Como usar as redes sociais para conseguir mais clientes no seu negócio

0

É fato que atualmente o digital é o maior meio de propagação de informações existente no planeta.

Seja para buscar notícias, entretenimento ou fazer compras, os usuários da internet estão buscando cada vez mais comodidade e praticidade para fazerem as coisas. E isso é ainda mais otimizado com as redes sociais.

E se tratando de fazer compras, os clientes estão sempre em busca de lojas com market place online.

Portanto, atualmente, muito mais do que importante, é crucial que um negócio tenha seu posicionamento na internet bem estabelecido. 

E, antes de mais nada, o marketing digital é uma das principais ferramentas utilizadas para otimizar essa presença de uma loja nas redes.

Portanto, a pertinência de usar boas técnicas ou contratar serviços de marketing digital é enorme quando se trata de captar novos clientes ou atender virtualmente os clientes que já têm algum vínculo à loja. Existe também a alternativa de comprar seguidores brasileiros. 

Com a evolução da internet, os especialistas em marketing realocaram estratégias do marketing tradicional ou até mesmo desenvolveram novas maneiras de abordar os clientes que, definitivamente, entregam ótimos resultados àquelas lojas que buscam ter melhores resultados no meio digital.  

Em síntese, uma das formas mais acessíveis e que entregam um respaldo rápido, se bem utilizado, é o uso de mídias sociais para atrair mais clientes.

Portanto, nesse texto estão algumas dicas e técnicas sobre como usar melhor as mídias sociais para atrair mais clientes para negócios virtuais.

Invista em anúncios pagos nas redes sociais

As maiores redes sociais dão a seus usuários a opção de impulsionar suas publicações ou suas páginas por meio de anúncios pagos.

Basicamente, esses anúncios entregam conteúdo da página, à escolha do empreendedor ou responsável por cuidar do tráfego pago, para um número amplificado de pessoas proporcionalmente ao valor pago às plataformas de anúncio de cada rede.

Conforme for o público alvo, essas plataformas possibilitam segmentar a região onde ficam as pessoas que serão abordadas, seus interesses, faixa etária e outras especificidades. 

É de extrema importância conhecer as características dos possíveis clientes fazendo um estudo de mercado, uma vez que compartilhar esses conteúdos de forma paga para pessoas que não irão comprar o produto oferecido é uma forma de investir mal o dinheiro.

Afinal, entregar uma ideia a uma pessoa interessada é muito mais pertinente do que se encontrar conversando sozinho com alguém que não dá a mínima importância ao que está sendo dito. 

O mesmo vale para o ato de investir em anúncios pagos nas redes sociais: uma vez que se conhece os possíveis interessados, são poucos os passos seguintes para conseguir convertê-los em clientes.

É um processo básico: o cliente interessado clica no anúncio e é levado até a página de vendas. 

Se a proposta oferecida sobre o produto parecer imperdível ou caso haja identificação com o produto, certamente a compra será efetuada.

Use estratégias de repetição nas redes sociais

Nem sempre os clientes que entram em uma página de vendas são imediatamente instigados a fazer a compra de um produto.

É como quando se passa pelas vitrines de lojas de uma rua com grande movimentação. As pessoas que estão do lado de fora têm sua atenção voltada para fachadas mais chamativas, ou que têm cartazes de promoções agradáveis e convidativos. 

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

Nessas lojas, as pessoas que passam pela rua podem notar que há um número grande de pessoas dentro de algumas ou que em outras há um fluxo menor de clientes.

Todavia, a única coisa que vai condicionar alguém a entrar numa loja supera as estratégias de marketing básicas ou as ações por efeito manada. Isso vai de acordo com a decisão pessoal. 

Por isso, é muito importante que um negócio que está buscando se posicionar digitalmente vise usar estratégias de repetição de conteúdo.

Elas consistem em entregar um mesmo conteúdo periodicamente a pessoas que já demonstraram interesse uma vez por algum produto oferecido pela loja. 

Dessa forma, por meio da repetição da afirmação da ideia de comprar um determinado produto, as pessoas se sentem mais convencidas a se consumirem aquilo que está sendo vendido.

Alguns métodos para fazer isso são:

  • Usar a ferramenta “lista de transmissão” do WhatsApp Business para repetir ofertas com uma boa copy de vendas.
  • Publicar diariamente uma mesma oferta nos Stories do Instagram
  • Abordar periodicamente os possíveis clientes com mensagens amigáveis nas mensagens diretas das redes sociais.

Ter um conteúdo sendo constantemente repetido no feed dos prospectos pode parecer uma estratégia banal e maçante, mas não é! 

Se essa dica for usada com maestria, um empreendimento que usa as redes sociais pode conseguir retornos surpreendentes pelo simples fato de conseguir entrar em partes mais profundas da mente dos futuros clientes usufruindo do fenômeno da repetição. 

Um claro exemplo de que repetir algo firma uma ideia ou conceito são as práticas feitas dentro dos meios pedagógicos, onde nas escolas são ensinados muitos conteúdos por meio da repetição incessante até sua firmação: tabuada, alfabeto, fórmulas básicas, etc.  

E o melhor de tudo é que é uma tarefa simples que demanda apenas determinação do empreendedor ou gestor das redes sociais de uma empresa.

Organizar sorteios

Primeiramente, qual pessoa não gosta de concorrer a prêmios? É difícil conhecer alguém assim.

Por isso, uma das melhores estratégias para conseguir alcançar um público maior para as ofertas de uma loja por meio das mídias sociais é realizando sorteios ou concursos que dão prêmios a seus participantes. 

Basicamente, eles são  uma forma de engajamento orgânico que agrega muito para o aumento do número de seguidores, curtidas e visibilidade da página, como um todo. Isso leva a uma maior possibilidade de conversão de leads.

Por fim, é a ideia principal usar as redes sociais para aumentar as vendas de uma loja. Basicamente, o sorteio em redes sociais é muito semelhante aos sorteios da vida real. 

Mas, para conseguir novos clientes, é interessante que se estabeleça alguns critérios como:

  • Exigir que os participantes marque três amigos por comentário na publicação do sorteio, no caso do Facebook ou Instagram
  • Pedir para que compartilhem a publicação e marque a página da loja

A melhor parte é que a loja não precisa gastar “rios de dinheiro” com os prêmios. Basta que disponibilize algum produto que está em seu estoque para a campanha do sorteio, e pronto!