Como saber se já tenho direito de me aposentar?

0

Antes de saber se você já pode se aposentar, o principal é saber se você pode sair perdendo financeiramente se solicitar a aposentadoria por agora.

No dia 13 de novembro, a Reforma da Previdência vai completar seu primeiro ano, e ainda existe um grande número de pessoas que não sabem de quando e com quanto irão se aposentar e isso é extremamente normal, principalmente em virtude das várias regras de transições criadas após a reforma.

Antes da reforma, muitos trabalhadores estavam próximos da aposentadoria, tanto ela por idade ou por tempo de contribuição, outros cidadãos até haviam cumprido todos os requisitos quando a reforma foi definitivamente publicada.

E para todas essas pessoas é recomendado fazer um planejamento previdenciário antes de requerer a aposentadoria para evitar prejuízos financeiros.

Esse serviço que poucos especialistas em direito previdenciário realizam é um estudo aprofundado da sua vida contributiva/laboral. Trata-se de uma análise das possibilidades de aposentadoria e pode gerar um impacto significativo no valor do benefício, isso por esperar mais alguns anos antes de requerer o benefício ou por reconhecer outros anos que não constam no INSS.

Ninguém aceita um emprego sem saber antes qual será o valor do salário e da mesma forma deveria ser sobre a aposentadoria, porém, muitas pessoas fazem o pedido da aposentadoria sem o devido planejamento e depois vivem insatisfeitos pelo resto da vida com o valor que receberam.

Não seja esse tipo de pessoa, garanta o melhor benefício com um advogado especialista em direito previdenciário.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo por Glaucia Diniz de Moraes bacharel em direito formada pela Universidade Católica Dom Bosco. Adaptado por Jornal Contábil