Confira 4 dicas de sucesso para empreendedores do setor têxtil

Indústria têxtil cresceu 36% entre janeiro e maio de 2021, e possui expectativa de movimentação de R$ 57,5 bilhões ainda este ano.

Assim como outros segmentos, a indústria têxtil passou por grandes transformações. Se no início do isolamento social o cenário era preocupante, agora, o mercado começa a se recuperar.

Segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), houve um aumento de 36% na produção têxtil entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período de 2020.

Ainda de acordo com a instituição, a expectativa é que a produção cresça 7,4%, alcançando dois milhões de toneladas fabricadas. Já em relação à receita, espera-se 9,2% de aumento em relação a 2020, atingindo R﹩ 57,5 bilhões.

Além das cifras, os produtos mais procurados pelos consumidores também mudaram. É o que aponta o estudo Beauty & Fashion Trends, realizado pelo Google. Nele, o moletom se tornou essencial no guarda-roupa de muitas pessoas, por exemplo, tendo aumento na procura de 91,4%.

Já as buscas por pijamas subiram mais de 1000% no ano. Isso mostra que acompanhar o ritmo de mudanças no consumo é um grande desafio para empreendedores, mas, se feito da maneira correta, pode alavancar vendas e trazer resultados muito positivos.

“Ingressar no universo do empreendedorismo requer uma série de conhecimentos e cuidados. Por isso, estudar as mudanças de mercado e adaptar os processos da sua empresa às novas exigências é essencial para o seu sucesso, especialmente em tempos de alta concorrência. É preciso dedicação e estratégia em todas as tomadas de decisão”, explica Francisco Ferreira, CEO e cofundador da BizCapital.

Pensando nisso, a BizCapital, fintech de soluções financeiras para PMEs, listou as principais dicas para quem está começando ou para quem já atua no ramo. Confira:

Fique atento às mudanças

Como citado acima, ficar de olho nas principais tendências é um dos principais pontos para quem empreende no setor têxtil. Por isso, antecipar-se às novidades e necessidades dos consumidores é crucial.

Marque presença em eventos exclusivos para o segmento, leia conteúdos e páginas de redes sociais que falem sobre o tema e faça conexão com profissionais que tenham compatibilidade com o ramo e, claro, o formato da sua empresa.

Busque autenticidade

O mercado têxtil oferece centenas de opções tanto para fornecedores, quanto para o consumidor final. Por isso, é preciso se destacar em meio à tanta concorrência.

Investir em soluções sustentáveis, tecnologia e qualidade do produto são alguns caminhos a serem traçados.

Ao buscar identidade para a marca e comunicar seus valores, você tem grandes chances de se tornar referência e conquistar seu espaço no mercado.

Controle as finanças

As margens praticadas na indústria podem ser apertadas, principalmente, porque no segmento também há concorrência internacional.

Portanto, é importante manter um controle de gastos que inclua diversos pontos como custos de produção e matérias-primas, mão de obra, despesas comerciais, marketing, comunicação, depreciação, amortização, entre outros.

Simplifique os processos e encontre recursos que facilitem a gestão financeira, ofereçam taxas reduzidas e respeitem o seu tempo.

Faça uma boa gestão do processo produtivo

Mapeie todas as etapas da produção e como uma se conecta com a outra, além de observar os gargalos.

Assim, será possível integrar as atividades da fabricação do produto e, consequentemente, promoverá melhorias nos resultados, evitando que o processo seja refeito e economizando, mais uma vez, tempo e dinheiro.

Sobre a BizCapital

BizCapital é uma fintech que nasceu em 2016, com o propósito de oferecer acesso e recursos para que pequenas e médias empresas brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do país. Um sistema de soluções que vão do crédito empresarial à conta PJ, passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo, simplificação da jornada do empreendedor.

Comentários estão fechados.