Quando fazemos uma campanha de performance, somos ensinados a já pensar como será nosso funil.

Primeiro temos que apresentar o cliente ao nosso produto/serviço; depois temos que fazer ele interagir com a solução; e aí ele já está na cara do gol, é só empurrar para dentro.

É comum que o primeiro contato seja mais explicativo; que depois haja um remarketing assumindo que a pessoa já teve esse primeiro contato e tentar fazer ela experimentar de alguma forma; e finalmente fazer anúncios mais agressivos assumindo que a pessoa já está namorando o que oferecemos.

E se você quiser saber porque essa estrutura é tão replicada até hoje, você pode simplificar com uma frase curta: porque ela funciona.

Esse funil é ideal para acompanhar a jornada do consumidor até a compra.

Esse é um conceito consolidado e eu não estou aqui para reinventar a roda e dizer que ele não existe, mas o o que sabemos hoje é que essa trilha não é a mesma para todos.

Você precisa descobrir como é a jornada do seu consumidor e adaptar o seu funil para ela.

O novo consumidor

As diferenças nas jornadas de compra ocorrem por causa do acesso à informação que cada um tem e a sua relação com o consumo dela.

O celular já é um parceiro para os consumidores.

As pessoas levam ele consigo para todos os lugares, inclusive para as lojas.

Agora elas podem pesquisar diretamente sobre o que ela tá comprando e não depender apenas do que as empresas dizem.

Então ao invés de só utilizar as informações que os profissionais de marketing oferecem, os clientes vão atrás de opiniões em avaliações de outros consumidores, blogs, vídeos no Youtube e onde mais eles possam encontrar alguma coisa sobre o que eles querem comprar na internet.

Isso faz com que a trilha antes linear se modifique podendo ser muito maior ou mesmo menor. 

Isso faz com que a trilha antes linear se modifique podendo ser muito maior ou mesmo menor.

Sempre que seu cliente se depara com algo que ele não sabia, a sua jornada pode fazer um desvio e se iniciar novamente agora com outro foco. 

Cada detalhe novo, é um novo mundo de informações que ele pode explorar e fazê-lo retornar ao início de sua trilha.

O fator pandemia

Um novo detalhe se soma a este novo consumidor. 

A nova forma de comprar.

O interesse dos consumidores em fazer compras online, alavancado pelo isolamento social, aumentou MUITO e melhor, deverá permanecer após a pandemia, revela a pesquisa Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo do Brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva.

Foram ouvidas 2.006 pessoas de 72 cidades de todos os estados do país.

Como podemos ver, este é um cenário que veio para ficar.

Confira a imagem abaixo algumas das últimas notícias do ecommerce….promissor, não?

Portanto, se o seu negócio, de alguma forma, pode utilizar o ecommerce para vender seus produtos/serviços, este é o momento para investir. 

Ilustro este raciocínio mostrando os dados de venda de um cliente quando inicíamos o trabalho e agora, após 1 ano e sob o efeito da pandemia. 

É claro que o aumento das vendas não se justifica apenas pela pandemia, visto que a empresa já vendia perto de 100mil, mas sem dúvida este foi um fator que ajudou e muito nos seus resultados. 

Início do trabalho (Jul/2019)

Faturamento de menos de R$ 5mil em julho de 2019

(Jul/2020)

Faturamento previsto de quase R$ 200mil em julho

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