Como solicitar laudo médico do INSS através da internet?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passam por perícias médicas para a concessão ou a prorrogação de benefícios previdenciários ou assistenciais não precisam mais sair de casa para solicitar os laudos. Estes são emitidos pelos peritos na internet por meio da plataforma Meu INSS, no serviço “Laudos Médicos”. 

Quando o segurado faz o requerimento de um benefício por incapacidade junto ao INSS, ele passa pela perícia médica federal, que atesta ou não a incapacidade para o trabalho.

O laudo médico é o documento emitido pelo perito federal com as informações da avaliação médica realizada no segurado. Este documento é importante para avaliar se o perito federal considerou todos os documentos médicos apresentados no dia da perícia, se ele relatou tudo que foi passado pelo segurado, se foi ou não constatada a incapacidade para o trabalho e o motivo, dentre outras questões.

Sendo assim, devido ao grande volume de pedidos de cópia de laudos médicos junto ao INSS e a impossibilidade de agendamento presencial nas agências, o INSS disponibilizou este serviço online através do portal “MEU INSS”, 

Nos casos de cópia de processo com laudo médico realizada por procurador ou por entidade conveniada, é obrigatória a apresentação de procuração com consentimento expresso do titular do benefício para acesso ao laudo médico.

“Em caso de inexistência da documentação comprobatória junto à tarefa, o servidor responsável pela análise deverá emitir exigência solicitando a regularização do pedido”, explica a portaria.

Como fazer o pedido do serviço

É bastante simples. Basta seguir o passo-a-passo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Laudos Médicos”, que aparece em destaque na tela inicial;
  • Clique em “Selecionar” e aguarde;
  • Para acompanhar, basta clicar em “Laudos Médicos”;
  • O seu pedido será atendido em até 48 horas.

Como acompanhar e receber a resposta do laudo

  • Clique em “Laudos Médicos”, que aparece em destaque na tela inicial;
  • O seu pedido será atendido em até 48 horas.

Em caso de alguma dificuldade, o segurado pode ligar para o número 135 e solicitar o pedido.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.