Abrir o próprio negócio pode parecer uma ideia um tanto quanto louca, especialmente neste cenário caótico resultante dos impactos da pandemia da Covid-19.

Entretanto, foi justamente agora, que muitas pessoas se viram obrigadas a adentrar no mundo do empreendedorismo, seja pela falta de um emprego formal, ou pela realização de um sonho.

Portanto, tudo o que é necessário às vezes, é um estímulo para dar o primeiro passo.

Neste sentido, o Jornal Contábil irá apresentar cinco séries que podem ser inspiradoras para a abertura do próprio negócio

Suits 

Inicialmente a série é retratada em um escritório de advocacia fictício em New York, mostrando as jogadas de negociações, como foco no personagem Mike Ross, que começa trabalhando como associado legal para Harvey Specter, sem nunca ter frequentado uma faculdade de direito.

Em diversos momentos, é abordado a importância de quebrar as regras e desrespeitar a lei, ao enfrentar obstáculos em cenários de crises onde as possibilidades são infinitas. 

Trailer:

Mad Men

A série se passa nos anos 1960, e retrata a rotina de uma renomada agência de publicidade, e discorre sobre a vida pessoa do diretor de criação, Don Draper, que acompanha as mudanças no mercado e na vida dos americanos neste período.

Além de ensinar muitas lições no setor de marketing para os empreendedores, a série também aborda temas como ambição, frustração e disputa por poder, além de debater sobre inovações e criação de novas oportunidades de negócio.

Trailer:

Breaking Bad

O seriado americano foi lançado em 2008, e teve o último episódio disponibilizado em 2013.

Se trata da história de Walter White, um professor de química do colegial, na beira dos 50 anos de idade, casado, com um filho deficiente e uma esposa grávida.

A situação financeira da família que já era difícil, piora quando ele descobre estar com um câncer no pulmão em estágio grave e incurável.

Em busca de novos recursos para custear as despesas necessárias com a família e com o tratamento, ele se envolve com um ex-aluno e iniciam o próprio negócio produzindo metanfetamina.

Ainda que esta história não deva ser seguida, é importante destacar a dedicação e organização na parte burocrática da tarefa, ponto primordial para todo empreendedor. 

Trailer:

Silicon Valley

A série conta a história de seis programadores que tentaram construir uma carreira de sucesso no maior polo do empreendedorismo e de startups do mundo, o Vale do Silício, na Califórnia.

A narrativa começa por Richard, um programador que desenvolve um algoritmo inovador que auxilia na compreensão de arquivos.

Conforme a história evolui, ele se encontra em um dilema entre vender a criação para Gavin Belson ou construir uma companhia startup na companhia do bilionário investidor Peter Gregory.

Trailer:

Shark Tank

Esta é uma série específica sobre empreendedorismo no formato de game show, lançada originalmente nos Estados Unidos da América (EUA), e adaptada no Brasil em 2016.

O programa se resume na inscrição de novos empreendedores que iniciam esta jornada no intuito de apresentar as ideias a investidores em potencial, que são os juízes da série.

Caso a proposta seja viável e aprovada, ela recebe o financiamento necessário para que seja colocada em prática no mercado de trabalho. 

Trailer: