Como saber se estão usando meu CPF indevidamente?

“Como saber se estão usando meu CPF?” é uma dúvida muito comum entre consumidores preocupados com fraudes no CPF. Acompanhe a leitura e saiba como verificar!

0

As fraudes com o uso indevido de CPF são bem mais comuns do que você imagina, ainda mais com o aumento das compras online, que podem deixar nossos dados vulneráveis aos golpistas.

Em 2020, o número de fraudes usando CPF de inocentes cresceu mais de 160%, e com o mega vazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros, a tendência é que, infelizmente, esse tipo de fraude continue crescendo.

Por esse motivo, é importante que você aprenda como saber se estão usando seu CPF, e se antecipe a qualquer problema e dor de cabeça futura para você.

Como saber se estão usando meu CPF?

Infelizmente, não há um método específico e preciso que possamos passar para saber se alguém está usando seu CPF indevidamente.

Porém, há sim maneiras de se prevenir e vou lhe ensinar aqui.

Os pontos mais importantes para isso passam por estar atento aos sinais e realizar monitoramentos rotineiros da sua situação.

Leia também:Como saber se estão usando meu CPF indevidamente?

Esteja atento aos sinais de que alguém está usando seu CPF

Alguns sinais que podem indicar se alguém está usando seu CPF indevidamente, são:

  • Você está recebendo cobranças de dívidas que não reconhece?
  • Chegou a receber ligações de escritórios de cobranças por estas dívidas?
  • Você teve seu nome negativado, o nome sujo, por uma dívida que você sequer tem conhecimento?

Se alguma dessas situações aconteceu com você, é muito provável que você tenha sofrido uma fraude e existe alguém usando seu CPF, e sujando o seu nome por ai.

Monitoramento do seu CPF:

Além de estar atento aos sinais de que você foi vítima de fraude, o melhor é tentar se antecipar ao problema e fazer um monitoramento regular da sua situação.

Isto pode ser feito em órgãos de proteção ao crédito como Serasa e Boa Vista.

Nestes sites, você deve fazer uma consulta da sua situação, e se houver alguma dívida ou pendência financeira que você não reconhece ou não consumiu, é um sinal que você sofreu foi vítima de um golpe de fraude de CPF.

Então se você deseja saber se estão usando seu CPF o quanto antes, fazer monitoramentos rotineiros, pelo menos todo mês, é uma ótima forma de descobrir rapidamente algum problema desse tipo.

O que acontece se outra pessoa estiver usando meu CPF?

Se você ficou sabendo que existe outra pessoa usando seu CPF, é importante entender muito bem como você pode ser prejudicado por isso.

Os golpistas normalmente usam seus dados principalmente para:

  • Empréstimos e/ou financiamentos em seu nome;
  • Compras a prazo em seu nome com o uso do seu CPF;
  • Aplicação de golpes com outras pessoas, se passando por você e utilizando seu nome;

Qualquer uma dessas situações é um grande problema que você irá enfrentar, além de causar danos a sua imagem e reputação que podem ser difíceis de se contornar.

Em qualquer um desses casos, o fato de alguém estar usando o seu CPF indevidamente, pode acabar deixando seu nome sujo.

Ou seja, com dívidas negativadas em seu nome, lhe dando uma fama de mau pagador que pode lhe atrapalhar bastante em alguns momentos importantes de sua vida.

O que fazer quando estão usando meu CPF?

Antes de qualquer coisa, se você sofreu um golpe e descobriu que alguém está usando seu CPF, o mais indicado é que você procure fazer o quanto antes um Boletim de Ocorrência.

Lembre-se que isso pode ser feito online de maneira simples no site da delegacia online do seu estado.

Se você teve seu documentos roubados ou furtado, ou perdeu, e acredita que este é o motivo pelo qual você alguém está usando seu CPF, é importante que você também busque notificar no sistema do SPC Brasil, através do serviço de SPC Alerta de Documentos.

carreira

Por meio deste serviço, sempre que algum lojista consultar seu CPF nos produtos do SPC para avaliar se irá autorizar ou não uma venda a prazo ou algum serviço do tipo, o próprio lojista verá que seus documentos foram furtados.

E, dessa forma, poderá evitar uma fraude na compra, caso não seja você no momento, evitando, assim, que outra pessoa se passe por você nesta compra.

Posso ficar negativado quando outra pessoa usou meu CPF?

Sim, se alguém usar seu CPF de forma indevida e contratar algum serviço em seu nome, e não pagar, você pode ficar com o nome negativado, também conhecido como nome sujo.

Os principais casos que alguém usando seu CPF de forma indevida pode levar a deixar seu nome negativado são:

  • Não pagamento de parcelas de um empréstimo ou financiamento contratado em seu nome;
  • Não pagamento de parcelas de uma compra a prazo feita em seu nome;
  • Abertura de conta de telefonia, internet, ou qualquer outra conta em seu nome, e que não tenha as faturas pagas;

Em qualquer um desses casos, você será prejudicado por uma dívida negativada.

O que poucas pessoas sabem, é que você possui alguns direitos e é possível resolver a situação, sem que seja necessário pagar estas dívidas que na verdade não são suas.

Nesse tipo de situação, você possui direito a ter seu nome limpo, o seu Score de crédito reparado, e também receber uma indenização em dinheiro por todo esse problema enfrentado.

👉 Usaram seu CPF indevidamente e seu nome está negativado? Você pode receber uma indenização!

Como ser indenizado quando outra pessoa usa meu CPF?

Se você descobriu que existe alguém usando seu CPF indevidamente, e isso lhe rendeu alguma dívida negativada, deixando seu nome sujo, você tem boas chances de receber uma indenização.

E a Resolvvi pode lhe ajudar nesse tipo de caso de maneira super simples.

É necessário somente que você faça um cadastro no site, descrevendo a sua situação e os problemas enfrentados por conta disso, e anexando o comprovante de nome negativado.

É importante também falar que o comprovante de nome negativado é uma prova essencial para solucionar seu caso. É possível conseguir esse comprovante de forma muito simples, como você pode ver neste passo a passo.

Depois que você completar o cadastro, a Resolvvi irá cuidar de todo o resto, tratando de toda burocracia envolvida.

O processo na Reolvvi é 100% online, e você só irá pagar se ganhar, e depois de ganhar, uma taxa de 30% do valor da indenização em dinheiro recebida.

👉 Usaram seu CPF indevidamente e seu nome está negativado? Você pode receber uma indenização!

Por: Bruno Arruda

Fonte: Resolvvi

Imagem: resolvvi