Carteira de Trabalho: Saiba como tirar segunda via

0

Se você acabou perdendo a sua carteira de trabalho e agora está desesperado pois está em momento que precisa muito dela, não fique mais preocupado, pois você veio em busca de ajuda no lugar certo e eu tenho certeza que aqui, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a emissão da segunda via carteira de trabalho.

Além de falarmos um pouco sobre esse segunda via carteira de trabalho, você ainda poderá saber quais são os documentos necessários para que você faça essa solicitação, além de diversas outras informações importantes, que irão te dar uma melhor direção sobre o que fazer em relação a sua segunda via carteira de trabalho.

Então segue ligadinho no artigo e não deixe de acompanhar nenhum dos tópicos, pois todos eles são muito importantes.

Como e quais são as formas possíveis de emitir a segunda via da Carteira de Trabalho

A emissão da segunda via carteira de trabalho, não é feita através do site do Ministério do Trabalho (MTE).

Porém, você pode fazer o agendamento da sua visita até o MTE através do site oficial da instituição.

Em muitos casos, esse agendamento ao menos funciona, e de qualquer forma, a pessoa terá que comparecer, sem agendar, na instituição, para realizar a sua solicitação.

Nesse caso, se você preferir ir diretamente a instituição do Ministério do Trabalho, sem agendar a sua visita antes, você pode fazer isso.

Além disso, também é possível que você ligue para a Central de Atendimento do MTE (Ministério do Trabalho) e peça mais informações sobre o que você deverá fazer.

Como é feito o agendamento no site?

Se você deseja realizar o agendamento da sua visita no Ministério do Trabalho, para ter horário marcado e um dia estipulado para ir e resolver o seu problema sem precisar se preocupar, basta que você siga o passo a passo que será dado para facilitar a sua vida e para que você consiga resolver os seus problemas com uma maior rapidez.

Confira:

  • O primeiro passo a ser dado, é entrar no site oficial do Ministério do Trabalho (MTE);
  • Serão solicitados alguns dados e outras informações sobre você;
  • Você logo verá a opção “Tipo de Atendimento”, clique nela e em seguida, clique também na opção “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”, para que eles possam saber sobre o que se trata a sua visita;
  • Tendo informado a sua localização, logo será apresentada uma listagem de pontos nos quais o Ministério do Trabalho atende e você deverá escolher um;
  • Escolha também, a data na qual você deseja comparecer no MTE e o horário mais viável para você;
  • Informe mais alguns dados e agende sua visita.

Documentos necessários para a realização da solicitação de segunda via Carteira de Trabalho

Para solicitar a segunda via carteira de trabalho, são solicitados alguns documentos pessoais, é claro, assim como também são solicitados em diversos outros casos.

Logo, se você deseja saber quais são os documentos solicitados para que a sua segunda via carteira de trabalho seja emitida, basta que você leia a lista a seguir:

  • Algum comprovante de residência.Lembrando que o mesmo deve conter o seu CEP;
  • O seu documento original de identificação com foto (por exemplo, RG ou CNH);
  • Caso você ainda seja solteiro, terá que apresentar a sua Certidão de Nascimento e no caso de já ser casado, apresente a sua Certidão de Casamento;
  • Também é solicitado um comprovante da carteira anterior, como por exemplo o extrato do PIS ou FGTS, que contém o número da mesma;
  • Caso a sua solicitação de segunda via carteira de trabalho, seja por causa de mau estado de conservação da sua, você terá que apresentá-la;
  • E caso você esteja solicitada a sua segunda via carteira de trabalho por causa de roubo, será necessário que você apresente um boletim de ocorrência (B.O).

Quais são os documentos necessários para resgatar seus registros antigos da minha Carteira de Trabalho anterior?

Caso você queira resgatar os seus registros anteriores, para ter em sua nova carteira, todos os lugares onde você trabalhou e todas as demais informações necessárias, você terá que apresentar documentos como:

  • Algum recibo de resgate do FGTS;
  • A sua homologação;
  • Comprovante de que você recebeu o seu seguro-desemprego;
  • Um Contracheque;
  • E também um recibo de férias.

Carteira de Trabalho Digital, como ela funciona?

Você está nesse desespero todo e mal sabe que não precisa disso.

Sabe porque? Porque hoje em dia, não é mais necessário ter a sua carteira de trabalho de papel em mãos, pois agora ela é digital.

Isso mesmo.

A carteira digital é mais prática e as empresas contratam e assinam por meio dela.

Ela possui um aplicativo, pelo qual você poderá baixar no seu smartphone, seja ele na versão Android ou IOS.

Com ela, você poderá ter acesso aos seus benefícios, os seus contratos, entre diversas outras possibilidades.

Então não perca tempo e baixe ela agora no seu celular para não ter mais com o que se preocupar.