Como utilizar o certificado digital na declaração do IR 2022?

Utilizar essa ferramenta digital reduz o tempo de preenchimento.

A tecnologia usada a favor do homem e de forma correta é sempre muito bem vinda. Buscando agilidade e praticidade, o contribuinte pode contar com um aliado no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A certificação digital é uma assinatura eletrônica com todos os dados do seu titular, seja pessoa física ou empresa. A tecnologia utiliza chaves criptográficas – em arquivo digital ou token – para gerar essa identidade exclusiva e segura. 

Na prática, o Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Geralmente, esse documento digital é utilizado para comprovar as informações de transações tributárias, como emissão de notas fiscais, contratos e até mesmo Imposto de renda.

Os contribuintes podem declarar o Imposto de Renda de forma simplificada por meio do certificado digital. O certificado digital reduz em até 40% o tempo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Com o certificado digital, o contribuinte não precisa baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador. O preenchimento pode ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).

Ao acessar o e-CAC com o certificado digital, o contribuinte adquire várias vantagens como consultar as declarações enviadas nos últimos anos, o que possibilita o cruzamento de dados, o preenchimento das informações e ainda, reduz as chances de cair em malha.

Imposto de Renda 2022

O certificado digital é cada vez mais utilizado no Imposto de Renda, pois permite acessar a declaração de anos anteriores, realizar o pré-preenchimento automático, consultar dados reais de pagamentos e até retificar de forma facilitada.

Para isso, é preciso:

  • Acessar o Portal do e-CAC;
  • Selecionar entrar com gov.br;
  • Na janela que abrirá, selecione a opção certificado digital e siga as instruções da página para onde você será remetido.

Depois de criar a sua conta gov.br ou se já tiver uma, acesse o e-CAC selecionando a opção “certificado digital”. Ao acessar, selecione a opção Meu imposto de renda (extrato DIRPF). Em serviços, procure o tópico “declaração” e selecione a opção “preencher declaração online”.

Declarações de anos anteriores

As declarações de Imposto de Renda podem ser acessadas pelo Portal e-CAC utilizando o certificado digital.Pelo site, é possível acessar as declarações  de anos anteriores, assim como solicitar a cópia dos documentos.

Essa funcionalidade permite mais transparência em relação às informações prestadas e garante menos chances de erros devido a facilidade do cruzamento de dados.

Pré-preenchimento automático

Para gerar a declaração pré-preenchida do IRPF, é necessário selecionar a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” depois que acessar o Portal e-CAC usando o certificado digital.

Com a declaração pré-preenchida, é possível fazer tanto a declaração completa, quanto a simplificada. O documento traz informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

Dados reais de pagamentos 

Os valores reais do Imposto de Renda retido na fonte e de eventuais atividades imobiliárias e de saúde são gerados automaticamente na declaração de Imposto de Renda pré-preenchida a partir do cruzamento com:

  • Declarações das fontes pagadoras (DIRF);
  • Declarações das pessoas jurídicas do ramo imobiliário ou equiparadas (Dimob);
  • Declarações dos prestadores de serviços de saúde (DMED).

Retificar o Imposto de Renda

Quando o contribuinte observar que enviou alguma informação errada ou que esqueceu de colocar algum dado, a retificação da declaração do Imposto de Renda pode ser feita diretamente no Portal e-CAC usando o certificado digital.

É possível retificar as declarações dos últimos cinco anos. Para isso, é preciso ter o número que recebeu da declaração entregue que deseja corrigir. É possível resgatar o número no próprio Portal e-CAC em “Cópia do Recibo de Entrega” na seção Meu Imposto de Renda.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.