Conheça 6 filmes e séries para quem tem afinidade com o mercado financeiro

0

Com essa pandemia no país a rotina de muitos brasileiros nos últimos meses tem mudado, mesmo que alguns setores não pararam e outros já estão retomando as atividades, ainda sim muitas empresas continuam trabalhando com o modelo de home office para evitar que os trabalhadores se exponham ao risco de grandes aglomerações, seja no transporte público, seja em reuniões dentro dos próprios escritórios.

Por uma questão de necessidade as pessoas estão passando muito mais tempo em casa nesses últimos dias e consequentemente a rotina muda completamente.

E pensando nisto criamos esta matéria para você que tem afinidade com o mercado financeiro, essa fase que estamos passando pode ser uma ótima oportunidade para começar a pensar sobre investimentos, ou até mesmo planejar uma mudança de carreira.

Hoje preparamos uma lista de filmes e séries que podem te ajudar, veja:

Essa listagem inclui: ficções, séries documentais com lições valiosas que é voltado para o mercado financeiro.

O Sócio

Supondo que você compre uma ação ou empresta dinheiro a uma empresa, claramente você se tornará sócio ou credor dela, mas para se tornar uma dessas opções é preciso ir além dos números e avaliar os aspectos qualitativos daquele negócio.

O filme Sócio te ensinará na prática em como fazer isso, na ficção o bilionário americano de origem libanesa Marcus Lemonis tem a missão de salvar companhias à beira da falência.

O empresário tem a brilhante ideia de aplicar seu próprio dinheiro nos negócios e se compromete a guiar as empresas para um processo de gestão estratégica.

E em troca disso ele passa a ter direito a uma parte dos lucros quando a empresa se recuperar.

O Papel desse bilionário no geral vai além do capital investido, pois, quando ele assume o comando de uma empresa ele identifica falhas de gerenciamento e pode contratar, promover e até demitir funcionários.

Histórias cruzadas

Este filme foi lançado em 2011, ele representa um drama de empregadas negras nos Estados Unidos, na época elas vivenciavam uma conturbada situação pela luta dos direitos civis em meados do século passado.

A história é interpretada por Emma Stone, uma garota da sociedade que está determinada a se tornar escritora.

A partir daí ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, com o objetivo de escrever um livro que retrata as mazelas do sistema.

A Grande Aposta

Este filme recebeu cinco estatuetas do Oscar, o enredo conta a história de quatro investidores que descobriram a bolha imobiliária em 2008 e ganharam muito dinheiro com a crise do subprime que ocorreu nos EUA.

Em uma investigação eles descobriram que o risco de títulos ligados a hipotecas vendidos por grandes bancos era muito maior do que se imaginava.

Se caso as suas suspeitas se confirmassem, o aumento da inadimplência acarretaria uma queda sem precedentes no valor desses investimentos.

Contra todos, eles tomaram a decisão de operar vendido (quando o investidor aposta na queda de um ativo) contra a maior parte do mercado, escolha que se mostrou acertada diante do colapso financeiro visto na sequência.

Este filme foi estrelado por Cristian Bale, que interpreta o gestor de fundos Bill Murray, a grande aposta ensina lições importantes sobre as engrenagens do sistema financeiro.

O filme foca nos cuidados que os investidores que estão começando agora no mercado de trabalho e devem tomar com o efeito manada, a importância do pensamento crítico e a constatação de que o investidor deve desconfiar até das grandes instituições financeiras.

Invictus

Este filme foi lançado em 2009, ele retrata o momento pós-Apartheid na África do sul, quando o protagonista Nelson Mandela, que é interpretado por Morgan Freeman, é libertado da prisão onde se encontrava e se candidata à presidência.

Ao vencer as eleições, muitas pessoas brancas vêm os respectivos cargos ameaçados, acreditando ser uma possível vingança.

Com o fim do Apartheid, o país ainda continua marcado pela segregação e revolta, levando Mandela a buscar maneiras de unificar a nação e torná-la pacífica.

Esta oportunidade foi encontrada em um dos piores times de rugby do país.

Quando Mandela convocou o capitão do time ele deu a ele, a motivação, incentivo e orientação necessária para se esforçar e se tornar um exemplo para os outros jogadores.

Billions

O próprio nome já diz, Billions é uma série que trata sobre o dinheiro e caminhos duvidosos para chegar até ele.

A trama acompanha o embate entre Bobby “Axe” Axelrod, trata-se de um gestor de um bilionário fundo de investimentos estrelado por Damian Lewis, e Charles “Chuck” Rhode, um promotor público politicamente correto interpretado por Paul Giamatti.

Ao longo desta série, o time de Axe faz uso de subornos, espionagem e outras táticas criminosas para conseguir informações privilegiadas de dentro de corporações e assim conseguir ganhar mais dinheiro no mercado, enquanto isso, o determinado Chuck tenta desmascarar seus esquemas antiéticos.

Jobs

A maioria das pessoas conhece a história por trás da Apple.

Este filme mostra a vida difícil e emocionante de Steve Jobs, um dos empreendedores mais influentes que já existiu na história.

Desde a sua conversa para convencer Steve Wozniak, passando pelos protótipos o Apple I e II, até chegar no Macintosh,  o computador pessoal que revolucionou o mercado da tecnologia, o filme mostra que a paixão e o propósito pelo que fazemos é o maior indicador de sucesso de um empreendedor.

Por Laís Oliveira