Confira dicas preciosas para quem quer conseguir um emprego na área da contabilidade

0

A entrevista de emprego é o momento muito aguardado por quem pretende conquistar o primeiro emprego, mudar de empresa ou subir de cargo, e por isso pode causar ansiedade levando o candidato a cometer erros bobos.   

O contador e professor universitário André Charone, dá dicas de como o profissional da área da contabilidade deve se portar numa entrevista de emprego.  

O primeiro passo em um processo de seleção é causar uma boa impressão, portanto seja pontual, se atrasar por qualquer que seja o motivo, pode ser a razão pela qual você não será contratado, então programa-se para chegar com antecedência ao local da entrevista.  

Outro ponto importante é se vestir de forma adequada ao local que pretende trabalhar, isso demonstra profissionalismo e te dá credibilidade.  

Seja educado ao cumprimentar o entrevistador, ser cordial é sempre o melhor caminho e pode lhe abrir portas.  

O que devo esperar numa entrevista de emprego na contabilidade? 

As perguntas podem variar de acordo com o tipo de escritório ou empresa para a qual você está concorrendo, mas de modo geral, o entrevistador se aterá a dois tipos de questionamentos: 

1 – Perguntas orientadas à contabilidade; 

Essas perguntas técnicas testam o conhecimento do candidato acerca das normas e ferramentas contábeis. 

Designed by @burst / unsplash
Designed by @burst / unsplash

Neste momento é preciso demonstrar domínio, então estude e revise os pontos mais importantes para estar com tudo na ponta da língua, especificamente quanto às normas específicas do setor da empresa.  

2 – Perguntas sobre a experiência profissional; 

Ainda que a vaga não exija experiência, ter familiaridade com o tipo de serviço que será executado é um grande diferencial para o candidato.  

Ressalte as suas conquistas e aprendizados de empregos anteriores, incluindo estágios, e também os sistemas de contabilidade que tem domínio. Isso conta bastante.  

Aproveite todas as oportunidades para destacar suas qualidades 

Provavelmente o entrevistador falará com várias pessoas interessadas naquela vaga. Então é importante mostrar as suas qualidades e deixar bem claro como você pode ser útil para a empresa, só tome cuidado com a fala para não parecer arrogante, aguarde o momento certo para falar.  

A entrevista é uma via de mão dupla 

 Aproveite esse momento e saiba todos os detalhes da vaga que está se candidatando para que fique tudo muito bem esclarecido. Pergunte sobre questões salariais, benefícios e jornada de trabalho. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por André Charone