Confira 3 dicas para encontrar e negociar com fornecedores do exterior

0

Encontrar fornecedores no exterior pode parecer uma jornada complicada, mas existem maneiras simples de alcançá-los e, com isso, melhorar a visibilidade da sua empresa fora do Brasil.

Além disso, é fundamental lembrar da importância em fazer a avaliação detalhada de bons parceiros de negócios, com estrutura para que a gestão de logística ocorra sem qualquer tipo de problema.

Com a tecnologia aplicada aos processos de logística atualmente, é possível utilizar diversas ferramentas para encontrar fornecedores que compõem boas alianças.

Uma delas, é o Big Data. 

Nesse setor, o uso traz benefícios e informações essenciais, com a possibilidade de análise, rastreio e o acompanhamento do relacionamento do Brasil com o exterior, permitindo acesso a um conhecimento sobre possíveis fornecedores.

A LogComex tem o intuito de oferecer o que há de mais novo em soluções para o segmento de logística e por isso criamos o Commodities, um recurso que possibilita a pesquisa de mercadorias e produtos com até oito dígitos, que são cadastrados no NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), o que viabiliza a procura por provedores desses itens. 

Mas além dessa opção, que é segura e ajuda a conseguir o contato de empresas fortes, também existem outras formas.

Separamos uma lista para você:

Marque presença em eventos

Sua empresa precisa ser vista para ser lembrada e participar de eventos já ajuda a negociar com novos clientes.

Mas a busca por fornecedores pode se tornar ainda mais fácil, quando há muitas pessoas do mesmo setor reunidas em um único lugar.

Eventos e feiras são os principais meios de fazer networking, por isso não deixe de frequentar esses ambientes.

Faça contato com representantes e distribuidores

Com a busca por fornecedores estrangeiros, é essencial estabelecer contato com os representantes e distribuidores que trabalham com as marcas e empresas no Brasil.

Ainda assim, é importante ter em mente que mesmo com essas conexões comerciais feitas, o responsável pelas negociações e a importação seja o representante, sendo que o trabalho logístico seria feito pela sua empresa.

Realize buscas online

O networking também pode acontecer online, seja por buscas diretas pelos fornecedores fora do país pelos representantes que atuam no Brasil.

Ferramentas como LinkedIn e o Google Business podem ser o ponto de virada para encontrar empresas que farão a diferença no seu negócio.

Além do Commodities, a LogComex pode ajudar fornecendo com toda a tecnologia necessária para o segmento de logística, com produtos que facilitam toda a gestão de negócios, importações e exportações.

Por Helmuth Hofstatter

Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado.