Confira 3 ofertas de crédito consignado e como contratar os empréstimos

De antemão, é preciso entender do que se trata o empréstimo consignado, bem como as vantagens ao optar por esta modalidade. 

Nesse sentido, a categoria de crédito em questão, funciona de forma que o débito gerado no empréstimo, é descontado diretamente da folha de pagamento do salário ou benefício do consumidor. Sendo assim, é comumente contratado por servidores públicos, e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dado que estes possuem uma maior garantia que sua renda mensal será depositada. 

É preciso entender, que parte da renda do consumidor ficará parcialmente comprometida, antes mesmo dela ser depositada na conta, visto que a folha de pagamento do solicitante do empréstimo funcionará como uma garantia que a dívida será paga. Diante disso, o credor fica mais assegurado, o que por sua vez, pode gerar ofertas mais favoráveis ao cliente, em comparação a outras modalidades de crédito. 

Vantagens do empréstimo consignado

Como brevemente introduzido, o empréstimo consignado pode ser mais vantajoso ao cliente, mediante as condições mais favoráveis que a modalidade oferece. Sendo assim, confira quais são elas: 

  • Prazo mais longos para quitar os débitos; 
  • Mais facilidade para contratar; 
  • Taxas juros menores que outras modalidades de crédito. 

Contudo, vale ressaltar, que é sempre preciso analisar bem a oferta de crédito, visando garantir se é uma boa alternativa para você. Isto porque, dependendo do caso, os empréstimos podem gerar dívidas a longo prazo, portanto, é necessário estar ciente que será possível arcar com o débito durante o período. 

Quem tem direito ao crédito consignado?

O crédito consignado é geralmente destinado a servidores públicos e beneficiários do INSS, todavia, é possível que ele seja contratado pelos seguintes perfis:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos em geral (municipais, estaduais e federais); 
  • Trabalhadores CLT da iniciativa privada; 
  • Militares das Forças Armadas. 

Ps: Vale ressaltar, que as condições de empréstimo irão variar conforme o perfil e a instituição financeira em que será feita a operação. 

Dito isso, continue lendo e confira alguns bancos autorizados a conceder empréstimos consignados, bem como suas condições de contratação. 

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock
Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

3 instituições que ofertam empréstimos consignados

Caixa Econômica Federal 

A caixa fornece os empréstimos consignados com uma taxa de juros mensais no percentual de 1,49%. O banco disponibiliza a modalidade para todos os perfis citados no tópico acima. 

Como o débito é descontado diretamente da folha de pagamento, o valor, bem como outras questões que envolvem o empréstimo, irá depender do quanto é recebido mensalmente pelo consumidor (salário, benefício ou pensão). Cabe salientar que a dívida não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal do consumidor. 

Para solicitar os empréstimos na Caixa, será preciso se dirigir pessoalmente a uma unidade do banco, portando consigo, RG, CPF, comprovante de residência, além de um documento que comprove o recebimento da pensão, benefício ou salário. 

Banco do Brasil  

Já o Banco do Brasil, oferece mais informações em relação a sua oferta de empréstimos consignados. Neste sentido, a instituição oferece créditos que podem ser divididos em até 96x, de modo que é possível pagar a primeira parcela após passado 180 dias. Desta forma, a dívida será descontada mensalmente da folha de pagamento do cliente. 

Contudo, para ter acesso aos empréstimos é necessário que o consumidor tenha convênio com o banco, além de possuir um limite de crédito junto ao BB.  É possível, pedir a transferência de empréstimos contratos em outras instituições para o Banco do Brasil. 

Para solicitar, basta acessar o aplicativo BB, e pedir o empréstimo totalmente online, não sendo necessário comprovar o motivo do pedido, além de não precisar sair de casa para ter acesso aos valores. 

Cabe salientar, que o empréstimo está sujeito a aprovação cadastral e das condições do produto, o que irá variar conforme o cliente. 

Banco Santander 

O Santander possui condições parecidas com as da Caixa Econômica, a medida que a dívida não poderá comprometer mais 30% da renda mensal do cliente. Além disso, o banco também fornece empréstimos consignados a servidores públicos, empregados da iniciativa privada e aposentados e pensionistas do INSS. 

No que diz respeito às regras do empréstimo consignado, o crédito poderá ser dividido em 84 parcelas. A taxa de Custo Efetivo Total (CET), irá variar entre 1,20% a 2,79% ao mês. 

O pedido do empréstimo é feito de forma 100% digital, através do site ou aplicativo do banco. Ademais, será necessário reunir a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, e um documento que comprove o recebimento de pagamentos mensais. Através das plataformas da instituição será possível simular seu empréstimo. 

Ao pedir os créditos no Santander, o consumidor estará sujeito a análise de crédito. 

Comentários estão fechados.