Confira o calendário completo da prova de vida obrigatória do INSS

O instituto aguarda a prova de vida de cerca de 7 milhões de beneficiários que ainda não realizaram o procedimento. 

Previamente, é preciso entender que a prova de vida trata-se de um procedimento obrigatório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), previsto por lei que visa evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício. 

Assim sendo, aposentados e pensionistas e demais beneficiários, contemplados a mais de um ano, devem realizar o procedimento anualmente. Lembrando que perder o prazo da prova de vida pode levar a suspensão do benefício. 

Vale destacar que devido ao risco de contaminação provindo da Covid-19, o Governo Federal optou por não realizar a prova de vida em 2020, todavia, a obrigatoriedade da medida já retornou em 2021. 

No momento o INSS, aguarda a devida apresentação dos documentos referentes à prova de vida de mais de 7 milhões de beneficiários. Quem nasceu nos meses de setembro e outubro e não realizou a comprovação em 2020, já devem realiza-la por agora. 

Como realizar a prova de vida?

Para realizar a prova de vida, o cidadão deve se dirigir a uma agência física do banco que paga o benefício. Cabe salientar que algumas instituições oferecem meios alternativos, dado a atual situação de pandemia, como o atendimento por aplicativos ou caixas eletrônicos.

Pessoas com mais de 80 ou com dificuldade para se locomover podem solicitar a visita de um servidor do INSS. Ademais, quem possui a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), de maneira totalmente online através do aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de se dirigir à agência física.

Dito isso, confira no tópico a seguir, o cronograma completo para realizar a prova de vida referente aos anos de 2021 e 2022. 

Quando tenho que realizar a prova de vida?

O Governo Federal, já estabeleceu um novo calendário para realizar a prova de vida, neste ano e no próximo, confira: 

Mês originalMês em que deve ser feita
Até abril/2020Junho/21
Maio e junho/20Julho/21
Julho e agosto/20Agosto/21
Setembro e outubro/20Setembro/21
Novembro e dezembro/20Outubro/21
Janeiro e fevereiro/21Novembro/21
Março e abril/21Dezembro/21
Maio e junho/21Janeiro/22
Julho e agosto/21Fevereiro/22
Setembro e outubro/21Março/22
Novembro e dezembro/21Abril/22
Janeiro e fevereiro/22Maio/22
Março e abril/22Junho/22
Maio e junho/22Julho/22
Julho/22Agosto/22

Comentários estão fechados.