Confira o novo cronograma de obrigatoriedades do EFD-Reinf.

0

Foi atualizado o cronograma de implantação da EFD- Reinf na segunda-feira, 07, de acordo com a instrução Normativa RFB n° 1.996/2020 , foi alterado as datas que os contribuintes passam a ser obrigados a entregar a escrituração.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Ajustes no formato no Leiaute 

Recentemente foi simplificado as informações que são prestadas no eSocial e foi ajustado também o leiaute e informações que são prestadas pela Escrituração Fiscal Digital de Retenção e outras informações fiscais (EFD-Reinf).

EFD-Reinf 

Foram alteradas as datas de início de obrigatoriedade de entrega da EFD-Reinf, para alguns grupos de contribuintes, veja: 

  •  10 de maio  de 2021 para os contribuintes que ainda não são obrigados, com exceção aos órgãos da administração pública e as organizações internacionais. Veja quem está incluído neste grupo:
  • Pessoas físicas empregadoras;
  • Entidades empresariais de menor porte; ( Inclusive as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. 
  • 08 de abril de 2020, para os entes da administração pública e as organizações internacionais. 
Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Objetivo 

A EFD-Reinf juntamente com o eSocial e a DCTFWeb tem o objetivo de substituir a Guia de Recolhimento do FGTS e das informações à Previdência Social (GFIP),  para a soma e recolhimento das contribuições previdenciárias e futuramente a declaração dos Impostos sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Portanto é primordial que estas três obrigações sejam implantadas de forma integrada, com prazos semelhantes para os mesmos grupos de contribuintes. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Laís Oliveira.