Confira as novas regras para contadores e técnicos em contabilidade

Conheça a Resolução nº 1.640/21 que atualiza as prerrogativas profissionais de contadores e de técnicos em contabilidade.

Ser um profissional da área de contabilidade não é fácil, tanto os técnicos de contabilidade quanto os contadores devem estar sempre se atualizando para conseguirem exercer as suas profissões com sucesso.

Além de sempre ter que estar atualizado com as mudanças realizadas na legislação, o profissional contábil também deve estar atualizado sobre a sua própria profissão. 

Para ajudar, hoje informaremos você, contabilista, sobre uma atualização nas regras para técnicos de contabilidade e contadores.

Se mantenha atualizado e confira nos próximos tópicos a Resolução CFC  nº 1.640/2021, que atualiza a Resolução CFC nº 560, de 28 de dezembro de 1983, com a finalidade de modernizar a contabilidade e o contexto onde os profissionais da área atuam hoje.

A atualização

A Resolução CFC nº 560/83 estabelece as prerrogativas profissionais de contadores e de técnicos em contabilidade, ou seja, ela dita as regras que devem ser seguidas pelos profissionais de contabilidade no desempenho das suas funções.

Visto que muita coisa mudou de 1983 até 2021, é extremamente importante que as regras da contabilidade brasileira se atualizem para acompanhar as mudanças globais. 

Foi isso que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fez, ele realizou uma atualização nas regras antigas existentes.

A nova resolução também estabelece as atividades compartilhadas, ou seja, que podem ser realizadas por profissionais de outras áreas e por profissionais da contabilidade.

A nova resolução

A nova norma é a Resolução nº 1.640/21, aprovada na Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que foi realizada no dia 18 de novembro. 

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, dia 15 de dezembro.

O documento está dividido em dois capítulos:

  • No primeiro capítulo: são estabelecidas as atribuições que são privativas dos profissionais da contabilidade, grupo formado por contadores e por técnicos em contabilidade. 

Ainda no primeiro capítulo, são citadas as funções que eles podem ocupar e em quais cargos essas atividades podem ser exercidas.

  • No segundo capítulo: são apontadas as atividades compartilhadas, ou seja, aquelas atividades que podem ser realizadas tanto por profissionais da contabilidade quanto por profissionais de outras áreas.

Quando essa resolução entra em vigor?

A Resolução nº 1.640/21 que atualiza as prerrogativas profissionais de contadores e de técnicos em contabilidade entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. Nesse mesmo dia, serão revogadas as Resoluções CFC nº 94/58 e nº 560/83.

Para conferir a nova resolução na íntegra clique aqui.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.