Confira 6 filmes sobre empreendedorismo para maratonar

Selecionamos 6 filmes sobre empreendedorismo que trazem grandes lições de superação de desafios. Confira!

O cinema sempre teve a função de encantar e inspirar. O mesmo acontece entre os empreendedores e gestores. Os filmes podem motivar grandes insights e promover transformações em negócios reais. Por isso, selecionamos 6 filmes sobre empreendedorismo que trazem grandes lições de superação de desafios. Confira!

1) Fome de poder

O filme retrata a trajetória da rede de fast food McDonald’s e como esta se tornou a primeira grande cadeia de fast food em escala mundial e como os irmãos McDonald perderam o negócio que construíram. Acreditação, poder de negociação e comodismo são dois pontos chaves para entender a história da marca.

Michael Keaton interpreta o empresário Ray Kroc, que teve um insight em um restaurante de beira de estrada como um modelo de negócio alimentício inovador que oferecesse agilidade e outros diferenciais aos clientes em um processo em cadeia.

2) Walt antes do Mickey

Trata-se de um filme biográfico sobre Walt Disney que retrata diferentes fases dos negócios Disney e da própria vida do empresário – uma jornada tortuosa e cheia de desafios. A criação do personagem Mickey Mouse desencadeou uma série de eventos que o levou a construir um império do entretenimento, tornando-se uma das marcas mais valiosas do mundo.

O filme é cheio de ensinamentos sobre liderança, foco e resiliência, importantes para quem deseja empreender. Além do planejamento e do desejo, há ainda muito esforço, ação e foco para tirar uma ideia do papel e torná-la um negócio rentável. Além disso, o filme traz muitas lições sobre branding e gestão de marcas ao longo do tempo.

3) A rede social

Pode ser clichê, mas este filme deve estar na lista de todos os empreendedores. O filme conta a história de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, e proprietário de outras marcas do universo digital.

A obra mostra como Zuckerberg é um empreendedor nato, apesar dos grandes desafios e desencontros que teve na sua vida pessoal e de negócios. Grandes disputas por propriedade intelectual, retorno devido de investimentos e questões de relacionamento também ficam evidentes na sua trajetória. O filme mostra ainda como Zuckerberg focou na necessidade dos usuários na criação de novos produtos desde o início da sua carreira.

4) Coco, antes de Chanel

Por trás de uma das maiores marcas de luxo do mundo, há uma história sensível e, por vezes, controversa. Ícone da moda e de transformações sociais, principalmente entre as mulheres, uma vez que o uso de calças e a queda do espartilho apertado, foi uma contribuição da estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, este filme biográfico traz também detalhes sobre a sua vida, sobre a necessidade de adotar posturas masculinas em uma época sem grandes oportunidades e sobre a importância de ter coragem para inovar e propor ideias fora do convencional para se tornar uma referência.

5) Girl Boss

Na verdade, não se trata de um filme, mas de uma série exclusiva da Netflix. A série é baseada no livro escrito pela própria “Girl Boss” Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados do mundo da moda.

Sophia começa criando peças a partir de roupas de brechó customizadas e vendendo no eBay. Apesar de decisões erradas e contratempos, após 8 anos ela tem uma marca multimilionária, referência em moda, a a Nasty Gal.

É ideal para quem busca referências de empreendedorismo feminino, mas também fala sobre como aproveitar pequenas oportunidades, usar a criatividade para começar um negócio do zero e sobre como ideias simples podem ser grandiosas quando bem aproveitadas.

6) A Vida e a História de Madam C. J. Walker

Trata-se de uma minissérie apresentada pelo Netflix. Traz a história empreendedora de Madam C. J. Walker, a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos. Pobre e filha de escravizados, ela superou diversas adversidades e criou uma linha de produtos especializados para cabelos crespos, oferecendo mais autoestima e aceitação do próprio cabelo.

Todo o processo empreendedor de Madam C. J. Walker – inclusive as intempéries – são retratados nesta minissérie, que traz como lições a necessidade de resiliência, a capacidade de inovação dos produtos, a fidelização da clientela e a necessidade de acreditar que é possível.

Gostou das dicas sobre filmes sobre empreendedorismo? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Original de OSP Contabilidade

Comentários estão fechados.