos.

A otimização consiste em “mostrar” para o Google que seu site é mais relevante do que o dos seus concorrentes, fazendo com que seu site alcance as primeiras posições nas pesquisas.

Vale ressaltar que o mesmo não vale para os anúncios, logo, um site otimizado aparecerá nas primeiras posições abaixo dos anúncios.

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para o engajamento e viralização do conteúdo no seu blog.

Um perfil ativo nas redes sociais além de engajar, mostra para o seu público que a sua empresa é ativa e empenhada na comunicação com os clientes.

Vale ressaltar algumas dicas para as duas principais redes sociais:

Facebook

  • Preencha as informações da página completamente;
  • Sempre utilize legenda nas postagens;
  • Responda os comentários;
  • Não deixe mensagens sem resposta;
  • Utilize o botão de ‘Ligar’ nas configurações da página;
  • Não faça mais de uma postagem por dia;
  • Abuse dos Stories.

Instagram

  • Utilize perfil comercial;
  • Sempre utilize legenda nas imagens;
  • Sempre adicione a localização nas postagens;
  • Responda os comentários;
  • Não deixe mensagens sem resposta;
  • Não faça mais de uma postagem por dia;
  • Abuse dos Stories.

Inbound Marketing

O inbound marketing vem sendo muito utilizado desde o final de 2016, essa estratégia consiste em oferecer material gratuito para sua audiência, em troca você “ganha” as informações de contato do usuário.

Com essas informações você pode fazer contato ou oferecer outros materiais para impressionar o seu público.

Com o inbound, você capta todo tipo de público que tem interesse na sua área, desde uma clínica de estética até uma empresa de segurança eletrônica ou de baterias automotivas

Note que esses segmentos não tem correlação profissional, o comum entre eles é que todos estão em busca de planilhas ou materiais de contabilidade.

Seja para saber a diferença entre custo fixo ou variável ou cálculo de hora extra 100%, não importa, essas oportunidades são perfeitas para fazer novos clientes.

Links patrocinados

A estratégia de utilizar links patrocinados têm um custo maior para implementação, visto que além de ter que pagar um profissional, ainda é necessário sempre deixar créditos nas ferramentas para que os links apareçam.

Os links patrocinados podem ser utilizados no Google, Facebook, Youtube e demais redes sociais.

E-mail marketing

Essa sem dúvida é a estratégia que exige maior cuidado ao ser executada.

Ela geralmente é utilizada em conjunto com o Inbound Marketing, alertando a sua audiência de que novos artigos ou materiais estão disponíveis.

É muito importante que você envie e-mails exclusivamente para sua audiência, sempre com a opção de descadastro.

A frequência de e-mails não pode superar 2 por semana, para que a sua audiência não sinta incomodada com os recebimentos.

Remarketing

O interessante do Remarketing é que seus links patrocinados no Google são exibidos para usuários que já acessaram seu site anteriormente, tenham eles realizado contato ou não.

O uso do remarketing é muito utilizado para estratégias de “branding”, ou seja, fixação da sua marca.

Conclusão

Você não precisa utilizar todas as técnicas citadas acima, o importante no marketing digital é aplicar as estratégias de forma correta, e não aplicar várias técnicas simultaneamente.

Lembre-se sempre que está lidando com pessoas e que são clientes em potencial, qualquer erro pode ser fatal em algumas oportunidades.

Alinhe sua equipe antes de iniciar qualquer estratégia de marketing para que o atendimento não seja prejudicado.

Alinhe sua equipe antes de iniciar qualquer estratégia de marketing para que o atendimento não seja prejudicado.

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