O final do ano está cada vez mais perto e, embora 2020 tenha sido atípico devido à pandemia de Covid-19, esse período vai chegar com aqueles gastos extras que já conhecemos. 

Entre presentes de Natal, férias, matrícula escolar e o pagamento de impostos no começo do ano, será uma época de muitas despesas. 

Para dar conta de todas elas sem passar por apuros financeiros, é preciso se planejar, mas, se mesmo assim a grana estiver curta, a solução pode ser encontrar uma maneira de fazer uma renda extra.

Veja uma lista com opções de atividades e bicos que dá pra fazer nos próximos meses para ajudar a vida financeira da família:

Cuidar de pets

Com o retorno das atividades de turismo, aos poucos as pessoas estão retomando suas viagens.

Quem gosta de animais de estimação pode aproveitar a oportunidade para cuidar dos cães e gatos de quem vai viajar nos próximos meses, hospedando-os em sua própria casa e cobrando por isso.

Também dá pra apostar em um trabalho de dog walker, passeando com os cães daquele vizinho idoso ou daquele amigo que está trabalhando demais e não tem tempo de sair com o pet. 

Motorista de aplicativo

O transporte individual é a forma mais segura de se locomover atualmente, portanto, tem sido a opção de muita gente na hora de fazer os deslocamentos essenciais.

Isso quer dizer que se tornar motorista de aplicativo pode ser um bom negócio. 

Trabalhar integralmente nessa função pode ser cansativo, portanto, se você já tiver um carro e algumas horas disponíveis na semana, faça o seu cadastro em plataformas como Uber e 99.

Garçom

Por todo o país, bares e restaurantes estão reabrindo, e aos poucos, o mercado de eventos também, e nem todos contam com um quadro de funcionários fixos, especialmente durante esse período ainda incerto de retomada.

Quem está em busca de um dinheiro extra pode tentar atuar como garçom ou barman por um tempo em um desses estabelecimentos.

Buffets, salões de festa e casas de eventos também são boas oportunidades de buscar esse trabalho. 

Bazar

Vender o que não se usa mais é uma forma ótima de levantar algum dinheiro e ainda ajudar outra pessoa a ter um item que precisa em boas condições e com um preço camarada. 

Para vender o que não precisa, é preciso fazer uma limpa nos armários, guarda-roupas, estantes, prateleiras, caixas, garagem e todos os espaços que podem juntar itens desnecessários. 

Se foi pouco usado nos últimos tempos, estabeleça um preço e anuncie em sites como OLX, Enjoei ou Mercado Livre. 

Personal shopper

Que tal sair de casa para comprar itens que pessoas que estão em grupos de risco ou que não estão com tempo livre para fazer as próprias compras?

Avise aos conhecidos que você está disponível para idas ao mercado, ao shopping, à feira livre e a todo tipo de lojas que eles precisarem e combine o valor que será pago pela sua disposição. 

bancos convid 19
Dinheiro Extra

Aulas

Quem tem um dom ou conhece muito sobre um tema, como por exemplo, tocar violão, entender de finanças ou fazer um bom drink, pode usar essas habilidades a seu favor para ganhar dinheiro.

É possível colocar-se à disposição para dar aulas pela Internet com o auxílio de plataformas como Zoom, Skype e até mesmo no WhatsApp.

A busca pelos interessados pode ser feita nas redes sociais. 

Revenda de semijoias

Mesmo durante a quarentena, as mulheres ainda querem ficar lindas e estão investindo em cuidados pessoais.

Ou seja, é uma boa oportunidade para oferecer peças que as deixarão ainda mais bonitas. 

A revenda de semijoias pode ser feita online, usando o Instagram ou o WhatsApp para apresentar as peças para as clientes.

Visitar amigas, vizinhas ou até mesmo o salão de beleza do bairro também pode acabar em vendas. 

Influenciador digital

Quem tem uma certa relevância nas redes sociais e um bom engajamento com os seguidores pode aproveitar para firmar parcerias com marcas que tenham a ver com o seu perfil. 

Basta criar um portfólio se apresentando, esclarecendo quem é o seu público-alvo e sair atrás de empresas que possam se interessar.

Com a importância que os microinfluenciadores estão tomando, é possível fechar alguns contratos.  

Escritor

Quem é expert na hora de escrever pode oferecer esse serviço para agências de marketing, publicidade, assessoria de imprensa e redes sociais, auxiliando na criação de conteúdo para marcas. 

Neste trabalho, dá para escrever textos jornalísticos, artigos de opinião, posts de blogs e redes sociais, e-books e muitos outros formatos. 

Fotógrafo

Se você tem uma câmera fotográfica de boa qualidade e sabe usar o Photoshop, por que não começar a oferecer serviços de fotógrafo? Há vários profissionais e amadores realizando ensaios à distância ou ao ar livre.

Além disso, também é possível vender suas fotografias em blogs, jornais da cidade, bancos de imagem ou em produtos como camiseta, canecas e cases de celular. 

DJ

Mesmo de dentro de casa, dá para animar a vida de muita gente com música.

Em confraternizações virtuais – uma tendência para o fim do ano, principalmente nas empresas -, uma boa playlist pode fazer a diferença.

As pessoas que sempre foram elogiadas pelo bom gosto musical ou que estão antenadas com os lançamentos podem oferecer esse serviço, até mesmo para conhecidos que querem dar uma animada no dia.