18°C 28°C
Uberlândia, MG

Como verificar a autenticidade da nota fiscal?

Como verificar a autenticidade da nota fiscal?

18/02/2021 às 02h00 Atualizada em 18/02/2021 às 05h00
Por: Gabriel Dau
Compartilhe:

Verificar a autenticidade da nota fiscal eletrônica (NF-e) faz parte do dia a dia de qualquer organização.

Continua após a publicidade

Isso porque são esses documentos que registram a venda e a compra de determinado produto ou serviço, proporcionando informações imprescindíveis para a administração da organização.

Assim, será possível acompanhar os resultados financeiros, gerenciar os estoques e realizar o controle contábil e fiscal.

Dessa forma, é fundamental desenvolver um processo satisfatório de retirada de notas fiscais, pois isso melhora o controle sobre as operações e assegura a eficiência do cumprimento das obrigações fiscais.

Além do mais, no setor tributário, o recolhimento errado de impostos ou a inconsistência nas informações fornecidas podem ocasionar prejuízos para o negócio.

Continua após a publicidade

Então, continue a leitura e saiba como avaliar a autenticidade da nota fiscal eletrônica (NF-e)!

NF-e como ferramenta estratégica

A cada nova prestação de serviço, você deve emitir a NF-e, que ficou muito mais fácil de ser emitida devido  a modernização do sistema de notas, adotado pelo Governo Federal, passando a circular em um ambiente digital no formato XML, abandonando o uso de papel.

Por ser um sistema digital de ponta, a NF-e é emitida com toda a segurança necessária e praticidade, com os dados sendo encaminhados diretamente para a Receita Federal.

A nota fiscal é um direito e é bastante útil em situações como devolução de produto ou problemas com o mesmo, além de ser essencial na hora de cumprir as obrigações fiscais.

Continua após a publicidade

Nela constam informações de extrema importância, tais como em qual local o produto foi adquirido, quando ele foi adquirido, número de série, marca, tipo e valor.

Por isso é importante que todos os dados que constam nela sejam autênticos, facilitando a vida do gestor na hora de acompanhar a movimentação financeira do seu negócio e se precaver contra fraudes e sonegação de impostos, assim tornando a NF-e uma ferramenta estratégica para seu negócio.

Onde pesquisar sobre a validade da nota fiscal?

Para saber a validade da nota fiscal, é preciso realizar uma consulta no site nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Desse modo, para verificar a validade do documento, é necessário efetuar 4 etapas:

  1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica;
  2. Clique no campo “consulta NF-e completa”;
  3. Digite a sua chave de acesso da NF-e;
  4. Certifique a validade do seu documento.

É importante destacar que a chave de acesso se encontra no DANF-e (Documento Auxiliar da NF-e).

É preciso, então, que você o tenha em mãos para identificá-la.

Na maioria dos casos, o fornecedor encaminha o DANF-e impresso ou por e-mail para a organização, de maneira que você consegue ter acesso a esses dados.

Se, por acaso, você não obteve o documento, é necessário que realize a solicitação.

Outra eficiente solução é a utilização de softwares de gestão de NF-es que sejam capazes de efetuar o registro automático das chaves de acesso de cada nota retirada e que, por isso, representam uma ferramenta satisfatória para o serviço.

Nessa situação, basta pesquisar, em seu software, o número da nota correspondente.

Como melhorar a conferência da autenticidade das notas?

É preciso conhecer as melhores ações para realizar uma boa gestão e a conferência da autenticidade das notas fiscais de sua empresa.

Já na aquisição de um produto, ou na chegada do mesmo ao estoque da empresa, deve-se  iniciar o processo de avaliação da NF-e, sendo que a NF-e tem que ser emitida pelo fornecedor e entregue aos funcionários de sua empresa, para que saibam o que aguardar na entrega.

A verificação das notas deve ser alinhada com outros setores da empresa, e essencialmente pelos responsáveis pela compra, que devem olhar se a nota emitida é de fato de algum produto adquirido.

Também é necessário ao entregar a nota saber se o produto foi entregue de maneira correta, sendo que o mesmo deve ser lançado no estoque quando a conferência for realizada.

Um modo de facilitar este processo é através da ordem de compra, assim simplificando a gestão de entrada de novos produtos na sua empresa.

Realize um planejamento setorial

O primeiro passo para certificar a eficácia na conferência da emissão de notas fiscais acontece bem antes do surgimento do documento propriamente dito.

Tudo inicia na fase do planejamento.

Esse é o momento em que o gestor estabelece quais serão as ações e rotinas adotadas no âmbito do setor responsável pela retirada de notas fiscais e de outros documentos.

É fundamental elaborar regras a respeito das rotinas de retirada e conferência de notas fiscais.

Isso faz com que os funcionários envolvidos estejam preparados para atender às solicitações exigidas pelo gestor.

Desse modo, o planejamento setorial garante que os colaboradores saibam das práticas, da sua importância e da relevância para a regularidade de suas tarefas.

