Confira três acertos e três erros mais comuns cometidos pelas empresas em 2020

0

 Em um ano desafiador como este de 2020, as empresas cometeram acertos e erros, principalmente quando o assunto é vendas online. “Algumas empresas têm estrutura operacional muito boa e nivelaram os serviços para cima, mas isso traz um problema para as outras que estavam menos preparadas.

Fato é que temos um novo patamar de serviço”, afirma Marcelo Ikaro, gerente da consultoria de negócios Peers Consulting.

Ikaro listou três acertos e três erros mais comuns cometidos pelas empresas neste ano.

Entre os acertos, o executivo destaca:

• Abertura de canais diretos com o consumidor, via e-commerce. Até então, muitas empresas terceirizavam suas vendas online, mas decidiram cortar a barreira do intermediário.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

• Mudança nos estoques: desenvolvimento do modelo “ship from store” que transforma cada loja em um pequeno centro de distribuição

• Organização de novos canais de venda: comercialização via whatsapp e aplicativo das marcas, além de vendedores que passaram a comercializar diretamente para familiares e conhecidos. A força de venda cresceu durante a pandemia.

E os erros mais comuns:

• Demora na tomada de decisão em ir para o digital: muitas empresas levaram semanas para entender que a venda online era um movimento impossível de não se aderir.

• Esquecer da loja física: marcas que não usaram o ponto-de-venda como retirada de produtos por parte dos consumidores perderam uma grande chance de estreitar elo com eles.

• Não entender que um novo padrão de consumo se formou: pessoas que não estavam habituadas a fazer compras pela internet tiveram que aderir às plataformas.

Por Peers Consulting