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Conheça algumas soluções que contribuem para melhorar seu fluxo de cobranças

Conheça algumas soluções que contribuem para melhorar seu fluxo de cobranças

14/09/2019 às 11h25 Atualizada em 14/09/2019 às 14h25
Por: Vanessa Marques
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Um bom faturamento seguido de lucro e visibilidade no mercado é, certamente, o desejo e o objetivo de um negócio. Acontece que, para empresas que atuam por recorrência, os riscos de inadimplência são grandes, o que requer melhores soluções para implantar um fluxo de cobranças eficiente.

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Se a inadimplência não é um aspecto bem-vindo no comportamento do cliente, a cobrança também não é a melhor atividade da rotina. Mas é preciso manter a gestão financeira saudável e criar ações bem direcionadas minimiza o efeito negativo da cobrança.

Neste post vamos apresentar 5 soluções e melhores práticas que vão contribuir para um fluxo de cobranças adequado. Esperamos que sua empresa se destaque pelas ações adotadas e reduza drasticamente a inadimplência!

Como reduzir a inadimplência?

Sabemos que um negócio é gerido e baseado em performance numérica, que pode ter um resultado positivo ou negativo. Mesmo em uma empresa com bons produtos ou serviços, o risco da inadimplência é grande, quando depende do pagamento de mensalidades.

São muitos os motivos que levam um cliente à inadimplência — esquecimento, crise financeira, limite ultrapassado do cartão, má-fé — não sendo possível determinar as causas específicas em um primeiro momento.

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Entretanto, ao observar a jornada de compras do cliente e avaliar os métodos de pagamento que ele utiliza, talvez seja possível oferecer condições para que ele reaja de forma diferente e se torne adimplente.

A inadimplência pode afetar não apenas os cofres da empresa, mas o relacionamento com o cliente. Se o objetivo é mantê-lo e recuperar o crédito de forma amigável, favorecendo a ambas as partes, o melhor é cuidar para que o fluxo de cobranças encontre um caminho pautado em boas ações.

Quais são as 5 melhores soluções para um fluxo de cobranças efetivo?

Nenhuma empresa deseja perder clientes, mas a inadimplência interfere nos planejamentos de médio e longo prazo, caso não seja sanada. Sem capacidade de manter o caixa ativo e o capital de giro sadio, a empresa pode amargar momentos de instabilidade financeira se não tomar providências imediatas.

Algumas soluções têm bom resultados quando aplicadas isoladas ou conjuntamente. Você deve estabelecer um plano e colocar em prática antes mesmo que a inadimplência se torne um problema generalizado e difícil de controlar.

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Veja o que é possível implementar e que pode contribuir para o equilíbrio financeiro da sua empresa.

1. Conte com uma intermediadora de pagamentos

Uma intermediadora de pagamentos vai oferecer serviços padronizados por meio de uma plataforma de automação que pode acompanhar toda a trajetória do cliente e promover ações direcionadas.

O objetivo é oferecer serviços que possam ser agregados e disponibilizados ao cliente, para que ele escolha a melhor forma de pagamento dentre as alternativas apresentadas.

As plataformas de pagamento online dispõem de meios eficientes de recebimento, como cartão de créditoboleto bancário, débito em conta, sendo todas elas acompanhadas de perto para evitar que um cliente permaneça inadimplente por muito tempo.

Uma empresa intermediadora que disponha de serviços mais completos vai oferecer integração sistêmica, tipos de assinaturas e planos para diferentes perfis de clientes, além de um fluxo dinâmico de cobranças com ações sequenciais que podem ser executadas logo após o vencimento da fatura.

tempo que antes a equipe destinava para a negociação com os clientes será melhor aproveitado em atividades de gerenciamento, análise e prevenção dos riscos da carteira ativa que estiver adimplente.

2. Envie lembretes de cobrança ao cliente

Nem sempre um cliente inadimplente é um mau pagador. Ele pode se esquecer de efetuar um pagamento ou utilizar um meio que não seja adequado para o seu perfil.  Ajudar o cliente a lembrar de que existe uma fatura em aberto e que ele terá prejuízos ao pagar juros e multa é uma estratégia que pode ter bons resultados.

Imagine que o seu cliente tenha uma agenda cheia e diversos pagamentos por assinatura. É possível que alguma fatura seja esquecida e que a sua empresa não tenha sorte em um determinado mês.

Agora, se a inadimplência for um comportamento recorrente é momento de avaliar esse cliente e identificar como a empresa pode ajudar e oferecer condições de pagamento para eliminar o problema da inadimplência.

Ao enviar lembretes é importante salientar ao cliente que ele pode escolher outros meios de pagamento — caso sua empresa disponha — e evitar entrar para o rol dos devedores. Aqueles que vivem se esquecendo de pagar a fatura podem optar pelo débito em conta, por exemplo.

3. Conte com uma equipe alinhada

A equipe é fundamental no processo de alinhamento das formas de cobrança adotadas — deve ter total ciência dos riscos que a inadimplência gera para o negócio e um senso de prevenção para agir rapidamente e não permitir que a inadimplência se torne maior que o aceitável.

Para isso, é essencial que a abordagem ao cliente tenha um direcionamento adequado e amparado em argumentos exclusivamente baseados no histórico de inadimplência que o cliente apresentar no momento.

4. Ofereça treinamentos para os colaboradores

Para que o alinhamento se mantenha coeso e bem estruturado, o treinamento contínuo da equipe é indispensável. É durante o treinamento que surge a oportunidade de alinhar os processos e identificar pontos de melhorias.

Os colaboradores devem entender sobre a criticidade de um trabalho de cobrança e as dificuldades em obter resultados positivos. O atendimento humanizado e compreensivo ajuda a manter o bom relacionamento com o cliente para encontrar uma solução conjunta.

A abordagem tem total relevância em um contexto de inadimplência e permite que o cliente tenha dois tipos de comportamento — a preocupação em resolver o problema pela forma como foi cobrado ou o total descaso também pela forma como foi cobrado.

5. Mantenha um relacionamento próximo com o cliente

Depois de um serviço contratado, não deixe para contatar o cliente apenas quando se identificar um caso de inadimplência. Um bom relacionamento deve ser preservado durante todo o ciclo de vida do cliente e vínculo com a sua empresa.

Manter um relacionamento amigável e presença contínua na vida do cliente pode ajudar na hora de efetuar uma cobrança. É uma etapa que por si só já causa desconforto, mas a boa relação vai ajudar no diálogo e contribuir para um desfecho positivo.

O cliente deve ser lembrado sempre e inclusive notificado sobre os investimentos que a sua empresa faz para oferecer os melhores serviços e o melhor suporte para que ele usufrua sempre de qualidade e eficiência em grau máximo.

Não existe uma fórmula mágica que garanta a eficiência de um fluxo de cobranças e sim um conjunto de ações que podem ser bem-sucedidas quando aplicadas corretamente. São estratégias preventivas com boas chances de êxito para manter sua empresa competitiva no mercado.

Fonte: Iugu

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