Isso garantirá que os colaboradores envolvidos adotem a conferência como uma tarefa rotineira, tão comum quanto a retirada da própria nota fiscal.

Invista em conhecimento técnico

Outro importante fator para certificar a segurança e a precisão das informações associadas às notas fiscais retiradas pela sua organização está relacionado ao conhecimento a respeito da legislação contábil, das obrigações fiscais, dos tributos e das penalidades aplicáveis em situação de recebimento errado de tributos ou de inexatidão dos dados fornecidos ao fisco.

Por essa razão, é fundamental investir na constante capacitação e no aperfeiçoamento dos funcionários que são diretamente responsáveis pelo setor fiscal e contábil de sua organização.

Confira rigorosamente o documento

Além de certificar a retirada do documento fiscal, é essencial que a organização saiba da necessidade da conferência do recebimento de notas fiscais.

Além de analisar o cumprimento de todos os requisitos exigidos e do preenchimento dos campos obrigatórios, é primordial analisar se a tributação está correta.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Contrate uma empresa especializada

Para assegurar a emissão de notas fiscais, é indicado contar com a ajuda de um apoio técnico especializado.

Diversas organizações não apresentam contador trabalhando diretamente nas dependências do estabelecimento, entretanto, necessitam desses profissionais para certificar a regularidade de suas ações.

Dessa forma, veja a viabilidade de contratar uma assessoria terceirizada e que apresente disponibilidade de acabar com todas as dúvidas a respeito do preenchimento e da autenticidade da nota fiscal sempre que for necessário.

Além do mais, a ajuda desses colaboradores proporciona mais acesso a qualquer informação técnica aprofundada e que ajude no regular andamento dos processos contábeis e fiscais de seu negócio.

O que é necessário ter para que o documento seja válido?

Toda NF-e apresenta uma estrutura padrão de campos a serem preenchidos para sua validação, conforme você confere a seguir.

Informações gerais da NF-e

O primeiro grupo presente na nota reúne as principais informações sobre a venda, como o dia em que ocorreu, a identificação da NF-e (série e número), a finalidade, o tipo e outros dados.

Informações do emitente

Os dados do emitente correspondem à empresa que está efetuando a venda de produtos. Sendo assim, aqui, você encontra o CNPJ, o endereço e outras informações da organização.

Informações do destinatário

O dado do destinatário refere-se a pessoas ou ao negócio que está comprando os produtos.

Nesse campo, é preciso que você encontre o CPF/CNPJ, o endereço, o e-mail e outras informações do comprador.

Dados dos produtos e impostos

Aqui, é informado tudo a respeito dos produtos, como descrição, código de barras, códigos CFOP, NCM e CEST, quantidades e preços.

Também é anotado o imposto aplicado na operação.

Valores totais da NF-e

Após descrever todas as informações dos produtos e impostos, a NF-e traz a totalização de tudo que foi comercializado.

Dados de transporte

Se os produtos têm que ser transportados, as informações da empresa detransporte vêm registradas neste campo.

Dados de pagamento

A NF-e ainda traz o meio e a forma como a mercadoria foi paga com dados de cartão e informações sobre troco.

Portanto, é preciso certificar a autenticidade da nota fiscal, sendo necessário verificar as informações preenchidas nos campos mencionados.

Além do mais, um sistema para essa finalidade pode contribuir significativamente para a agilidade dos processos.

Sistema de emissão de notas

A solução mais utilizada diante deste cenário é o uso do sistema de emissão de notas, muito usado para otimizar seu trabalho, além de verificar a validade das informações e garantir a segurança de dados fiscais.

Emissor de notas fiscais online

O primeiro passo, é escolher um emissor de notas online, rápido e seguro, e é aí onde o Emitte entra.

Além de ser o emissor mais completo do mercado, com o Emitte você só paga pelo que usar, sem burocracia, basta inserir seu certificado digital e começar a emitir suas notas fiscais de uma forma simples e prática.

Layout intuitivo

Nosso layout é intuitivo.

Basta você colocar as informações necessárias, lembrando de verificar se não esqueceu de colocar alguma informação essencial, assim garantindo 100% de acerto na hora da emissão.

Emita suas notas de onde estiver através do app Emitte para Android e iOS, além de contar com a opção de utilizar uma impressora bluetooth.

Por que usar o Emitte?

Possui busca automática de dados cadastrais, além de enviar automaticamente o XML para o cliente.

Além disso, você não precisa se preocupar com Backup ou perda de dados.

Todos os seus dados estão armazenados na nuvem.

Seja como você resolve assuntos ligados à gestão financeira de sua empresa, o importante é sempre estar com as suas obrigações fiscais em dia.

Você gostou deste post?

Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Instagram!

Fonte: Emitte

Imagem: emitte

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 28°

30° Sensação
2.57km/h Vento
51% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 15h29
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 -0,89%
Euro
R$ 5,54 -0,83%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 354,096,09 +1,28%
Ibovespa
125,009,47 pts 0.65%