Com as práticas do mundo moderno de hoje e com a criação da tecnologia, tudo se torna mais fácil, muito mais ágil e prático.

E com isso o Instituto Nacional do Seguro Social mais conhecido como INSS também acabou se modernizando.

Hoje já é completamente possível que os seus contribuintes tenham o acesso a qualquer informação no conforto de sua casa.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Basta o contribuinte possuir uma computar, tablet, celular que tenha acesso a internet, que poderá conseguir ver todos os benefícios que o INSS oferece para os seus contribuintes.

Os aposentados, pensionistas ou até mesmo os beneficiários do INSS, tem acesso para consultar os serviços disponíveis, dentre eles o extrato do INSS, extrato de pagamentos de benefícios do INSS, extrato INSS para declarar o imposto de renda.

Dentre estas informações, o INSS conta junto com a empresa de tecnologia Dataprev para ajudar no processamento de dados e informações, este trabalho de informações é feito junto com o Ministério da Previdência Social.

O INSS é um órgão ligado diretamente ao governo junto ao Ministério da Previdência Social e tem abrangência nacional.

A sede fica em Brasília, e é lá que fica toda a responsabilidade por este órgão.

Este é o órgão que retém fundos de contribuição dos funcionários e dos empregadores, o objetivo, é arrecadar estes fundos e repassar para os mesmos.

Como funcionam os benefícios do INSS?

A principal vantagem de contribuir com o INSS, é a garantir do recebimento de aposentadoria quando a pessoa atingir a idade e o tempo de trabalho previsto pela lei.

Auxilio- doença quando o funcionário tiver que se ausentar do trabalho por motivo de saúde, seja essa doença adquira dentro ou fora do trabalho, aposentadoria por invalidez, reabilitação profissional, auxilio acidente entre outros benefícios.

A aposentadoria é algo que beneficia milhões de brasileiros que não podem mais trabalhar, sejam aposentados, inválidos, doentes psiquiátricos, doentes degenerativos, entre outros.

O sustento dessas pessoas é recebido pelo governo, mas não é por isso que se pode descuidar dos recebimentos, extratos e etc.

Tudo tem que ser acompanhado e conferido para que não exista nenhum erro futuro e nem injustiças do sistema.

 Como retirar o extrato do INSS?

Hoje em dia existe a facilidade de se consultar muitas coisas pela internet, o que facilita muito a vida do aposentado.

No site do Dataprev é possível consultar o extrato do seu INSS online, para realizar essa consulta pela internet basta acessar o seguinte site: http://portal.dataprev.gov.br.

O site da Previdência é completo e traz todas as informações necessárias para tirar as dúvidas de quem não está procurando algo sobre sua aposentadoria.

E o extrato de benefício do INSS?

Lá ainda é possível averiguar e consultar outros benefícios como o auxílio doença, salário maternidade, etc.

O site vai pedir o número do benefício e alguns outros dados como medida de segurança, que você tem realmente algo para consultar dentro deste site, assim você obterá seu extrato do INSS.

valor do INSS dificilmente passa de um salário mínimo vigente, salvo casos diferenciados em que o aposentado contribuiu com uma parcela maior para o INSS.

Mas para a maioria dos trabalhadores que levaram uma vida contribuindo com o estado, é isso que recebem no final, quando estão velhos e fracos e quando mais precisam de conforto.

Mas infelizmente ainda é assim, mas há países que nem aposentadoria tem, por isso devemos lutar para manter e aumentar esse direito.

CONSULTA EXTRATO INSS

O contribuinte do INSS pode acessar o extrato INSS para consultar saldo, verificar se algum desconto de consignados foi debitado da sua conta caso o beneficiário tenha feito, se houve desconto de imposto de renda, e no final do documento ainda consegue verificar o valor liquido a ser recebido.

Para os aposentados e pensionistas é uma vantagem este tipo de extrato por que podem com antecedência ver o novo valor de benefício.

Não existe nenhuma dificuldade para se obter este extrato, basta ter as documentações e numerações em mãos e seguir os passos adequados, tipo:

  • Número do beneficio
  • Data de nascimento do beneficiário
  • Nome do beneficiário
  • CPF do mesmo

Como é completamente compreensivo que mesmo que vivemos em um mundo moderno, que pode existir aquelas pessoas que não tem acesso a uma tecnologia, basta ir em alguma agencia bancaria da Caixa Econômica Federal para fazer a retirada de seu extrato do INSS.

As pessoas que continuam contribuindo podem verificar seus vínculos empregatícios e suas contribuições, além de acompanhar sua situação junto ao Instituto nacional do seguro social, o contribuinte que tenha em mãos seus documentos e sua carteira de trabalho é possível simular o tempo de contribuição para efeitos de aposentadoria.

Também a outras opções de consulta de extrato do INSS pela internet, como: extrato INSS para Imposto de Renda; consulta situação do benefício do INSS; cartão de concessão e memória de cálculo; certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS; certidão negativa de débitos; agendamento INSS; extrato de pagamentos INSS.

Tudo isso é em favor de fazer a vida das pessoas ficarem mais fácil, evitando que elas encarem um sistema burocrático, chio de filas.

Como o mundo por inteiro tem se modernizado, nada dificulta que os sistemas do governo façam o mesmo em favor de seus contribuintes.

Via Leandro Markus

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida