Para saber qual será a sua renda no período em que estará afastada para cuidar do bebê que acaba de chegar é necessário saber antes qual a categoria de contribuinte você faz parte.

Para as mamães que trabalham com a carteira assinada o valor do salário maternidade deve ser exatamente o mesmo da sua remuneração integral, nesse caso o pedido deve ser realizado na própria empresa que também será a responsável pelo pagamento do benefício.

Se o caso é de trabalhadora avulsa e sua renda é variável será feita uma média com base nos últimos 6 meses de remuneração, ou seja, será somada a renda total dos últimos 6 meses e em seguida será divida por 6, o resultado será o valor das parcelas que receberá de salário maternidade.

Mas se for o caso de contribuinte individual ou MEI (micro empreendedor individual) também será realizada uma média, porém, nesse caso com base nos últimos 12 meses de contribuição, ou seja, você pega o resultado da soma e divide por 12, e assim terá o valor do salário maternidade.

O salário maternidade para essa categoria de trabalhadoras deve ser solicitado diretamente no INSS, basta apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Independente da categoria que você se encaixa o tempo de duração do salário maternidade será o mesmo 120 dias.

Lembrando que essas são as categorias mais comuns, mas que existem outras mães que tem direito ao salário maternidade (trabalhadora rural, empregada doméstica, desempregadas), e para que seja feita a análise do seu caso especificamente procure sempre um profissional de sua confiança!

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Priscila Paz Bertuol