Confira 5 habilidades essenciais para profissionais de TI!

Ser da área de TI nunca foi fácil, mas se tornou infinitamente mais desafiador nos últimos anos

O apetite aparentemente insaciável por inovação em todos os setores alterou drasticamente o que é preciso para ter sucesso. Como resultado, os profissionais de TI de hoje precisam urgentemente repensar as aplicações de suas organizações para atender às expectativas cada vez maiores dos clientes por experiências digitais excepcionais. Ao mesmo tempo, eles precisam inovar rapidamente para atender a nova demanda do trabalho remoto e híbrido.

 Nesse cenário de mudança, 89% dos profissionais de TI no Brasil relatam que as habilidades e qualidades que definem o sucesso evoluíram nos últimos quatro anos. Os profissionais de elite tiveram que adaptar sua abordagem, aprender novas habilidades e implementar novas soluções para permanecer no jogo.

Aqui estão cinco áreas críticas nas quais profissionais de tecnologia que querem acelerar sua carreira devem se concentrar nos próximos meses e anos de acordo com o relatório Agents of Transformation 2022, da AppDynamics:

Seja orientado por resultados

Para os líderes de TI, não basta implementar e manter ambientes, também é preciso ser capaz de monitorar e observar propriedades de TI e vincular diretamente o desempenho aos resultados de negócios. Usar insights em tempo real para otimizar a experiência digital é fundamental para que isso aconteça.

Aprimore o pensamento crítico

Profissionais de elite devem ser capazes de interpretar dados e identificar tendências. Isso significa encontrar maneiras de eliminar o ruído de dados provenientes de um ambiente de TI cada vez mais fragmentado e dinâmico. Isso ajudará a gerar insights que podem aprimorar as abordagens.

Trabalhe em toda a organização 

Os profissionais de TI hoje devem ser capazes de colaborar com um conjunto mais amplo de partes interessadas, tanto dentro quanto fora da organização. Isso significa dedicar um tempo para envolver, entender e aprimorar as equipes em diferentes áreas da empresa, ao mesmo tempo em que estabelece relacionamentos próximos com parceiros e fornecedores confiáveis.

Seja proativo e ágil 

Os profissionais precisam ser capazes de adotar uma abordagem proativa e ágil que possa ajudá-los a se preparar para futuras demandas. Em particular, isso significa garantir que habilidades e conhecimento necessários para liderar a mudança causada pela aceleração da transformação digital que sofremos nos últimos dois anos, em que o mundo passou a confiar em aplicativos e serviços digitais em quase todas as áreas de suas vidas.

Pense como um líder de negócios primeiro

Os profissionais devem ser capazes de demonstrar o insight, a visão e a credibilidade para moldar a estratégia com base em métricas de negócios em tempo real. A desconexão tradicional entre a TI e os negócios está desaparecendo e, de fato, 92% dos profissionais de TI brasileiros agora se consideram líderes de negócios.

Novas ferramentas e cultura para uma nova era

No entanto, essas novas habilidades também devem ser acompanhadas por novas ferramentas. Ter uma visão de negócios sobre a disponibilidade de TI e os dados de desempenho é fundamental para identificar problemas que realmente importam. Isso ajuda a priorizar as adversidades que têm o máximo impacto nos negócios.

A cultura também conta. Os profissionais de TI de maior destaque devem ser capazes de operar em um ambiente que lhes permita crescer e prosperar, com uma cultura e liderança de apoio. Essa mudança de cultura está acontecendo. Equipes de TI estão deixando para trás o combate a incêndios dos últimos dois anos e adotando uma abordagem mais proativa à inovação, prontas para aproveitar as oportunidades que estão por vir.

Mas não se pode sentar e esperar que isso aconteça. Agora é a hora de todos investirem em si mesmos e garantirem que tenham as habilidades, o suporte e as ferramentas de que precisam para impulsionar a inovação e reimaginar seus aplicativos em um ambiente cada vez mais complexo, dinâmico e em nuvem.

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