Como se formar como contador?

0

Ciências contábeis é um dos cursos mais tradicionais das universidades brasileiras. É raro ter uma universidade pública ou particular que não ofereça este curso, porém o grande número de vagas ofertadas faz com que a concorrência não seja tão alta na maioria das instituições.

Contabilidade também é uma das profissões que mais absorve profissionais no mercado, toda empresa de pequeno, médio ou grande porte ,necessita de um profissional para exercer essa profissão.

Sobre a contabilidade

A Contabilidade exige bastante habilidade com números, cálculos e legislações, é classificado, na maioria das instituições, como humanatas, uma mistura de exatas com humanas e o profissional é denominado de contador ou contabilista.

O curso, que necessita de aprovação no Ministério da Educação (MEC) para funcionar, forma o profissional como bacharel e tem duração média de 4 anos podendo ser ofertado no formato presencial ou ensino a distância (EAD),

A grade curricular  se divide entre matérias  de matemática,  de direito ,administrativas e claro de contabilidade. Para a conclusão do curso é exigido uma monografia ou trabalho de conclusão de concurso (TCC).

Segue abaixo algumas das matérias exigidas pela formação.

Na área de matemática

Lógica Matemática

Matemática Financeira

Probabilidade e Estatística

Na área de direito 

Direito Comercial

Direito Empresarial

Legislação Social e Trabalhista

Legislação Tributária

Nas área de economia e administração

Administração Financeira

Comportamento Organizacional

Macroeconomia

Mercado Financeiro

Planejamento Estratégico

Sistemas de Informação Gerencial

Nas áreas contábeis

Análise das Demonstrações Contábeis

Análise de Custos

Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento

Auditoria Contábil

Capital de Giro e Análise Financeira

Contabilidade Comercial

Contabilidade do Agronegócio

Contabilidade Financeira

Contabilidade Fiscal e Planejamento Tributário

Contabilidade Internacional

Contabilidade Social e Ambiental

Contabilidade Pública

Controladoria

Estrutura das Demonstrações Contábeis

Orçamento Público

Teoria da Contabilidade

Qual a função do contabilista?

O profissional de ciências contábeis é de suma importância para o futuro de uma empresa, seu trabalho pode definir se uma empresa continua ou não competitiva no mercado, além disso o mesmo é responsável pelo controle de receitas, despesas e lucros da instituição.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

O contador também é responsável pela regulamentação, pagamento de impostos, analisar contratos para que estejam de acordo com a lei tanto pelo ponto de vista fiscal quanto como econômico.

Suas decisões são ouvidas pela maioria dos empresários em decisões e são indispensáveis  para realização de vários  negócios.

O profissional deve ter um vasto conhecimento de legislação da área e precisa ficar conectado a todas as tendências da economia e atento a todas  alterações fiscais  atualizadas pelo governo.. 

Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Depois de formado,é preciso ter o registro do CFC para exercer a profissão, e para isso, é preciso realizar um exame e ser aprovado. Atualmente  existem mais de 520 mil profissionais registrados.

Mercado

O mercado contábil normalmente é bastante aquecido, e no momento, a realidade não é diferente, por ano mais de mil universidades formam profissionais para o mercado, mesmo assim, há escassez de profissionais, logo o índice de empregabilidade é bem alto. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cerca de 94% dos profissionais estão empregados ou trabalhando na área, colocando a profissão no top 10  de taxa de ocupação no país.

Onde estudar e como entrar

Como já foi dito antes, existem inúmeras universidades oferecendo o curso de ciências contábeis, algumas públicas e gratuitas. 

De acordo com o RUF (Ranking Universitário da Folha), os melhores cursos universitários do país são:

UFMG – Publica

UFRJ   – Pública

PUCSP – Privada

UFRGS – Pública

UFSC – Publica

USP – Publica

UNB – Publica

UFPR – Pública

UFPE  – Pública

UFC – Pública

Se repararmos os dados acima vemos que  a maioria das universidades top 10 são públicas, e para ter acesso a elas é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por vestibular. 

No ENEM as provas são divididas em 4 áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação , com prova divididas em 2 dias, e também na modalidade impressa e digital, novidade para o ano de 2020. 

Já no vestibular, cada universidade  escolhe o tipo de prova a aplicar, no geral são duas fases divididas em matérias básicas na primeira fase e matérias específicas/redação na segunda fase. Geralmente as matérias específicas são matemática e história.

Qual nota preciso para cursar contabilidade?

No geral a média de pontos para ser aprovado em contabilidade pelo SISU é de 658,80 pontos, mas é possível ser aprovados com notas menores,  na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Ponta Porã, o último convocado teve como nota 581,79 pontos. 

Já o curso com maior nota de corte, é a  Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (UFRN) que exigiu  768.86 pontos. 

Já a UFMG, considerado o melhor curso do país, o corte fica em 714 pontos. As pontuações mínimas variam não apenas pelo número de pessoas que concorrem a vaga  como também pelo número de vagas que são oferecidas.