Muitas vezes o que uma pessoa precisa é de apenas um ‘empurrãozinho’ para sair da zona de conforto e colocar as ideias em prática.

Hoje, basicamente todos os nichos econômicos são afetados pelos impactos das inovações tecnológicas que acontecem a cada instante.

Sendo assim, há a necessidade de acompanhar essas mudanças para não ficar para trás, o que requer esforço e força de vontade.

Pensando nisso, reunimos uma breve lista com títulos que podem ajudar o novo empreendedor a alavancar a carreira e se destacar no mercado de trabalho. 

À procura da felicidade

Lançado em 2006, o filme se inspira na vida do ex-vendedor de São Francisco, Chris Gardner, que conseguir se tornar um milionário corretor da bolsa de valores.

Interpretado por Will Smith, a história retrata um pai de família que, apesar de trabalhar duro, não recebe o suficiente para pagar as dívidas do mês.

Diante de todas as dificuldades, o protagonista é abandonado pela esposa, e passa a cuidar sozinho do filho de cinco anos, enquanto se depara com uma situação que o leva a iniciar uma nova carreira no mundo lucrativo dos corretores.

Após muita dedicação para conseguir um emprego, Chris enfrenta diversas outras situações complicadas que requer dele, muito trabalho duro sem nenhuma remuneração por um bom tempo, até que alcance o sucesso que tanto almejava.

Trailer:

Um sonho possível

Baseado em uma história real, o filme lançado em 2009 sob a direção de John Lee Hancock, conta a história de um jovem órfão pobre que é adotado por uma família rica.

Após se deparar com uma realidade completamente diferente, onde passa a ter mais oportunidade, ele consegue realizar o sonho de se tornar um jogador de futebol americano.

Mas, antes disso, a narrativa apresenta uma série de situações de troca de vivências e experiências para ambos os lados.

Até que, o protagonista, Big Mike, que apenas sobrevivia às dificuldades da vida, passou a “existir” quando encontrou o amor e o apoio da família que o escolheu livre de preconceitos.

Trailer:

Filmes sobre empreendedorismo

Birdman

Lançado em 2014, a trama que se passa ao longo de três dias, conta história de um ator fracassado na tentativa de retomar a carreira por não aceitar perder os dias de glória a fama.

Através de um retrato realista dos malefícios causados por essa busca desenfreada pelo sucesso, a narrativa é repleta de diálogos sarcásticos, especialmente entre o protagonista Alejandro González, e a filha.

Apesar de ser um filme extremamente lúdico, ele diz muito sobre o mundo atual, onde a fama é algo a ser conquistado a todo custo, além de ser uma crítica à Hollywood, Brodway, e ao modus operandi da produção estado unidense. 

Trailer:

Invictus

De 2009, o filme retrata o momento pós-Apartheid na África do Sul, quando o protagonista Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, é libertado da prisão onde se encontrava e se candidata à presidência.

Ao vencer as eleições, muitas pessoas brancas vêm os respectivos cargos ameaçados, acreditando ser uma possível vingança.

Mesmo o Apartheid tendo se encerrado, o país continua marcado pela segregação e revolta, levando Mandela a buscar maneiras de unificar a nação e torná-la pacífica.

Essa chance foi encontrada em um dos piores times de rugby do país, quando Mandela convocou o capitão do time e deu à ele, a motivação, incentivo e orientação necessários para se esforçar e se tornar um exemplo para os outros jogadores. 

Trailer:

Histórias cruzadas

O filme lançado em 2011, representa o drama das empregadas negras nos Estados Unidos enquanto vivenciavam uma conturbada luta pelos direitos civis em meados do século passado.

Priorizando eventos pessoais no lugar da retratação de eventos históricos e políticos o longa conta a história de Skeeter, interpretada por Emma Stone, uma garota da sociedade que está determinada a se tornar escritora.

Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, com a intenção de escrever um livro que retrate as mazelas do sistema.

Entretanto, o destaque se encontra com Viola Davis, no papel de Aibileen Clark que após passar por difíceis e constrangedoras situações, passa a lutar efetivamente pelos seus direitos.

Trailer:

Por Laura Alvarenga