Confira dicas de como construir uma marca de forma econômica

Separamos neste post os principais pontos que você deve ter atenção na hora de criar uma marca forte para o seu negócio, tudo de uma maneira econômica. Confira o conteúdo!

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Se você está iniciando um negócio com vendas online, tem algo que precisa saber: consumidores não compram produtos; eles adquirem marcas.

E não é qualquer marca. Hoje o público procura por certas qualidades, elementos e serviços que farão a diferença no momento da decisão de compra.

E se você acha que precisa de um orçamento enorme para criar isto, você está enganado!

Vamos te mostrar como neste post, com 6 dicas de como construir uma marca de forma econômica.

1. Desenvolva uma identidade visual consistente

Sua marca deve se destacar da multidão e se conectar com os seus clientes.

Você atingirá isto criando uma identidade visual única, que acompanhará tudo o que você fizer.

No dias atuais, a ênfase é na simplicidade, e isso é uma ótima notícia.

Para iniciar, pense em qual é o propósito da sua marca, qual é a mensagem que você gostaria de transmitir e como comunicá-la ao mundo.

Então, monte sua identidade visual com os valores, objetivos e missão da sua marca.

O próximo passo é definir quais plataformas você está considerando utilizar, já que cada uma tem o seu estilo próprio e ritmo, e sua marca deve estar em sintonia com cada uma delas.

Um ótimo lugar para iniciar sua identidade visual é o logo.

Foque, então, nos elementos de design e na paleta de cores que funcionam no marketplace da sua marca.

No momento que você tem isto pronto, você pode utilizar nos seus cartões de visita, banners, embalagens, uniformes, entre outros detalhes.

E agora existem formas para você criar a identidade da sua marca de maneira econômica.

Estas ferramentas ajudam você a achar o seu mercado e criar uma mensagem consistente que está em sintonia com as demandas atuais.

2. Monte um website

Montar um website costumava ser bastante caro, mas não é mais! Hoje você pode construir sua marca e montar o site com a sua identidade visual e aparência profissional, através de criadores de sites gratuitos, em menos de um dia.

Isso é essencial, já que seu site é muitas vezes o elemento central do branding, então ele deve representar seu tom de voz corretamente, se adequar ao mercado e suprir a demanda do consumidor atual.

Essas ferramentas para montagem de sites oferecem todas as tendências de design mais recentes que sua marca necessita.

Esteja você se concentrando em recursos visuais e infográficos ou em conteúdo escrito, eles permitirão que você se conecte com seu público e venda seu produto ou serviço.

Como mencionado, o design moderno tem tudo a ver com fornecer uma experiência de usuário limpa e direta.

Cheio de imagens de alta qualidade, vídeos, rolagem dinâmica e sua identidade visual.

3. Alavanque suas redes sociais

Bilhões de pessoas utilizam as redes sociais para procurar marcas e produtos.

Por ser fácil de usar, rápido e se recebe feedback quase que automático do público, são as plataformas ideais para iniciar a sua marca sem estourar o orçamento.

E você faz tudo isto alavancando a sua presença social e tendo uma comunidade própria que compartilha e promove seu conteúdo.

Desta maneira, você estabelecerá sua marca e competirá com marcas tradicionais de forma sem gastar.

Mas claro que é necessário ter uma estratégia e fazer um estudo.

Primeiro, identifique as plataformas que combinam com a sua marca.

Por exemplo, o Instagram é perfeito para promover sua marca através de imagens.

Já no Facebook você pode criar campanhas pagas a baixo custo para atingir precisamente o seu público-alvo.

Seja qual for a sua escolha, tenha a identidade visual e o tom de voz da marca presentes ao longo de todo o processo.

Isso aumentará rapidamente a notoriedade e ajudará a construir essas comunidades tão importantes.

E tem mais boas notícias! Se você está sem tempo ou inseguro sobre como realizar uma campanha de mídia social, existem várias ferramentas de gerenciamento de mídia social que podem automatizar o processo para você, permitindo que você programe as postagens, de forma que você só poste quando seu público-alvo estiver lendo.

