Confira dicas para criar um nome de empresa inesquecível

0

Escolher um nome para a empresa é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio.

Esse é um fator primordial que deve levar em conta os aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela. 

No processo de como criar um nome de empresa, o ideal, segundo o Sebrae, é aquele nome que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito.

Ao mesmo passo que você precisa abrir a sua empresa assim que escolher o nome.

Como criar um nome de empresa que se destaque?

Essa escolha tem muito a dizer sobre o tipo de negócio, já que é dessa forma que ele será lembrado e conhecido no mercado.

Veja alguns passos importantes:

  • Primeiramente, você deve ter  escolhido bem qual será o segmento da empresa, serviços, produtos oferecidos e público-alvo. Isso vai ajudar na escolha do nome;
  • Pense em algo que você tenha afinidade e que ajuste ao seu negócio de alguma forma. Precisa ser algo que seu público vá se identificar;
  • Faça um brainstorm para sugerir ideias. Opte por nomes curtos, fácil de pronunciar e memorizar. 

Como se diferenciar?

Como criar um nome de empresa é desafiante quando pensamos na diferenciação.

Mesmo com 18 milhões de empresas já existentes, existem algumas características do seu negócio que podem estar presentes no nome como forma de se diferenciar.

A Natura é um ótimo case nesse sentido.

Quando fundada em 1969, quase todos os seus concorrentes adotavam nomes de origens europeias, principalmente que remetesse à França.

Mas a empresa queria construir uma marca que estivesse ligada ao bem-estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas.

Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.

A importância de escolher o nome certo para seu negócio

É preciso analisar de forma estratégica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e possíveis novas oportunidades quando estiver pensando em como criar um nome de empresa.

Afinal, cada empresa merece uma identidade única e o seu nome é um dos principais elementos para destacá-lo.

Nomes criativos para diferentes segmentos

A pesquisa é essencial para que você chegue a um gran finale fenomenal de como criar um nome de empresa.

Olhe para seus concorrentes diretos e indiretos e como eles se comunicam.

Outra pesquisa importante é em relação ao público que você pretende atingir.

Pesquise seus hobbies, como eles se comunicam na internet, quais marcas eles usam, assim você conseguirá ficar bem próximo e falar a “mesma língua” que eles!

Empresas de alimentos

Para uma empresa de alimento, é essencial que o seu nome esteja relacionado com o que a empresa oferece em termos de produtos ou de serviços.

Veja exemplos:

  • Saborear
  • Recanto do sabor
  • Palácio Gastronômico
  • Bem feitinho
  • Sabor caseiro

Marcas de roupas

A moda é um mercado tão significativo que se tornou um dos segmentos mais importantes para a economia nacional.

Escolher um nome errado pode significar a diferença entre sucesso ou fracasso, principalmente quando se trata de um segmento tão lúdico e competitivo como marcas de roupa.

Separamos algumas ideias:

  • Belnat
  • Feminare
  • Chiquitê
  • Acquarela
  • Dácqua

Empresas de tecnologia

Um estudo divulgado em 2013 pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), mostrou que o Brasil teve um investimento 15,4% maior em Tecnologia da Informação do que o obtido em 2012, considerando também a área de hardware, chegando a um total de 61,6 bilhões de dólares.

Esse é um setor com grandes atrativos e grandes possibilidades, para saber mais, confira nomes para empresas de tecnologia: Exemplos, dicas, e como criar um para sua empresa.

Como definir o nome da sua empresa

Comece fazendo um estudo de possíveis ideias e converse com o seu público.

Veja 3 passos para definir o nome da sua empresa:

1. Pesquisar e definir:

  • Qual seu público-alvo?
  • Qual seu perfil demográfico? Onde mora? Que idade tem? Sexo, estado civil, escolaridade, profissão etc.
  • Qual seu perfil psicológico: Do que gosta? Quais são seus valores? Como se diverte? Quem admira e são seus ídolos? Que causas defende? Quem ele influencia e por quem é influenciado, entre outras perguntas.
  • Faça uma lista de seus produtos e serviços.
  • Defina claramente seu posicionamento, isto é: que lugar quer ocupar nos corações e mentes desse público?
  • Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?
  • Relembre sua missão, visão e valores.
  • Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.
  • Pesquise uma lista de nomes de empresas em geral que parecem adequados e por quê.
Como criar nome para empresa

2. Sugestões de ideias de nomes

Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor.

A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa, juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo

3. Checklist final

Depois de listar algumas ideias, verifique:

  • Está disponível no INPI?
  • Nos diferencia dos concorrentes?
  • Cria identificação com o público?
  • É curto e direto?
  • Fácil de lembrar?
  • Fácil de entender e pronunciar?
  • Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais?
  • Não tem dupla interpretação?
  • Tem significados estranhos em outros idiomas?
  • É original e único?

Vale a pena usar um gerador de nomes?

Isso vai depender muito do segmento da sua empresa.

Todos os disponíveis na internet dão sugestões com base em palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, por isso, a palavra precisa fazer sentido quando realizar a busca.

As mais conhecidas são: Gerador do ShopifyBusiness Name Generator da OberloGerador do Guru PME e Máquina de Nomes.

Dicas para criar um nome de empresa inesquecível

Separamos outras dicas de como criar um nome de empresa, veja:

1. Usar aspectos relacionados ao valor que a empresa oferece

Você pode escolher um nome que tenha a ver com a essência de seus produtos e serviços.

2. Usar características da própria empresa

Outra ideia é fazer referência a aspectos próprios da sua empresa, que lembram sua origem.

3. Escolher palavras diferentes

Nomes mais diferentes também são muito bem-vindos, porque se fixam na mente do consumidor. 

4. Usar sobrenomes

Ter uma empresa com o sobrenome da família é uma coisa tradicional em todo o mundo.

5. Misturar palavras

A mistura de palavras pode ser usada junto a alguma das outras técnicas relacionadas ao valor que a empresa oferece, às suas características ou até mesmo fundir nomes e sobrenomes.

Criei um nome, o que eu preciso agora?

Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome.

No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.

Algumas marcas podem não estar registradas, mas possuir um domínio próprio com o nome que você deseja.

Faça a pesquisa em sites de registro de domínio, como Registro.br e Godaddy.

Você já tem o nome mas o processo ainda não está concluído

Lembre-se sempre de ir devagar e não apressar o processo, você nunca tem como saber quando uma ideia incrível vai surgir na sua mente, mas também não fique esperando, use as dicas que listamos acima para criar seus insights.

Fonte: Contabilizei