Está pensando em fazer Ciências Contábeis? Vários fatores devem ser analisados quando chega o momento de escolher uma faculdade, entre eles: as possibilidades que o curso escolhido oferece, os anseios profissionais e pessoais, além das chances no mercado de trabalho.

Para avaliar bem suas afinidades com o curso, antes de tudo é importante conhecê-lo bem, mas nem sempre sabemos como fazer isso. Uma dica é partir da grade curricular para se ter uma noção das disciplinas que serão ministradas e, consequentemente, entender algumas particularidades da graduação.

Simplificando, o contador é quem analisa números e informações, interpretando-os para sugerir ações estratégicas em empresas. Ele é um profissional necessário em empresas de pequeno porte e até nas grandes multinacionais.

Não é à toa que é uma das profissões de maior empregabilidade, por conta de sua essencialidade para o funcionamento de diferentes organizações.

Continue a leitura e descubra 6 motivos para cursar Ciências Contábeis. Antes vamos falar um pouco mais sobre a profissão e alguns detalhes importantes para o estudante saber antes de começar um curso de contabilidade!

O que faz um contador?

O contador está presente na vida de uma empresa desde a sua criação, pois é ele quem registra tudo, desde o começo das atividades por meio do alvará até o seu fechamento. Contudo, a função desse profissional abrange muito mais que isso, pois é ele quem:

  • elabora as demonstrações financeiras;
  • controla movimentações de contas, investimentos e empréstimos;
  • faz auditorias em registros contábeis;
  • emite opinião técnica em casos judiciais e extrajudiciais; entre outras atividades.

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Alguns assuntos são comuns em todos os cursos de Ciências Contábeis, como: administração e gestão de empresas, economia, direito, finanças, tecnologias da informação, teorias contábeis, auditoria, perícia, controladoria etc.

Como podemos perceber, essa é uma graduação interdisciplinar, em que as habilidades técnicas são adquiridas na integração entre diversas áreas do conhecimento.

Dessa maneira, as exigências do mercado de trabalho são a base para se ter uma formação consistente e de qualidade, pois assim é possível acompanhar as evoluções tecnológicas e a globalização.

A postura crítica reflexiva é essencial a todo profissional competente no que faz, não sendo diferente ao bacharel em Ciências Contábeis, que deve:

  • exercer conscientemente seus direitos e deveres profissionais;
  • ter domínio teórico, científico, técnico e prático da área contábil;
  • saber agir em micros, pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas;
  • assumir postura ético-profissional em sua atuação;

O profissional formado em Ciências Contábeis tem entre as suas aptidões a capacidade de mudar as organizações de maneira positiva, aplicando seus conhecimentos de gestão. Na grade curricular você encontrará disciplinas desde ciências humanas até matemática. Mais especificamente:

  • fundamentos da matemática;
  • sociologia das organizações;
  • introdução à administração;
  • introdução ao estudo do direito;
  • estatística;
  • análise de demonstrações contábeis;
  • matemática financeira;
  • micro e macroeconomia;
  • contabilidade: de custos, societária, gerencial etc;
  • gestão de pessoas;
  • empreendedorismo;
  • teoria da contabilidade;
  • direito do trabalho;
  • controladoria; entre outras.

Quais os motivos para cursar Ciências Contábeis?

Algumas possibilidades destacam um curso em relação a outros. Por isso, listamos 6 motivos para você cursar Ciências Contábeis agora que você já sabe o que faz um contador e como o curso é construído. Confira:

1. Empregabilidade

Se considerarmos que praticamente todas as empresas são obrigadas por lei a terem um contador, dificilmente encontraremos um profissional qualificado sem emprego.

2. Valorização profissional

Entre as profissões mais valorizadas do mundo, a transparência é o objetivo da contabilidade. O contador é o profissional que organiza e gerencia os patrimônios de uma empresa dentro das normas e leis.

3. Não tem idade

Como essa é uma área que exige muito conhecimento e adaptação ao cenário econômico-social do país, o recém-formado é valorizado assim como o contador experiente. Independentemente da idade do contador, o que as empresas buscam são serviços de boa qualidade e confiáveis.

Então, ao contrário de algumas profissões, quando o contador chega aos 40 anos, as oportunidades de emprego são as mesmas ou maiores do que quando terminou a faculdade.

4. Negócio próprio

As possibilidades de emprego são muitas, principalmente pelo alto número de especializações possíveis. Além de vagas oferecidas em cargos públicos, como auditor-fiscal da Receita Federal, o contador pode optar por abrir seu próprio negócio.

5. Amplitude

Com a exigência do acompanhamento contábil em todo tipo de empresa, o contador pode atuar em uma ampla gama de nichos empresariais, desde pequenas empresas no interior até grandes organizações mundiais.

6. Especialização

Existe uma grande gama de opções de carreira para o estudante de Ciências Contábeis. São mais de 30 especializações. Dessa forma, além de contador, ele pode ser auditor, consultor, analista financeiro, professor pesquisador, entre outras.

Algumas delas estão sempre em alta no mercado e têm focos específicos como: gestão bancária, finanças, contabilidade pública e controladoria.

Como está o mercado de contabilidade?

O estudante de Ciências Contábeis tem pela frente uma profissão vista com bons olhos quando baseada na transparência e na verdade. É um mercado favorável aos seus profissionais e com excelentes perspectivas.

Em relação a salários, os contadores podem ter uma variação considerável de acordo com o tipo de empresa em que eles trabalham. Podendo ir de 4 mil a 10 mil reais, além das possibilidades de se fazer trabalhos freelancer de consultoria e auditoria, por exemplo, aumentando ainda mais a renda.

Quais as principais competências de um contador?

O contador é o profissional responsável por organizar as finanças da empresa, fazer a gestão patrimonial, tributária e econômica. Desse modo, ele controla os gastos por meio de análises, calcula impostos, faz a declaração de Imposto de Renda e colabora diretamente com as tomadas de decisão.

Entre as muitas atuações possíveis do contador, ele pode trabalhar em empresas prestadoras de serviços ou produtos, empresas de auditoria, escritórios de contabilidade, prestação de serviços para pessoa física e/ou jurídica, consultoria, entre outros tipos de negócio.

Lembrando que para a atuação na área de Ciências Contábeis é necessário estar em dia como o Conselho Contábil.



DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Faro – Faculdade de Rondônia

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.