O Contrato Social de uma empresa pode ser simplificado em sua definição como o documento que define sua constituição legal e as regras em torno de sua gestão.
É no Contrato social em que as regras e as condições sob as quais a empresa funcionará e onde estão estabelecidos são constados, assim como os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.

Elaborando um Contrato Social

É desaconselhável que o empreendedor, sem a consultoria de um profissional especializado no assunto, elabore o Contrato Social de sua empresa.
Os contratos sociais devem seguir algumas regras do Direito Civil, e possuem cláusulas obrigatórias que irão estabelecer limites e formas de responsabilização dos sócios participantes, e por isso o correto é procurar um profissional adequado para a elaboração do Contrato Social, como um advogado ou um contador.
No entanto, saber quais os passos que devem ser seguidos na construção deste documento o ajudará a supervisionar o trabalho e evitar surpresas futuras, e para te ajudar, você pode seguir o passo a passo abaixo.

Passo a passo para elaborar o Contrato Social

De acordo com o Código Civil, em um contrato social deverão constar: qualificação dos sócios, denominação, objeto, sede e prazo da sociedade, capital social, percentual de participação de cada sócio no capital e nos lucros e perdas e indicação de um administrador da sociedade.

Qualificação dos sócios: Discriminar quem são os sócios da empresa. Padrão para todos os contratos.

Atividades e serviços desenvolvidos: Consulte a Classificação Nacional de Atividades Econômicas no site da Receita Federal para classificar a sua atividade empresarial, e conste ela no documento. Caso erre nessa etapa, você pode acabar tendo que arcar com multas e punições, portanto tenha um cuidado especial. É essa classificação que também definirá quais as notas fiscais que você poderá emitir (que são referentes a esta atividade econômica).

Tipo de empresa e local de operação: É preciso classificar sua empresa de acordo com as definições da Receita Federal, como por exemplo, Sociedade Limitada (Ltda), Sociedade Individua, Micro Empreendedor Individual (MEI), etc. Para tal, acesse o site da Receita. Local de operação é o endereço do estabelecimento.

Administradores e participação dos sócios: Especifique a divisão de quotas, e quem são os administradores da empresa.

Pro Labore: O percentual de pró-labore pode ser documentado no contrato social. Já a distribuição dos lucros feita aos sócios investidores não precisa ser documentado.

Deliberações: Estabeleça as regras para deliberações importantes, como por exemplo: Formato de distribuição de resultados (lucros), regras para entrada de novos sócios, regras para tomada de empréstimos, etc.

QBlz

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.