Como recuperar os dados da declaração do Imposto de Renda de 2020

Com o fim do prazo se aproximando, veja como acelerar o processo de declaração e torná-lo mais simples.

0

Até o momento, segundo o site da Receita Federal, 18,1 milhões de declarações já foram entregues (números atualizados no dia 06 de maio às 23:59).

Com a prorrogação do prazo para o dia 31 de maio, o contribuinte está tendo mais tempo para se organizar.

Porém, é possível realizar a declaração e ganhar ainda mais tempo, recuperando os dados informados na Declaração do último ano.

Quer saber como? A IOB, uma marca da ao³ que é referência nas áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista, preparou algumas dicas para declarar de uma maneira mais fácil.

“É importante lembrar que, independentemente do modo de declarar, o foco é não perder o prazo de entrega. Seja realizando a declaração completa ou a simplificada, e com a ajuda do e-CAC para a pré-preenchida ou para recuperar a Declaração do ano passado, já é a reta final. Não perca tempo! Caso não consiga recuperar os dados da última declaração, preencha manualmente, mas não deixe de prestar contas ao Leão.” afirma Valdir Amorim, coordenador editorial da IOB/ao³.

Recuperando pelo programa

Abra o programa IRPF 2020, clique na opção “Ferramentas”, depois em “Gravar cópia”.

Selecione a sua declaração e clique em “avançar”.

Uma pasta que deve ser salva no computador será aberta. Dentro dessa pasta, há um arquivo com nomeação final “.DEC”.

Caso vá preencher o IR em outro computador que não seja aquele, envie esse arquivo para seu próprio e-mail, assim poderá salvar e acessá-lo de outra máquina.

Para quem vai utilizar o mesmo computador, após os passos acima, é só abrir o programa IRPF 2021 e selecionar a opção “Importar dados da declaração de 2020”.

Após uma janela se abrir, vá até a pasta onde os arquivos de 2020 estão salvos e selecione todos. Os dados serão preenchidos automaticamente.

Normalmente, o programa já redireciona a busca do arquivo para a pasta “Transmitidas” do IR 2020.

Programa IR 2020 apagado do computador

Caso o programa IR 2020 não esteja mais instalado no computador, veja se ainda há uma pasta com a sua declaração.

Localize a pasta pelo “Explorador de Arquivos” do seu computador. Clique na “Unidade de Disco Principal (“C”)” para abrir a lista de pastas principais.

Procure por uma pasta com o nome “Arquivos de Programas RFB”. Dentro dela deve existir uma nomeada “IRPF 2020”, com a subpasta “Transmitidas”.

Sua declaração poderá estar dentro desta.

Solicitando via e-CAC

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Uma outra opção é o acesso pela página inicial do site da Receita Federal. Localize “Serviços de Imposto de Renda” (Principais Serviços). Vá até “Cópia de Documentos” e clique em “Obter cópia de declaração”.

Não é necessário o certificado digital e nem os números dos recibos. Acesse o sistema de “Processos Digitais”, e depois o Portal e-CAC.

No menu “Legislação e Processos”, clique em “Processos Digitais (e-Processo)”. Agora, selecione a opção “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”. Selecione o serviço “Obter cópia da última DIRPF entregue”.

Na tela seguinte, selecione a área de concentração “Cópia de Documentos” e o serviço “Obter cópia da última DIRPF entregue”.. Não é necessário reunir qualquer formulário ou documento.

Aguarde até que a cópia da declaração seja anexada ao dossiê digital. O processamento da cópia é automático e será realizado ao longo do dia, e assim que ela for emitida, será anexada – e o dossiê digital será imediatamente arquivado.

Por este motivo, procure pela cópia da declaração na aba de “Processo Inativos”.

Declaração pré-preenchida

Para utilizar esse método, é necessário cadastro no portal Gov.br, que gera uma assinatura digital para o contribuinte (é preciso já ter biometria cadastrada no TSE ou na CNH).

Acesse o e-CAC, informe CPF e senha do portal Gov.br e clique em “Meu imposto de renda”.

Em “Declaração”, selecione “Preencher declaração online”. Automaticamente, os dados serão preenchidos com os últimos dados informados em 2020.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.