O Google AdSense é uma ferramenta de afiliados que foi construída pelo Google.

Nela, os responsáveis por um blog ou um site podem exibir os anúncios do buscador.

Quando essa publicidade recebe um clique, eles são remunerados. 

A ferramenta tem várias vantagens como: cadastro gratuito, possibilidade de personalizar o anúncio conforme o design da marca e a chance de aumentar a renda no conforto da sua casa. 

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet com o Google? 

Neste artigo, vamos abordar as principais informações sobre o Google AdSense. 

  • Afinal, o que é o Google AdSense?
  • Como funciona o Google AdSense?
  • Por que anunciar com o Google AdSense? 
  • Quais são os tipos de anúncios do Google AdSense?
  • Como ganhar dinheiro com o Google AdSense? 
  • Como se cadastrar no Google AdSense? 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo.

E para acessar um guia compledo de Google Adsense, veja aqui.

Afinal, o que é o Google AdSense? 

Trata-se de uma plataforma criada pelo Google.

Ele publica os anúncios dos seus clientes em várias páginas na internet. 

Geralmente, os anúncios aparecem em uma portal de notícias ou em um blog.

O formato mais comum da publicidade é por meio de banners. 

É sem dúvida uma boa ideia para ganhar dinheiro.

Sem dúvidas, essa ferramenta é uma das mais utilizadas na internet, uma vez que o Google não cobra cadastro nem taxa para mantê-lo ativo na plataforma. 

A receita que foi adquirida com os anúncios é distribuída entre o usuário e o Google. 

Outro ponto positivo é que a ferramenta permite personalizar os anúncios de várias formas.

Assim, é possível adicioná-lo em sua página conforme o design do portal. 

Além disso, os recursos do Google AdSense são bastante práticos.

Não é necessário ter conhecimento avançado em programação, códigos ou outras plataformas da internet. 

O sistema é prático, e o Google tem diversos tutoriais para ensinar o usuário a trabalhar com a ferramenta. 

O maior buscador do mundo sempre tenta pensar na experiência do usuário.

Por isso, ele busca aprimorar as ferramentas para construir uma plataforma cada vez mais completa. 

Como funciona o Google AdSense? 

Grande parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre como o programa funciona.

A boa notícia é que ele é mais simples do que parece. 

Para se ter uma ideia, a ferramenta é utilizada por milhões de anunciantes pelo mundo, seja por pequenos, médios e grandes empreendedores. 

No entanto, antes de trabalhar com o AdSense, é importante entender alguns pontos para aproveitar os recursos da melhor forma possível. 

Muitas empresas que estão buscando como ganhar dinheiro com Marketing Digital, podem se aproveitar do Google.

Formato de anúncios 

Muita gente não sabe, mas o próprio usuário é quem estabelece quais são os tipos de anúncios que serão exibidos nos sites e blogs. 

A flexibilidade é fundamental quando trabalhamos no ambiente online.

Por isso, você define qual anúncio quer ou não exibir. 

Na prática, isso quer dizer que a ferramenta não publicará anúncios que fogem do padrão do seu público. 

Se você tem um site voltado para o universo infantil, por exemplo, pode bloquear anúncios com fotos de mulheres de biquínis, carros luxuosos ou outros conteúdos que afetam o desenvolvimento das crianças. 

Quando o responsável pelo site define o tipo de anúncio, ele também pode modificar as cores que foram estabelecidas pelo Google. 

A ferramenta também permite ajustar os formatos da publicidade conforme o espaço que tem disponível em sua página. 

Remuneração 

O processo de monetização do Google é bastante prático.

Você é remunerado quando o usuário clica em uma das publicidades que são exibidas em seu site. 

Porém, não basta apenas clicar no conteúdo.

Se o usuário clicar e sair da página imediatamente, o clique não é contabilizado. 

Outro ponto importante é que a pessoa responsável pela página deve esperar atingir um valor mínimo para solicitar o resgate. 

Por isso, deve-se ter um planejamento de qualidade e seguir as regras do Google para solicitar o pagamento. 

Relatórios 

Uma das principais vantagens do Google AdSense é que a ferramenta tem relatórios completos sobre a performance dos anúncios. 

Dessa forma, você consegue monitorar o desenvolvimento dos anúncios e descobrir qual tipo de conteúdo é mais rentável para a sua estratégia. 

Para facilitar a vida do administrador do blog, a plataforma disponibiliza um aplicativo para acompanhar os dados em qualquer parte do mundo. 

Por que anunciar com o Google AdSense? 

Existem diversos motivos pelos quais um usuário deve investir no Google AdSense.

O primeiro deles é a possibilidade de gerar receita, inclusive, em períodos de crise. 

Se você produz artigos de qualidade em seu blog, terá mais visitantes.

Logo, essas pessoas podem clicar nos anúncios com mais frequência.

Portanto, invista em conteúdos de qualidade e comece a ganhar dinheiro agora mesmo com o AdSense.

