Trocar de contador não é fácil, considerando que se trata de um serviço de altíssimo valor agregado e que todo recomeço nem sempre tem um processo tranquilo de adaptação.

No entanto, há circunstâncias em que a relação não caminha bem, erros começam a aparecer com frequência e o negócio passa a ser prejudicado.

Muitas vezes essa é uma situação desconfortante, mas é uma decisão fundamental para garantir que as obrigações fiscais, contábeis e tributárias da empresa sejam entregues, bem como que o negócio continue se desenvolvendo saudavelmente.

Existem pontos específicos que, caso grande parte deles sejam configurados no trabalho, faz com que você consiga saber exatamente quando será necessário substituir o contador.

Portanto, caso você esteja pensando em dar um ponto final no contrato de trabalho entre a sua empresa e o atual contador, não deixe de ler este artigo.

Apresentaremos nos próximos tópicos como identificar se é necessária uma mudança e, claro, a melhor alternativa na hora de contratar um novo profissional.

Acompanhe!

Como saber que está na hora de trocar de contador?

1. ERROS CONSTANTES NAS DOCUMENTAÇÕES

Um contador nunca trabalha sozinho, até mesmo quando é o único especialista.

Ao seu lado sempre estão uma série de documentos indispensáveis para os processos, como a apuração de impostos, pagamento de tributos e prestação de contas — Notas Fiscais, Balanços Patrimoniais e DREs são alguns exemplos.

Quando esses documentos passam a ser enviados contendo erros, falhas ou inconsistências, expõem sua empresa à mão pesada do fisco, podendo gerar multas e penalidades que custam muito caro.

2. PERDA DE PRAZOS

Outro erro que a Receita Federal não alivia de forma alguma é a perda de prazos. Assim, contadores que se esquecem dos prazos determinados por lei para cumprimento das obrigações tributárias sinalizam, no mínimo, falta de organização.

Se o lapso for um caso isolado, não chega a ser um problema.

Contudo, se essa atitude se repete, pode ser que o profissional já não esteja tão interessado em manter a parceria.

3. PROFISSIONAL POUCO QUALIFICADO

Não é só nas tarefas de rotina que um profissional se revela pouco interessado ou aquém do que se deseja.

A contabilidade de hoje é, sobretudo, estratégica, e isso exige do contador elevado grau de especialização e senso crítico aguçado.

Sendo assim, a velha escola só é uma boa referência quando se trata dos princípios éticos e morais da profissão que, na verdade, nunca saem de moda.

Hoje, o contador precisa estar sempre atualizado, e isso implica em pensamento analítico e muita intimidade com a tecnologia.

Entretanto, se o seu atual não reúne essas características, pode ser a hora de trocar de contador.

4. COBRANÇAS EXTRAS

Você e seu contador têm um contrato. Nele, devem estar previstos valores de honorários, quais serviços serão prestados, prazos e outras informações pertinentes.

Acontece que, em alguns casos, há contadores que se sentem no direito de realizar cobranças excessivas, que estão fora do contrato.

Esse tipo de atitude pode indicar que esse profissional não respeita acordos.

No futuro, esse comportamento pode se desdobrar em procedimentos antiéticos e até em fraudes. Portanto, fique de olho!

5. DEFASAGEM TECNOLÓGICA

O contador moderno precisa ter uma relação muito próxima com a tecnologia.

A internet das coisas e a Transformação Digital já chegaram na contabilidade, e o profissional que não estiver pronto para lidar com os seus conceitos não será capaz de apresentar bons resultados.

Alguns cuidados e atenção a serem tomados para da Troca de Contador.

Muitas pessoas se perguntam como devem proceder no momento da troca do serviço de contabilidade de sua empresa.

A verdade é que a troca é bastante simples e pode ser feita em qualquer momento do ano, porém, para que tudo ocorra de forma correta, alguns pontos precisam de mais atenção.

Sendo assim, para ajudar nessa tarefa, elencamos alguns cuidados que devem ser tomados durante esse processo.

– Leia o contrato da sua atual prestadora de serviços

É de extrema importância analisar o contrato da sua atual empresa de contabilidade. Portanto, verifique se não há cláusulas que especifiquem necessidade de aviso prévio para cancelamento de contrato ou que determine pagamento de algum tipo de multa contratual.

Este passo é de fundamental importância devido a complexidade das documentações.

– Formalize esse cancelamento

Após decidir pelo cancelamento dos serviços, avise a empresa prestadora de serviço com pelo menos um mês de antecedência, para evitar transtornos.

Este aviso pode ser realizado através de um e-mail, por exemplo, e deve conter informações como:

  • a data na qual os serviços serão finalizados;
  • o nome da nova empresa ou do profissional que prestará o serviço de contabilidade;
  • a requisição de informações sobre os documentos da sua empresa.