Essas ferramentas também fornecem todas as instruções e análises necessárias para executar uma campanha de presença da sua marca nas redes sociais com grande sucesso.

Então, não se esqueça disso quando for construir sua marca.

4. Crie conteúdo de valor para a sua marca

Consumidores atuais querem conteúdo de valor e abandonam rapidamente qualquer marca que não oferece o que esperam.

O que seria este conteúdo então? É tudo o que você coloca online, desde o visual e conteúdo do seu site, postagens nas redes sociais, até fotos, vídeos e artigos.

Aqui está a boa notícia: é grátis e acessível.

Tudo que você precisa fazer é escutar seu público-alvo.

Descubra o que eles já estão dizendo e pesquisando em relação ao seu produto ou mercado e, a seguir, crie seu conteúdo de acordo com as necessidades deles.

Forneça postagens e vídeos úteis, leve seu blog para onde as comunidades possam se comunicar com você.

Assim, será possível descobrir o que elas realmente querem.

Os consumidores adoram empresas que fornecem conteúdos relevantes para eles.

Faça isto o conteúdo da sua marca se tornará viral.

5. Envie e-mail marketing

Antes da era das redes sociais, existia o e-mail marketing, mas você sabia que ele continua sendo uma ferramenta super relevante hoje em dia? É uma forma comprovada para manter contato com o seu público online e atingir novos clientes.

Existem agora ferramentas disponíveis que o tornará mestre na arte de e-mail marketing, possibilitando marcar a que horas e em que data o seu e-mail será enviado; isto é excelente para atualizar seus leitores quando tem um produto novo ou para promover aquele conteúdo incrível que você criou.

Porém, poucas pessoas abrem e-mails de origem desconhecida; é nesse ponto que você precisa ser bastante criativo.

Sempre tenha uma assinatura de e-mail.

Pode conter o seu logo ou avatar da sua rede social, para que quem receber a mensagem possa o reconhecer de imediato.

6. Faça do serviço ao consumidor uma prioridade

Planejar que o serviço ao consumidor seja o foco da sua marca é a parte fácil.

Implementar, no entanto, é um pouco mais complicado!

Comece pesquisando marcas reconhecidas por seu excelente serviço ao consumidor, descubra o que eles estão fazendo e o que as pessoas estão dizendo sobre isto na internet.

Mas veja também o que estão fazendo de errado para que você melhore.

Fazendo isto você criará um serviço ao consumidor sem precedentes.

Algumas maneiras de oferecer um serviço ao consumidor de alta qualidade e que vão te ajudar a construir sua marca são:

  • Disponibilize várias maneiras dos clientes entrarem em contato – Mensagens nas redes sociais, e-mail, telefone e chat online.
  • Responda imediatamente. Deixe os seus consumidores saberem que você está sempre disposto a auxiliá-los e que a sua marca se importa com eles.
  • Crie um FAQ. Acredite, os seus consumidores irão lhe dizer o que querem saber!
  • Providencie o máximo de conteúdo relevante. Assim você estará respondendo qualquer pergunta que seus clientes terão futuramente.
  • Possibilite que os consumidores avaliem sua marca. Encoraje-os a fazê-lo e disponibilize a opção de postar imagens e vídeos deles utilizando os seus produtos/marca.

Isto é o que você vai receber por tudo isto:

  • Consumidores fiéis.
  • Avaliações positivas através de notas ou likes.
  • Promoção e compartilhamento da sua marca nas redes sociais.
  • Divulgação grátis.

Todos procuram avaliações e opiniões de outras pessoas antes de adquirir um produto ou serviço.

Através de um excelente serviço ao consumidor, você está garantindo que todas as avaliações e opiniões serão positivas, e isto criará a confiança necessária para que os leitores e usuários apertem o botão de compra.

* Este post foi escrito pela Tailor Brands, uma solução que possibilita a construção de uma marca e design de forma acessível para donos de pequenos negócios. Desde um gerador automático de logos até um conjunto completo de ferramentas de branding e design. A plataforma foi desenvolvida para ajudar pessoas a contarem a história dos seus negócios e construir marcas a partir do zero.

Fonte: Conube