Grande quantidade de anunciantes 

Os espaços dedicados a publicidade digital em seu blog nunca ficarão vagos.

Afinal, milhões de empresas investem em mídia paga todos os dias no Google. 

Outra vantagem interessante é a diversidade de anunciantes.

É possível aparecer vários tipos de empresas enquanto o internauta navega em seu site. 

Anúncios de acordo com o seu público 

O Google AdSense se destaca na internet porque os anúncios são exibidos de acordo com o comportamento do usuário no mundo digital. 

Se uma pessoa tem o hábito de pesquisar muitas informações sobre animais de estimação, por exemplo, a chance de receber anúncios sobre brinquedos e comidas para PET é maior. 

Anúncios personalizados 

A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes para o rankeamento do Google.

Ele leva isso muito a sério também na questão de anúncios. 

Devido a esse fator, o usuário pode escolher a quantidade de anúncios que aparecerá na página ou no site. 

A possibilidade de aumentar a renda, personalizar o anúncio e a variedade de formatos influenciam no sucesso do Google AdSense

Quais são os tipos de anúncios do Google AdSense?

O Google AdSense tem vários tipos de anúncios.

O mais conhecido é o anúncio de texto, que é denominado também como links patrocinados. 

Ele é composto de um título e um link.

Quando um usuário clica nesse link, ele é encaminhado para a página do anunciante. 

Os anúncios em formato de gráficos são representados pelos banners, que podem ser visualizados em vários tipos de tamanhos e formatos. 

Banners interativos, vídeos, gifs e outros tipos de animação entram na lista de anúncios Rich Media. 

A chance do usuário clicar nesse tipo de anúncio é maior, uma vez que a interação incentiva o clique do usuário.

Já os blocos de links são formatos mais simples.

Eles tem vários tópicos que correspondem a um determinado tema do site. 

Quanto o usuário clica no conteúdo, ele é encaminhado para uma página de anúncios do buscador. 

O anúncio responsivo é um formato que não pode ser ignorado pelos usuários do Google AdSense.

A ferramenta ajusta os anúncios conforme a tela do aparelho móvel. 

A última opção da nossa lista é o conteúdo correspondente.

Para aplicá-lo em sua página, o usuário precisa respeitar alguns critérios que são estabelecidos pelo Google como tráfego e a quantidade de páginas únicas. 

Nesse tipo de anúncio, o visitante da página tem acesso a vários artigos que foram produzidos pelos patrocinadores. 

A remuneração ocorre quando o internauta clica na matéria que foi recomendada pela página. 

Veja também: Estratégia de Marketing Digital 

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense? 

Após descobrir o conceito de Google AdSense, como ele funciona, quais são os seus benefícios e os tipos de anúncios que existem, vamos entender melhor como ganhar dinheiro com essa ferramenta? 

Você pode aumentar a sua renda com o Google AdSense de duas formas: CPC e a CPM. 

CPC 

Não há mistérios em relação a essa sigla, que significa Custo por Clique. 

O responsável pelo blog será remunerado todas as vezes que uma pessoa clicar em um anúncio que é exibido em sua página. 

Não importa se você tem centenas, dezenas, milhares ou milhões de usuários. 

O valor é calculado de qualquer forma em sua conta. 

CPM

Essa sigla é conhecida como Custo por Mil impressões.

A forma de remuneração é diferente do Custo por Clique. 

Nela, o usuário recebe de acordo com a quantidade de acessos que a sua página obteve. 

O anúncio é calculado quando a página atinge mil visualizações. 

Como se cadastrar no Google AdSense? 

O processo para se cadastrar no Google AdSense é bem simples.

Para isso, basta entrar na página do Google. 

Nela, você deve informar qual é a conta de e-mail que será vinculada a ferramenta. 

Em seguida, adicione outros dados importantes como nome do site e páis de origem. 

Por fim, basta concordar com as regras que são estabelecidas pelo Google. 

É fundamental deixar claro que o Google investiga a sua página ou blog antes de autorizar o cadastro na ferramenta. 

Ele analisa, por exemplo, a qualidade do conteúdo.

Portanto, invista em um material completo para surpreender não só a sua audiência, mas também o Google. 

Quando falamos em conteúdo de qualidade, é necessário ter atenção em diversos pontos. 

  • Escreva um texto que ajude o leitor a solucionar um problema; 
  • Faça um planejamento de pautas para criar um conteúdo completo;
  • Use conteúdos multimídia para promover a interação com o público;
  • Publique conteúdos com frequência;
  • Tenha atenção com os erros de português; 
  • Aplique as técnicas de SEO para alcançar mais pessoas na internet;
  • Use as ferramentas de marketing de conteúdo ao seu favor como Answer the Public, Google Trends, Keyword Tool e Google Keyword Planner. Elas ajudam a buscar conteúdos que estão em alta na internet. 

Um site organizado, com conteúdos de qualidade e publicados com frequência, é fundamental para ter a aprovação no Google Ads e começar a ganhar dinheiro com essa ferramenta.