– Leia com atenção o distrato de serviços

Neste documento estarão informações muito importantes como datas para entrega de documentação e os deveres que o escritório ainda possui com a sua empresa.

– Começar o trabalho com a nova empresa

Após assinado o distrato com a antiga empresa de contabilidade, poderá ser firmado o contrato com a nova prestadora de serviços.

Assim como realizado no distrato, é indispensável a leitura do documento para que não haja contratempos futuros.

Além disso, é muito importante que a nova prestadora de serviços realize um levantamento de regularidade para se certificar de que não há nenhum tipo de negligência dentro da sua empresa.

Dessa forma, você, empresário, e a nova prestadora de serviços contábeis poderão iniciar uma relação de confiança e transparência com tudo dentro da lei.

A Contabilidade Online vem sendo a melhor opção

A contabilidade online acontece quando a gestão contábil de uma empresa ocorre através de uma plataforma digital.

Ou seja, ao invés de ir a um escritório físico, os empresários conseguem gerenciar seu negócio por meio de processos online, com acesso remoto via internet. Veja também a diferença da contabilidade tradicional para a contabilidade online.

Logo, a contabilidade online é uma maneira simplificada e muito mais econômica de se fazer a gestão contábil.

Existem inúmeros escritórios especializados que atuam exclusivamente neste modelo e passaram a atender seus clientes com mais eficiência e agilidade.

10 vantagens do modelo de contabilidade online para seu negócio:

O modelo de contabilidade online traz pelo menos 10 grandes vantagens para as empresas:

  • 1. Praticidade: para acompanhar e compreender as atividades da empresa e seu cenário contábil em tempo real;
  • 2. Informações centralizadas: todos os dados e calendários em uma só plataforma;
  • 3. Otimização de tempo: na hora de buscar documentos e informações importantes;
  • 4. Fácil acesso: o acesso à plataforma, por ser online, pode ser feito através de qualquer dispositivo e a qualquer hora;
  • 5. Emissão facilitada de NFSe: as emissões de notas fiscais eletrônicas costumam ser feitas através da mesma plataforma, o que facilita no dia a dia;
  • 6. Agilidade: consequentemente, com as emissões de NFe facilitadas, a agilidade é notada em todos os pagamentos e faturamentos;
  • 7. Automatização: que facilita na organização dos dados e permite com que os profissionais possam focar na parte mais estratégica;
  • 8. Consultoria tributária: suporte não só na parte contábil, mas também na abertura de empresa e nas questões relacionadas às responsabilidades e aos enquadramentos tributários;
  • 9. Atendimento eficiente: mesmo sendo online, até mesmo por isso, a conversa flui mais rapidamente através de um chat, e-mail ou contato telefônico;
  • 10. Decisões mais assertivas: com os dados completos à sua disposição, as análises e tomadas de decisões se tornam muito mais precisas.

Para os escritórios de contabilidade, transformar esse tipo de assessoria em algo exclusivamente online também é vantajoso. Principalmente pela economia em estrutura e pela agilidade no atendimento.

Além de ganhar em qualidade, se tornam mais rentáveis por atenderem empresas de diferentes localidades.

Sendo assim, conte sempre com profissionais qualificados!

Ficou claro quais são os sintomas de uma relação desgastada, ou de que seu contador já não atende mais às suas necessidades?

Lembre-se de que trocar de contador exige todo um planejamento e uma série de medidas para evitar contratempos. Com os cuidados necessários, você protege sua empresa e tem tranquilidade para seguir em frente!

Viu como é simples trocar de contador, mas é preciso atenção em cada passo.

DICA EXTRA! Conheça o maior treinamento de Analista Fiscal do Brasil! O Programa de Formação em Analista Fiscal é o curso online mais completo, prático e atualizado sobre o setor fiscal e tributário do Brasil.

Você que trabalha no setor fiscal precisa ter em mente que NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA AMADORES. Você vai aprender de maneira aprofundada, assuntos que não são abordados dentro das salas de aula das faculdades, o que é de fato cobrado dentro da realidade dos profissionais de contabilidade.

Ou seja, você vai aprender de forma prática e aprofundada, a nossa legislação tributária, e como entender os principais tributos do nosso país e assim dominar totalmente o setor fiscal/tributário.

Essa é a última chamada, as vagas estão se encerrando, e se matriculando hoje você ainda ganha inteiramente grátis os cursos de Analista em eSocial, Especialista em SPED, curso de Contabilidade na Prática, o livro digital Descomplicando o SPED e muito mais. Corra as vagas já estão acabando. Clique aqui e garanta a sua!

Fonte: Contabilix