Confira alguns dos benefícios para aposentados durante a pandemia

Saiba as principais expectativas de benefícios cedidos a aposentados e pensionistas do INSS em 2021.

0

A pandemia enfrentada desde o ano passado afetou a vida de muitos brasileiros e o isolamento social, apesar de necessário, resultou em grandes impactos econômicos na renda familiar de muitos trabalhadores.

Mas não são só os assalariados que vivem esta realidade incerta, a preocupação do cenário atual e das consequências financeiras ao longo dos próximos anos também é um tormento para os aposentados.

Como forma de moderar a crise pandêmica, no início de março a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que garante o aumento de 35% para 40% da margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Este aumento valerá também para os servidores públicos, militares e trabalhadores CLT, com um prazo de validade até 31 de dezembro de 2021.

Além desta, outras medidas também foram tomadas ao longo da pandemia, como o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 36/2020, que isenta aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS da contribuição previdenciária. 

Para a advogada previdenciária Rogéria Valentim estas são ótimas medidas para preservar suas finanças e garantir dinheiro na hora.

“É tempo de se planejar financeiramente, quem está prestes a se aposentar deve ficar atento aos benefícios divulgados e aqueles que já se aposentaram devem aproveitar toda oportunidade. Não sabemos quando a economia irá se estabilizar”, explica Rogéria.

A crescente pressão sobre os recursos públicos, o aumento do preço dos produtos cotidianos e a maior expectativa de vida de uma forma geral são algumas das preocupações dos aposentados em todo o mundo em relação a pandemia, como aponta o estudo realizado pela consultoria Mercer em conjunto com o CFA, o Índice Global de Sistemas Previdenciários.

Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

Para a advogada, além da força trabalhadora que muito é impactada pela pandemia do coronavírus, os aposentados e pensionistas também precisam de atenção neste delicado momento.

“A nossa Constituição defende que a seguridade social abarca um conjunto de ações para assegurar os direitos do cidadão. É neste momento que se vê a importância da atuação do Estado na preservação da vida, da saúde e da cidadania”, declarou Rogéria.

Neste ano, aposentados e pensionistas do INSS também terão direito a benefícios a partir do próximo mês.

De acordo com a advogada, há uma expectativa de que o governo federal antecipe a primeira parcela do 13º salário em abril, além do 14º salário que já foi aprovado e será liberado ainda em 2021.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.