Como um software para RH otimiza as rotinas do seu negócio?

0

RH e tecnologia – é difícil separar essas duas áreas. Atualmente, a transformação digital “abraçou” o RH de tal forma que até novas siglas foram criadas: e-RH, RH 4.0 e HR tech. Um dos frutos dessa união são os softwares para RH. E podemos esperar o desenvolvimento de ainda mais tecnologias para essa importante área.

De acordo com o estudoTransforming HR through technology” – the use of e-HR and hris in Organizations”, produzido pela Society for Human Resource Management (SHRM), os RHs das empresas estão cada vez mais digitais, gerando otimização e melhorias para os processos.

Neste artigo, discutiremos acerca dos softwares para RH. Falaremos sobre seu objetivo, suas vantagens e funcionalidades. Acompanhe os próximos tópicos!

  • Como um software para RH pode te ajudar?
  • Vantagens de utilizar um software no RH
  • Como a tecnologia pode automatizar as atividades do RH

Como um software para RH pode te ajudar?

Em um contexto mais amplo, podemos dizer que o software de RH ajuda na desburocratização e automatização das demandas. Por que isso é importante? Devemos lembrar que o atual mundo corporativo é considerado volátil, incerto, complexo e ambíguo – VUCA, sigla em inglês.

Esse ambiente dinâmico dá margem para muitas variáveis no cenário empresarial, como: mudanças de tecnologias, do comportamento dos profissionais e das estratégias do negócio. Visto que o atual RH tem um papel central no sucesso da organização, sem o uso de um software na gestão, fica difícil ajudar a empresa a encarar os desafios.

Além disso, o software para RH é a base para a entrega de serviços em nível de excelência. Afinal, os recursos dessa aplicação são baseados na inteligência artificial, no big data, na machine learning  e no people analytics – quatro tecnologias que otimizam demandas da área de recursos humanos.

Vantagens de utilizar um software no RH

Segundo a pesquisaFull Value. Full ST. – How to scale innovation and achieve full value with future systems”, feita pela Accenture, as empresas que utilizam uma abordagem tecnológica são mais estratégicas e bem sucedidas financeiramente do que as que não tem a mesma abordagem.

Essa é uma grande vantagem de usar o software para RH, concorda? Porém, os benefícios não param por aí. A seguir, apontamos outros.

Torna o RH mais estratégico

Dependendo da fase e do propósito de uma empresa, as estratégias utilizadas são modificadas. Por exemplo, se o objetivo é a retenção de talentos, implantar uma política de employee experience seria interessante.

Caso a meta seja potencializar as habilidades do time, um programa de treinamento aliado a uma gestão de competências, pode ser o ideal. Entretanto, inserir metodologias e conceitos sem a ajuda de uma tecnologia, se compara a dar “um tiro no escuro”.

Uma vez que qualquer estratégia precisa ser construída em cima de dados sobre os colaboradores e a realidade do negócio. Essas informações são conseguidas por meio do software para RH.

Tempo para outras atividades

O tempo continua sendo um recurso valioso que, se não usado, é irrecuperável. Para o RH, a perda de tempo é traduzida em queda de produtividade, da qualidade dos serviços e da eficiência das demandas.

Algo que consome muito tempo dos profissionais do RH são as tarefas burocráticas, como: fechamento da folha de pagamento e controle da jornada dos colaboradores. Quando essas atividades são automatizadas por meio do software para RH, o time consegue dedicar tempo e usar suas competências em tarefas importantes.

Sem falar que a tecnologia é capaz de realizar cálculos, lançar informações, integrar dados, elaborar relatórios e armazenar documentos, de forma mais precisa e organizada do que os profissionais internos.

Aumento da produtividade

O software para RH eleva a produtividade da equipe – e os colaboradores querem muito isso. Segundo o estudoHR Technology Strategy and Seletion”, produzido pela Gartner, os profissionais desejam um local de trabalho digitalizado que ofereça personalização, integração e, acima de tudo, otimização das tarefas.

Sem dúvidas, as tecnologias para RH ajudam os colaboradores a atingirem metas e cumprirem tarefas com mais rapidez. Isso é especialmente valioso nessa época de home office e de descentralização do local de trabalho. Visto que, com o software para RH, a distância entre as equipes não será um empecilho para atrasos nas atividades.

Como a tecnologia pode automatizar as atividades do RH

Quais processos o software para RH automatiza? Entre as práticas que são potencializadas, quais podemos destacar? A seguir, apontamos os principais aspectos positivos dessa tecnologia.

Admissão digital e gestão a distância

Como dito, o modelo de trabalho vivenciado nas empresas está mudando. Observamos uma forte tendência para o trabalho híbrido e o home office. Esse cenário abre a oportunidade de contratar talentos profissionais independente da região em que vivam.

Com o software para RH, a empresa pode “mergulhar” nessa nova era. Por meio dos recursos disponibilizados, é possível realizar uma admissão online em questão de minutos. Outro benefício é uma eficiente gestão a distância das equipes.

Onboarding online

Após a contratação, o RH segue com o processo de onboarding do novo colaborador. Por meio do software, essa etapa que envolve treinamento, imersão na cultura da empresa e integração com a equipe, é realizada de forma online. Desse modo, o profissional ingressa na empresa com mais satisfação e direcionamento.

Engajamento da equipe

Um time satisfeito com o ambiente de trabalho, normalmente, é mais engajado com as metas e objetivos da empresa. Com certeza, o uso do software para RH será uma estratégia inteligente para estimular o engajamento dos colaboradores. Afinal, seus serviços terão escalabilidade e potencialidade.

Outras rotinas

Além das vantagens acima, um software para RH pode integrar importantes processos em um só lugar. Entre as funcionalidades, podemos citar:

  • Gestão de férias;
  • Gestão de colaboradores;
  • Fluxo de desligamento;
  • Entrega de holerites;
  • Dados e relatórios.

Assim, o RH passa a ser orientado a dados e adquire tempo para cuidar de seu principal ativo: as pessoas. Abrindo assim o caminho para a implantação de um RH digital, ou 4.0, aprimorando os resultados da empresa através da transformação digital.

Fonte: Convenia

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.