Como usar as redes sociais para divulgação do seu negócio

0

Talvez você esteja se perguntando se usar as redes sociais para divulgação do seu negócio vale a pena e essencial para fazer crescer sua empresa, certo?

Muitas pessoas se fazem essa mesma pergunta e a resposta é sim!

As redes sociais se tornaram hoje indispensáveis em toda estratégia de marketing. Mas é preciso saber como funciona cada uma, as diferenças e assim, você escolhe qual vai funcionar melhor para o seu negócio.

E é exatamente isso que vamos mostrar para você nesse artigo: as principais redes sociais e entender por que é fundamental utilizá-las para seu negócio.

Quais são as principais redes sociais

Antes de você saber como usar as redes sociais para divulgação do seu negócio, é importante conhecer as principais, saber quais as diferenças entre elas, assim como os benefícios.

E depois de aprender tudo isso, fica mais fácil saber em qual delas vale a pena fazer um investimento maior.

Vamos dar uma ideia bem rápida sobre as redes sociais que mais podem trazer retorno para o seu negócio.

#1 Facebook

Não tem como dizer que o Facebook é a rede social mais conhecida e mais utilizada do mundo.

Através do Facebook, você pode desenvolver uma comunidade em torno da sua marca, criar engajamento com seguidores por meio das publicações, além de permitir um serviço pós-venda bem eficaz.

#2 Twitter

Diferentemente do Facebook, o Twitter possibilita compartilhar mensagens curtas na hora.

É uma excelente rede social de promoção desde que você publique regularmente um conteúdo interessante.

#3 Snapchat

É uma rede social para jovens, sendo ideal para sua empresa se você deseja se direcionar para um público bem específico.

Ao compartilhar fotos e vídeos, você consegue publicar um conteúdo inédito e muito rápido, e assim oferecer a seus seguidores uma imagem simpática e jovem da sua empresa.

#4 YouTube

O YouTube é uma plataforma que permite divulgar vídeos através de um canal e nos mais variados assuntos: culinária, investimentos, beleza, etc.

Para as empresas, criar um canal no YouTube e postar vídeos faz com que ela se comunique de maneira menos formal com sua audiência.

#5 Instagram

Deixamos o Instagram para o final na questão de como usar as redes sociais para divulgação do seu negócio porque hoje é considerada uma das mais eficazes para fazer ele crescer.

O Instagram é baseado no compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração ou mais longo através do IGTV, e é a rede social do momento.

Para seu negócio, você poderá mostrar fotos, compartilhar vídeos ou utilizar os stories para que seus seguidores tenham acesso ao dia a dia da sua empresa.

Lembrando também que no Instagram, é possível fazer parceria com influenciadores para promover sua marca.

Por que trabalhar as redes sociais para seu negócio

Agora que você já viu quais são as principais redes sociais (e claro que existem muitas outras), vamos mostrar porque é necessário para seu negócio criar uma estratégia voltada para as redes sociais:

1. Alcançar mais visibilidade

Hoje em dia, cada vez mais as marcas estão presentes nas redes sociais. É um canal de divulgação muito importante porque faz com que seu negócio alcance mais visibilidade e notoriedade na Internet.

Depois de criar um perfil no Instagram, por exemplo, você pode passar as principais informações sobre o seu negócio: nome, descrição, setor de atividade, site, etc.

Isso permite com que seus seguidores te encontrem mais facilmente e logo, entrem em contato com você.

Além disso, as redes sociais aumentam suas chances de ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa.

2. Gerar mais tráfego

Da mesma forma que um site, é necessário nas redes sociais estar sempre postando, criar um conteúdo de qualidade e interessante para seus seguidores.

Isso faz com que mais pessoas sejam atraídas para a sua página, e consequentemente, alavancar suas vendas.

O ideal é conhecer bem sua audiência e oferecer seus produtos ou serviços para quem está realmente interessado no seu negócio.

3. Entrar em contato diretamente com seus clientes

Com certeza seus clientes seguem a sua empresa nas redes sociais. E a dica é usá-las como um canal de pós-venda.

Responda a todas as mensagens, ajude seus clientes a resolverem um problema, e saiba que os clientes adoram se sentir especiais quando você entra em contato diretamente com eles.

Como promover sua empresa nas redes sociais?

Para começar, separamos aqui um passo a passo:

  1. Defina seus objetivos: os objetivos devem ser claros, assim como os resultados que você espera.
  2. Escolha uma plataforma para a divulgação: a melhor rede social para uma empresa é uma questão particular de cada uma, do produto, do serviço e do seu público. E para escolher a melhor plataforma, é preciso estudar o mercado, as necessidades dos clientes e quais as redes sociais utilizadas pelos concorrentes.
  3. Criar um perfil: o perfil da sua empresa tem como objetivo mostrar quem você é, interagir com seu público, trabalhar com conteúdo, etc.
  4. Página profissional: é preciso ter uma regularidade nas postagens, manter um estilo, oferecer um conteúdo de qualidade.
  5. Atrair o público: para atrair o público é necessário preparar e publicar o conteúdo, responder aos comentários, acompanhar os dados, ajustar as estratégias, etc.

Esses são os passos principais na hora de trabalhar as redes sociais, mas lembre-se sempre que se o seu objetivo é alavancar seu negócio, não deve deixar de fora as redes sociais.

Por que utilizar o Instagram para desenvolver seu negócio

Quando se trata de trabalhar as redes sociais, o Instagram é considerado uma das redes sociais mais influentes do mercado.

Infelizmente, muitas empresas preferem usar outras redes sociais, mas o retorno de investimento é bem mais interessante no Instagram.

Com um simples nome de usuário, uma foto, uma breve descrição do seu negócio e publicações pertinentes, é muito fácil promover sua empresa no Instagram.

Veja algumas vantagens de utilizar o Instagram:

  • É possível interagir diretamente com seus seguidores e assim ter um contato mais próximo;
  • Representa a melhor taxa de engajamento em comparação com outras redes sociais;
  • Oferece várias ferramentas para conhecer mais a fundo sua audiência;
  • Permite criar uma marca poderosa para seu negócio;
  •  Possibilidade de fazer parcerias com influenciadores.

Vale lembrar aqui uma dúvida muito comum: se comprar seguidores para o Instagram é ou não legal.

Então, não é ilegal desde que os seguidores sejam perfis reais e ativos, assim como a empresa deve respeitar as políticas de privacidade dos usuários.

Hoje em dia, muitas empresas estão comprando seguidores, principalmente aquelas que estão se lançando agora no mercado. E por que isso?

Porque perfis com poucos seguidores não gera muita credibilidade. É uma questão quase que psicológica, pois ninguém vai querer seguir uma empresa que não tenha muitos acessos.

Conclusão

Depois de tudo o que você acabou de ver aqui sobre trabalhar as redes sociais para crescer seu negócio, lembre-se que é uma necessidade.

Só em pensar na capacidade de atrair mais clientes, melhorar os resultados da sua empresa e aumentar sua visibilidade e notoriedade, já vale a pena.

E para obter sucesso, respeite seu público, concentre-se em um conteúdo de qualidade e mostre que você é um especialista no seu segmento.