Conheça as áreas nas quais o uso de EPIs é fundamental

0

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para todas as atividades que possam apresentar algum tipo de risco para o trabalhador. Afinal, é imprescindível garantir a segurança e a integridade física dos colaboradores no ambiente de trabalho. 

Entretanto, muitos gestores enxergam a segurança como um gasto desnecessário ou apenas como uma obrigação legal. Por isso, é preciso que ocorra uma conscientização a respeito dos equipamentos, para que eles realmente possam cumprir o seu papel. 

Além disso, vale ressaltar que a Norma Técnica NR 6 exige que os equipamentos sejam distribuídos de forma gratuita pela organização. Dessa forma, é dever do empregador zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores. 

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a importância dos EPIs e para que você entenda em quais áreas eles são necessários. Boa leitura!

Qual a importância dos EPIs?

Os EPIs são indispensáveis para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores. Para enfatizar esse argumento, todos os dias, a cada 3h, 38 minutos e 43 segundos um trabalhador ou trabalhadora morre vítima de acidente de trabalho. 

E as razões? São várias. Inclusive a falta dos equipamentos de segurança. Além disso, é responsabilidade do empregador garantir que os profissionais utilizem os EPIs e conheçam a importância de cada item. 

Em relação a equipamentos de segurança desgastados, é responsabilidade da empresa substituí-los imediatamente, de forma que apresente a etiqueta de segurança. O uso adequado do EPI evita transtornos para o seu negócio e, principalmente, para o funcionário. 

Outro aspecto que vale ressaltar é o prejuízo financeiro da empresa com acidentes de trabalho. Afinal, em sua maioria, é preciso paralisar a produção e suspender as atividades. 

E claro, não podemos deixar de considerar as despesas hospitalares e indenizações financiadas pelas organizações. Além do mais, é preciso levar em conta o dano físico e psicológico que essa situação pode causar ao colaborador. 

EPIs

Quais são os EPIs?

Os EPIs podem variar dependendo do tipo de atividade ou ameaças encontradas no ambiente de trabalho. Os materiais são compostos pelos seguintes equipamentos: 

  • Proteção auditiva: protetores auriculares ou abafadores de ruídos;
  • Proteção respiratória: filtro e máscaras;
  • Proteção facial e visual: viseiras e óculos;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de braços e mãos: mangotes e luvas;
  • Proteção de pés e pernas: botinas, sapatos e botas;
  • Proteção contra quedas: cinturões e cintos de segurança

Agora que você já sabe a importância dos equipamentos de proteção e conhece a utilidade de cada item, confira abaixo as áreas nas quais os EPIs são indispensáveis. 

Quais são as áreas que utilizam os EPIs?

Os equipamentos de proteção individual são fundamentais em diversos segmentos. Entretanto, no ramo industrial, ele apresenta total importância. 

Afinal, as atividades nesse setor oferecem inúmeros riscos aos colaboradores, como a introdução de uma espuma laminada em um maquinário, por exemplo. 

Outro segmento que atua com a utilização dos EPIs é a limpeza profissional. Os serviços relacionados a essa atividade são perigosos se realizados de forma desprotegida. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado e cautela. 

Além disso, não podemos deixar de falar da relevância dos equipamentos de proteção individual na área da saúde. Inclusive, é preciso que todos os profissionais atendam os requisitos de proteção, para promover a saúde, segurança e conforto. 

A responsabilidade da empresa em fornecer os EPIs

É fundamental que todo gestor saiba que é preciso distribuir esses equipamentos para os colaboradores. Como mencionamos anteriormente, os equipamentos de proteção individual devem ser distribuídos de forma gratuita e de maneira adequada. 

Lembre-se que o não fornecimento dos materiais pode gerar multas aos responsáveis pelo ambiente de trabalho. 

Portanto, para a utilização adequada dos equipamentos, é preciso realizar treinamentos, desenvolver um projeto de spda sobre a adaptação dos itens e orientações, além de ressaltar a importância da sua conservação para evitar acidentes. 

Agora que você já sabe a importância dos equipamentos de proteção individual e as principais necessidades de cada área, é só anotar todos os itens e buscar por um fornecedor de qualidade. 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