Confira algumas dicas de como passar no exame da OAB

Procurada por bacharéis de direito, advogada e fundadora do COCAJU - Congresso de Orientação de Carreiras Jurídicas, Rolse de Paula, ensina o caminho das pedras.

0

Não basta ser aprovado no vestibular, quem escolhe a carreira de Direito enfrenta mais um desafio, o Exame da Ordem, a prova é obrigatória para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão.

Mas como tornar este caminho menos árduo?

Segundo pesquisa sobre carreira realizada pela Fundação Getúlio Vargas, 75% dos aprovados na OAB passam por pelo menos três exames, o estudo mostra, ainda, que 64% dos aprovados fizeram cursinho preparatório, 77% entendem que a faculdade não ofereceu a preparação necessária para o exame.

Com o objetivo de ajudar jovens estudantes a elevar o índice de aprovação, a advogada com mais de 11 anos de profissão e fundadora do COCAJU – Congresso de Orientação de Carreiras Jurídicas, Rolse de Paula, dá dicas para que a aprovação aconteça logo no primeiro exame.

“Acredito que passar no Exame da Ordem é o primeiro obstáculo da carreira de um advogado, a preparação inclui não apenas intensas horas de estudo, mas também a preocupação com a área emocional dos candidatos, a pressão é extremamente grande e isso pode prejudicar o rendimento. Muitos bacharéis me procuram com diferentes dúvidas, pensando nisso, criei o COCAJU – em 2020, tivemos mais de 3 mil estudantes participando -,  e esse ano, teremos um novo produto que certamente ajudará esses jovens”, comenta a especialista.

Aprovação de primeira

Teste seu conhecimento com simulados e provas anteriores, está uma boa dica para entender o que cai na prova, filtrar conteúdo, se familiarizar com a estrutura da prova e garantir os acertos, além disso já serve de alerta para identificar os pontos fortes e fracos;

Cronograma de estudos

Defina uma carga horário de estudo, crie uma rotina tanto para o corpo quanto para a mente.

A organização é fundamental para quem estuda sozinho, já que garante que o estudo seja contínuo e que, até o dia da prova, o aluno tenha estudado e revisitado todo o conteúdo necessário, de acordo com a sua disponibilidade.

Fontes de estudo

Priorize as matérias voltadas para o Exame da Ordem, isso ajudara de forma estratégica.

Por: Rolse de Paula, advogada, fundadora do Projeto COCAJU – Congresso de Orientação de Carreira Jurídica, Diretora da Associação Brasileira de Advogados em Curitiba, Especialista em Direito Aplicado – Escola da Magistratura do Paraná, “Mentoring” para candidatos da Primeira Fase do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. Também está à frente do RCP Advocacia & Consultoria Jurídica

Áreas de Atuação: Direito Civil, Direito de Família, Direito de Propriedade, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Previdenciário.