Como receber o teto do INSS?

0

Todo brasileiro sonha em encerrar suas atividades laborais e ter a tão sonhada aposentadoria, agora imagine se aposentar com o teto do INSS. No artigo de hoje vamos esclarecer o que o trabalhador precisa fazer para conseguir se aposentar com o teto máximo do INSS. Acompanhe 

O que é Teto do INSS? 

O próprio nome já diz, o teto máximo do INSS é o valor máximo que o segurado poderá receber de qualquer benefício do INSS. Neste ano de 2021 o teto do INSS é no valor de

R $6.433,57.

Em resumo, nenhum segurado poderá receber qualquer benefício acima deste valor, até porque nenhuma contribuição poderá ser calculada sobre o valor acima deste teto. 

Veja como receber o teto do INSS

Uma aposentadoria com valor correspondente ao teto do INSS, vai depender de 2 fatores:

  1. A média dos salários de contribuição, que deve ser equivalente ao teto do INSS;
  2. Sendo necessário preencher os requisitos de alguma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média dos seus salários de contribuição. 
  • Vou explicar cada uma delas separadamente. Veja! 

Média dos salários de contribuição 

  • Antes da reforma da previdência:  A regra do cálculo era feita da seguinte forma, eram descartados os 20% dos menores salários de contribuição na hora de calcular a sua aposentadoria.
  • Depois da reforma da previdência: Esta regra foi alterada, a partir de agora todos os salários de contribuições a partir de julho de 1994 entram no cálculo do seu benefício. 

Com isto é muito difícil algum cidadão receber acima do teto do INSS desde o seu primeiro salário.  

Em todo caso, um empregado ou trabalhador avulso que pretende se aposentar com o teto, será necessário ter uma remuneração igual ou superior ao teto do INSS. 

Para os contribuintes individuais, o rendimento mensal deve ser igual ou superior ao teto do INSS. 

Já os contribuintes facultativos são necessários optar por pagar os 20% sobre o teto do INSS. 

Foto: vadimguzhva/gettyimages
Foto: vadimguzhva/gettyimages

Aposentadoria com valor equivalente a 100% da média salarial 

Além de você possuir uma média salarial equivalente ao teto do INSS, deve o segurado preencher os requisitos de alguma aposentadoria que permita o pagamento de um benefício com valor equivalente a 100% dessa média. 

Com a reforma da previdência, ficou muito difícil cumprir os requisitos de alguma aposentadoria com valor máximo, logo se o segurado cumpriu os requisitos antes da reforma, as suas hipóteses são bem maiores. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.