Confira as principais áreas de atuação da administração

0

Não é de hoje que a administração é um dos cursos mais procurados quando o assunto é ensino superior.

Não somente por ser uma das áreas com maior demanda e procura no mercado, mas pela diversidade de setores que o profissional da área pode atuar.

Os profissionais da administração são reconhecidos por agregarem conhecimentos e habilidades muito necessárias no mercado de trabalho, que vão desde gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão comercial e muitas outras.

Se você tem o desejo de ingressar no curso de administração, neste artigo vamos mostrar os 10 principais campos de atuação do profissional formado em administração de empresas.

Principais áreas de atuação da Administração

1. Administrador em Gestão Financeira

É o profissional responsável por gerir as receitas e despesas de uma empresa. Além disso, ele é o principal articulador e responsável por adequar os investimentos da empresa de acordo com os seus objetivos estratégicos de negócios.

O gestor financeiro realiza todo o acompanhamento financeiro da empresa, no que diz respeito desde mapeamento e gestão de custos, pagamento de folha, contas bancárias, prestadores de serviços e todos os demais stakeholders da empresa.

2. Administrador em Recursos Humanos

O administrador responsável por recursos humanos é quem realiza todas as atividades relacionadas a pessoas dentro de uma organização.

Realiza e gerencia desde os processos de admissão, demissão, treinamento dos colaboradores, programa de crescimento (planos de carreira) e também mapeamento de cargos e salários dentro da empresa.

Além disso, também gere todas as obrigações legais da empresa, relacionadas a departamento pessoal e demais comunicações sociais através da internet.

O profissional gestor de RH é o principal responsável por realizar a interface entre colaboradores e demais níveis gerenciais de uma empresa, prezando pela qualidade de vida no trabalho aliado aos objetivos organizacionais.

3. Gestão de marketing

Os Gestores de Marketing são responsáveis por toda a comunicação entre a empresa e seu mercado consumidor.

Trata-se da área responsável por transmitir a essência de uma empresa, os benefícios de seus produtos e serviços e mostrar aos potenciais clientes que a empresa é a sua melhor escolha para resolver um determinado problema.

De acordo com a evolução dos meios de comunicação através da internet e a mudança no comportamento dos consumidores, cada vez mais o Marketing Digital tem se tornado o centro das ações de Marketing das empresas.

Dentro deste contexto, o gestor de marketing avalia os melhores meios de atingir seu público alvo seja através de um Canal no Youtube, Blog com conteúdos do seu nicho, ou Redes Sociais.

4. Logística

Já na gestão logística, o administrador é responsável por toda a cadeia logística da produção, armazenamento e entrega de produtos.

Este profissional precisa conhecer todas as etapas produtivas, desde a compra, alocação de recursos financeiros e físicos, insumos até a conclusão da etapa produtiva e entrega.. 

Não só isso, o responsável pela logística precisa monitorar e garantir a qualidade produtiva e a segurança em todas as etapas do processo logístico.

Para execução do trabalho, contam com a informatização do controle de estoque, envio e recebimento de mercadorias e apoio fiscal/tributário.

6. Comércio exterior

O profissional gestor de comércio exterior (internacional) é responsável por analisar o mercado internacional, buscando novas oportunidades para a empresa, assim como também participa de ações de Marketing e logística.

Além disso, este profissional é amplamente requisitado principalmente por suas habilidades de comunicação em diversos idiomas, sendo os principais inglês e espanhol.

Caso você pretenda seguir nessa área, você precisa já ir estudando um segundo idioma.

7. Auditoria

Normalmente requisitados para desempenhar auditorias e revisão de processos internos e externos de uma empresa.

ISS / Designed by @mindandi / Freepik
Designed by @mindandi / Freepik

Essa revisão vai desde procedimentos básicos e atendimento ao consumidor, ao cumprimento de normas técnicas e de segurança, contabilidade e gestão de pessoas.

O trabalho de um administrador-auditor é avaliar se a empresa está atuando de forma íntegra às leis que ela é regida, regimento interno, legislação trabalhista, entre outras.

Este profissional precisa ter um conhecimento aprofundado na área em que for prestar serviços de auditoria, assim como conduzir da melhor forma todo o processo de auditoria que for realizado, de forma íntegra, cumprindo com as metas e objetivos estabelecidos.

8. Consultoria

Assim como na auditoria, o profissional consultor em administração de empresas normalmente se especializa em uma determinada área, como finanças, recursos humanos, projetos de expansão e entre outros. 

Diante disso, o profissional de consultoria normalmente é solicitado para atender uma determinada demanda de uma empresa, sendo para desenhar e estruturar cargos, salários e planos de carreira ou traçar um plano de expansão de negócios.

Na área financeira, é muito comum realizar a consultoria de alocação de investimento, corte e redução de custos e formatação de preço de venda.

9. Controle de produção

Realizar o controle de qualidade da manufatura é a atividade do administrador responsável pelo Controle da Produção.

Tratando-se de uma empresa cujo o coração é a produção e venda de mercadorias, estamos falando de um dos cargos mais importantes dentro de uma empresa.

Este profissional é responsável por acompanhar desde a compra de materiais e insumos para produção, processos produtivos garantindo qualidade e atendimento da legislação vigente até a entrega do produto final ao setor e logística.

Além disso, dentro desta área, é necessário domínio de toda a cadeia produtiva da empresa 

 e habilidade de inovar, estudando forma de otimizar a produção quanto automatizar e conhecer novas tecnologias que permitam a realização das atividades produtivas.

10. Controladoria

Dentro das empresas também chamado de Controller, este é o profissional que realiza a Gestão Orçamentária de empresas públicas e privadas.

Este profissional possui conhecimentos e habilidades profundas na área financeira e contábil. Ele é o verdadeiro garantidor de que uma instituição irá cumprir com os pagamentos de títulos, fornecedores e também os impostos.

Não só isso, o controlador é um dos responsáveis por avaliar junto com a alta administração, as melhores formas de alocar recursos financeiros e investimentos, visando preservar a saúde financeira ou a geração de receita para a instituição.

Para ser um bom controller, é fundamental o domínio da administração orçamentária, contabilidade, investimentos e visão de mercado.

Conclusão

Diante dessas várias possibilidades, cabe a você escolher entre essas várias áreas de atuação da administração e se especializar em sua área de interesse. 

Esse ainda é um dos cursos mais procurados entre as faculdades e universidades do Brasil, devido à sua abrangência e versatilidade no mercado de trabalho.

Você pode se interessar por: Vantagens do Google Acadêmico