Como saber se tem outra pessoa usando meu CPF?

0

Infelizmente inúmeras são as fraudes realizadas no Brasil, outras pessoas utilizam dados como CPF de terceiros indevidamente, e muitas vezes a pessoa que está sendo fraudada nem desconfia.

Para que isso não aconteça com você é muito importante saber se estão utilizando ou não seu CPF, para ser possível evitar problemas no futuro.  

Tem um método específico para saber se estão usando meu CPF? 

A resposta para essa pergunta é não, não existe nenhum método específico e preciso para identificar se outra pessoa está utilizando os dados do seu CPF.

Entretanto, nem tudo está perdido, pois, existem formas de se prevenir e nós vamos te explicar algumas delas. 

Você necessita de atenção aos sinais e monitorar com frequência a sua situação, ou seja, estar sempre atento caso algo diferente de sua rotina ocorra, como, por exemplo, ligações de cobranças que você não conhece, recebimento de ligação de escritórios por estar com dívidas que não reconhece, ter seu nome negativado por uma dívida que você não sabe de onde veio. 

Esses são alguns sinais importantes que você precisa se atentar, pois, situações como essas podem indicar que alguém esteja usando seu CPF indevidamente. 

Saiba como realizar o monitoramento do seu CPF

É importante estar atento às informações que mencionamos anteriormente para se antecipar caso seu CPF esteja sendo usado por terceiros, porém mais um passo importante é consultar seu CPF.

Existem duas maneiras de realizar a consulta gratuita, pelo Serasa e Boa Vista, em ambos os sites, é possível realizar a consulta da situação do seu documento, caso exista alguma dívida ou débito financeiro que você não saiba de onde vem, pode ser possível te ajudar a identificar a fraude. 

Confira abaixo o passo a passo para realizar a consulta do seu CPF ‘online’.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

Saiba como realizar a consulta do seu CPF no serasa online

  1. Acesse o site serasa.com.br
  2. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”
  3. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso
  4. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha. Ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo. Faça a verificação
  5. Você terá duas opções para verificação e para receber um código: e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme. Etapa final! Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS.
  6. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.

Após realizar esse passo a passo você terá em sua tela as informações referentes à consulta do CPF e caso você esteja com alguma pendência, é possível usar as informações para regularizar sua situação quanto antes.

Como consultar meu nome no Boa Vista?

A Boa Vista também disponibiliza informações gratuitas sobre seu CPF através do portal Consumidor Positivo. Confira o passo a passo para realizar sua consulta.

  1. Acesse o site do Consumidor Positivo
  2. Inicie o cadastro com o seu CPF.
  3. Preencha seus dados pessoais para criar a conta.
  4. Faça a confirmação da sua conta.

Após a criação da sua conta, é possível que você verifique a situação do seu CPF.

Estão usando meu CPF e agora? 

Em primeiro lugar, se você encontrar uma fraude e descobrir que alguém está usando seu CPF, realize um B.O, lembre-se de que isso pode ser feito facilmente no site da delegacia de polícia online de seu estado. 

Caso seus documentos sejam roubados, furtados ou perdidos e você acredita que por isso alguém está utilizando o seu CPF, é importante que você busque também a notificação no sistema SPC Brasil através do serviço SPC Alerta de Documentos. 

Ressaltando que se alguém utilizar seu CPF de forma indevida e contratar algum serviço em seu nome, e não pagar, você pode acabar ficando com o nome negativado, também conhecido como nome sujo.

Entretanto, muitos brasileiros não sabem que pode resolver essa situação, porém, para isso acontecer você necessita buscar a ajuda de um advogado para te orientar e cuidar do seu caso, afinal as situações podem variar e cada uma ter a sua necessidade.